É um valor ligeiramente inferior ao da véspera, de 646 — que tinha sido o mais alto desde há quase cinco meses —, mas é, ao mesmo tempo, o segundo mais alto da semana: ao longo desta quarta-feira, as autoridades de saúde em Portugal detetaram mais 585 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus. Adicionalmente, foram ainda contabilizadas mais três mortes de pacientes infetados com o vírus SARS-CoV-2 ao longo das últimas 24 horas.
O total de infeções confirmadas desde a chegada da pandemia a Portugal é agora de 62.126. Desde março, morreram já 1.852 pessoas infetadas com o novo coronavírus no país.
Os dados surgem em mais um boletim diário relativo à evolução da pandemia no país, difundido pela Direção Geral da Saúde esta quinta-feira. E o número de novos casos é significativamente mais alto do que o número de novos casos revelados na segunda-feira (315) e terça-feira (249) mas é também significativamente mais alto do que o número de casos detetado há exatamente uma semana, de quarta-feira, 2 de setembro, para quinta-feira, 3 (418).
Outros dados que poderão causar preocupação revelados no boletim de esta quinta-feira passam pelo aumento do número quer de pessoas hospitalizadas com Covid-19 — ao final da noite de quarta-feira, eram já 406, mais 15 do que à mesma hora da véspera — quer do número de pessoas internadas em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) e, por isso, com prognóstico de saúde mais reservado.
As três vítimas mortais residiam na região de Lisboa e Vale do Tejo, a segunda a registar um número mais elevado de casos confirmados de infeção ao longo das últimas 24 horas — 239, equivalente a 41% da totalidade de novos casos. Com mais infeções confirmadas no mesmo período só mesmo a região Norte, onde ao longo de quarta-feira foram detetados 268 novos casos (46% do total do país).
Seguem-se a região Centro, com mais 50 infeções detetadas pelas autoridades, a região do Alentejo, com mais 15 casos, a região Sul e a Madeira — ambas com seis novas infeções detetadas — e os Açores, onde foi detetado mais um caso de infeção com o SARS-CoV-2.
Ao longo do dia de quarta-feira, foram dadas como recuperadas da doença 157 pessoas que haviam estado previamente infetadas com o vírus que causa a doença Covid-19.