O Pur Sport é o Chiron em que a Bugatti decidiu perseguir uma maior eficácia em curva, abrindo mão da sua velocidade máxima potencial, mais de 460 km/h, mas limitada a 420 km/h, pois os melhores pneus do mercado não suportam mais, com o grau de segurança pretendido pelo construtor. Em recta, devido à caixa de sete velocidades com relações 15% mais curtas, para tornar o coupé hiperdesportivo ainda mais rápido, o Pur Sport fica-se “apenas” pelos 350 km/h, mas os 0-100 km/h são agora ultrapassados ao fim de somente 2,3 segundos, para os 200 km/h serem atingidos após 5,9 segundos e os 300 km/h não necessitarem de mais de 12,4 segundos para ficar para trás.

6 fotos

Em termos mecânicos, o Chiron Pur Sport mantém o 8.0 W16, um motor monstruoso com 16 cilindros em W, como o nome indica e para ser mais compacto, soprado por quatro turbocompressores para atingir 1500 cv. A potência é transmitida às quatro rodas, de forma inteligente e, mesmo assim, cada pneu ainda tem de lidar com 375 cv – e convenhamos que um desportivo com 750 cv a um só eixo é obra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além das mudanças a nível da transmissão, o Pur Sport recorre a um maior apoio aerodinâmico, destinado a colar o Bugatti ao asfalto, permitindo ao condutor acelerar mais e mais cedo, sem (tanto) receio que o modelo francês se vire a ele. O splitter frontal incrementa a aderência do trem dianteiro, para a imensa asa traseira fazer o mesmo com as rodas posteriores, aquelas que recebem mais potência e torque em condições normais.

Na derradeira fase de testes, antes de entrar em produção, Andy Wallace, o piloto oficial da Bugatti, levou o Pur Sport a brincar com os limites – e a ultrapassá-los – na pista de Nardo. O vídeo conta a história de como Wallace e os técnicos da Bugatti determinaram as regulações finais do splitter e da asa, as afinações ideais para os cambers e convergências das quatro rodas (que também “roubam” velocidade máxima), bem como as alturas das quatro suspensões, que montam molas 65% mais duras à frente e 33% atrás. Ainda assim, nem mesmo o maior apoio aerodinâmico do Chiron Pur Sport impediu este Bugatti de literalmente voar na lomba do circuito de Nardo, onde só alguns conseguem descolar. Conheça aqui as características do modelo: