Foi na quarta-feira que o alarme soou. Duas estudantes da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, irmãs, poderiam estar infetadas com o novo coronavírus. Os resultados dos testes chegaram no dia seguinte, quinta-feira, ao agrupamento de Faro. Um positivo, um negativo. As alunas já não regressaram à escola e a turma da estudante infetada foi enviada para casa, de quarentena profilática. Os professores daquele grupo de alunos mantêm-se na escola, já que usam máscara em permanência e mantém uma distância de dois metros dos jovens.

“Não creio que haja mais nenhum contágio na escola”, afirma Francisco Soares, diretor do agrupamento Pinheiro e Rosa. Esta é a segunda vez que se vê a braços com um caso de Covid-19. A primeira vez foi a 18 de junho, a escola fechou portas, e o balanço final foram três assistentes operacionais infetadas. Agora, é uma aluna.

Turma continua com aulas ao vivo, mesmo depois de detetado aluno com Covid-19 numa escola da Guarda

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não tenho certezas absolutas, mas parece-me que o contágio aconteceu no seio familiar. São duas irmãs, vivem na mesma casa, e uma deu positivo e a outra negativo”, esclarece o diretor. Depois de alertar os serviços de saúde, Francisco Soares conta que investigou as redes de contactos das alunas para fornecer esses dados ao delegado de saúde e explicou o sucedido à turma, antes de a enviar para casa.

“Estamos a ativar o ensino à distância para estes alunos, seguindo todos os protocolos da Direção Geral de Saúde. Agora estão em casa, à espera de serem contactados pelo delegado de saúde, que irá decidir quem deve ou não fazer testes para saber se foi infetado depois de avaliar a rede de contactos próximos”, detalha o diretor.

Todas as decisões tomadas até agora foram pelo delegado de saúde. “Eu só executei e com muita tranquilidade”, diz Francisco Soares.

O diretor lembra que por serem alunos do secundário todos usam máscara e a escola tem regras de segurança apertadas, o que o leva a crer que não terá havido contágios entre a comunidade educativa. Também por isso, foi decidido não ser necessário enviar os professores para casa já que as regras de segurança foram sempre cumpridas.

Sem assistentes operacionais, depois de um caso de Covid-19, secundária de Palmela passa 21 turmas para ensino à distância

“Cada caso é um caso e as soluções não serão todas iguais de escola para escola. Todas as decisões estão a ser tomadas com muita consciência e esta atuação rápida ajuda-nos a garantir que não há mais infetados. E estes casos, está tudo a vir de fora. Não tenho dúvidas de que a escola é o lugar mais seguro para os alunos e é preciso passar essa mensagem de confiança aos pais”, argumenta o diretor.

Na quinta-feira, numa escola da Guarda, a decisão tomada também pelo delegado de saúde local foi bastante diferente: as aulas continuaram a ser presenciais mesmo depois de ter sido detetado um aluno infetado, realizando-se testes apenas aos contactos considerados de risco.

Sobre o sucedido agora em Faro, Francisco Soares faz também questão de pôr o caso em perspetiva. “Começámos as aulas há 7 dias, temos 2.500 alunos no agrupamento e 550 na escola secundária. Tivemos um caso positivo de Covid-19. Se fizermos as contas, a percentagem será muito baixa.” Conta feita para a escola secundária, o resultado é 0,18% de alunos infetados.