789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Europa Central: da primeira vaga suave a uma segunda onda descontrolada

Este artigo tem mais de 3 anos

A falta de confiança no governo, más opções nas políticas de saúde e sistemas de saúde muito fracos tornaram a segunda vaga muito pior na República Checa, Polónia, Hungria e Eslováquia.

Os primeiros-ministros do grupo de Visegrado: (a partir da esquerda) Igor Matovic da Eslováquia, Viktor Órban da Hungria, Mateusz Morawiecki da Polónia e Andrej Babis da República Checa
i

Os primeiros-ministros do grupo de Visegrado: (a partir da esquerda) Igor Matovic da Eslováquia, Viktor Órban da Hungria, Mateusz Morawiecki da Polónia e Andrej Babis da República Checa

Pool/Getty Images

Os primeiros-ministros do grupo de Visegrado: (a partir da esquerda) Igor Matovic da Eslováquia, Viktor Órban da Hungria, Mateusz Morawiecki da Polónia e Andrej Babis da República Checa

Pool/Getty Images

A primeira vaga da pandemia de Covid-19 pouco se notou na República Checa, Polónia, Hungria e Eslováquia. Agora, estes quatro países da Europa Central, também chamados de grupo de Visegrado, assistem a um aumento do número de casos diários.

Estes países foram rápidos a implementar o uso de máscaras ou a decretar confinamentos generalizados no início da pandemia, mas aliviaram as restrições muito cedo, segundo os críticos. Agora, a Polónia voltou a impor o uso de máscaras na rua, a República Checa acabou com as aulas presenciais na universidade, a Eslováquia vai colocar os militares a ajudar nos hospitais e a criar cercas sanitárias e a Hungria continua com as fronteiras fechadas, reporta o Politico.

Picos, surtos e novas vagas. Os países e regiões que estão a dar passos atrás no controlo da pandemia

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A República Checa, por exemplo, tem o valor mais alto de casos por 100 mil habitantes da Europa (661, nos últimos 14 dias), à frente da Bélgica (515), da Holanda (435) ou da França (322). Também é a República Chega que tem o maior número de mortos, por 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias (4,9), seguida da Roménia (4,0), Espanha (3,5), Hungria (2,8) e Bélgica (2,3).

O problema, no caso dos países da Europa Central — e também na Europa de Leste —, é que há desconfiança sobre os governantes, corrupção e muita desinformação a circular em relação à pandemia. Além disso, têm uma população envelhecida, as famílias vivem em grandes grupos e os sistemas de saúde são fracos e estão à beira do colapso, refere o jornal The New York Times.

República Checa: do melhor ao pior país na Europa

A República Checa chegou a ser apelidada como um dos países que melhor tinha lidado com a pandemia na primavera-verão de 2020, escreve o jornal britânico The Guardian. E celebrou com uma mesa de 500 metros, cheia de comida, para 2.000 pessoas no final de junho como se tivessem derrotado o vírus.

A festa checa que juntou cerca de duas mil pessoas numa mesa de 500 metros na capital

Gabriel Kuchta/Getty Images

Mas desde meados de setembro que o número de casos diários tem vindo a subir a pique — no espaço de um mês, o país quadruplicou o número total de infeções e está agora perto das 140 mil. Só esta quarta-feira chegou quase às 10 mil novas infeções (9.543, segundo o Worldometer) — quase três vezes mais do que no primeiro dia do mês de outubro.

Da mesma forma, o número de mortes que nunca tinha ultrapassado as duas dezenas num único dia, já ultrapassou, em outubro, as 60 em dois dias. O número de mortos que estava nos 450 a 11 de setembro (dados Worldometer), duplicou no espaço de um mês e, neste momento, já ultrapassou as mil mortes (1.158).

Polónia: o país com menos médicos para os habitantes

Se há país onde os problemas com a assistência na saúde se tornam evidentes é na Polónia que tem o menor número de médicos por 100 mil habitantes da União Europeia (238), segundo o New York Times. Além disso, das 11 mil camas disponíveis para doentes Covid-19, 6.538 estavam ocupadas esta quinta-feira, segundo dados do Ministério da Saúde polaco.

O Hospital Universitário de Cracóvia esgotou a capacidade de internamento nos cuidados intensivos e no país havia, esta quinta-feira, 508 ventiladores em uso no país — há uma semana, no dia 8 de outubro, estavam em uso 296. Para agravar a situação, o governo pode vetar os fundos de apoio da União Europeia por causa das críticas às reformas na Justiça.

A Polónia ultrapassou, pela primeira vez, as 100 mortes esta quarta-feira (116, segundo dados do Worldometer) e regista mais de 3.300 desde o início da pandemia. Ainda assim, o número de mortes ainda não é o fator mais preocupante no país, mas o número de novas infeções sim.

Esta quarta-feira, com o recorde de novos casos diários (mais de 6.500), a Polónia ultrapassou os 140 mil casos desde o início da pandemia — quase o dobro do que tinha há um mês. O país ultrapassou pela primeira vez os mil casos diários no final de setembro e desde aí os números tem vindo sempre a aumentar.

Hungria: não são feitos testes suficientes

A Hungria, tal como a Polónia, tem falta de médicos, apesar de ter cursos universitários na área da saúde de elevada qualidade e frequentados por alunos estrangeiros. Mas os salários são baixos e os médicos emigram.

Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria, aumentou os salários aos médicos durante a pandemia, mas também os colocou num regime em que podem ser deslocados para qualquer parte do país consoante as necessidades. O que não foi bem acolhido pelos profissionais, como reporta o jornal espanhol El Confidencial.

A polícia faz o controlo na fronteira entre a Hungria e a Eslováquia

GERGELY BESENYEI/AFP via Getty Images

Uma das maiores críticas à gestão da pandemia no país é o facto de não estarem a ser feitos testes suficientes e de muitos assintomáticos passarem despercebidos e continuarem a disseminar o vírus sem controlo.

Até ao momento foram feitos cerca de 862 mil testes, o que 89 mil testes por milhão de habitantes — um dos valores mais baixos de toda a Europa. Mas ainda pior estão a Bulgária (84.961 por milhão de habitantes), Bósnia e Herzegovina (82.329), Moldávia (79.940) ou Ucrânia (61.048).

De facto, e apesar de ter visto um aumento no número de novos casos desde o início de setembro, os números rondam os mil casos diários — num total de 40.782 desde o início da pandemia, segundo o Worldometer. O número de mortes também tem vindo a aumentar desde o início de setembro: mais 400, num total de 1.023 — tantas como no início da pandemia e até 9 de maio.

Eslováquia: mais 20 mil casos num mês e meio

A Eslováquia, que chegou ao fim de maio com cerca de 1.500 casos e ao primeiro dia de setembro ainda tem ter atingido os quatro mil, conta agora com mais de 24 mil casos de infeção com SARS-CoV-2 no total. Só na última semana ultrapassou várias vezes os mil novos casos diários.

Em meados de maio, a Eslováquia registava 28 mortes, número que se manteve inalterado até ao final de julho. Desde meados de setembro o número de mortes sem aumentado e é agora de 71, segundo dados do Worldometer.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora