Eva García Sáenz de Urturi é a vencedora da edição desta ano do prémio Planeta, um dos galardões literários de maior valor pecuniário. O anúncio foi feito esta quinta-feira, em Barcelona, durante uma cerimónia bastante atípica, de acordo com o El Mundo, por faltarem as habituais celebridades espanholas e o número de convidados ser bastante reduzido.

Além de Urturi, galardoada pelo seu mais recente romance, Aquitania, foi também premiada Sandra Barneda, a finalista de 2020. A escritora e apresentadora de televisão ganhou com Un océano para llegar a ti. As duas autoras juntam-se a um elenco muito reduzido de mulheres premiadas com o Planeta — desde a sua criação em 1952, apenas 17 o venceram, lembra o El Mundo.

O facto de serem ambas mulheres não é a única coisa que Urturi e Barneda têm em comum — ambas são autoras bestseller em Espanha, uma característica que tem sido recorrente nos vencedores do Planeta, que nos últimos anos se virou para escritores mais comerciais. De tal modo que a atribuição em 2019 do prémio aos escritores Javier Cercas e Manuel Vilas, vencedor e finalista, respetivamente, causou surpresa por se serem considerados dois dos mais importantes autores contemporâneos em Espanha.

Eva de Urturi, oticista de profissão, estreou-se nos livros em 2012, com o romance La saga de los longevos: La vieja familia, que a transformou imediatamente num sucesso de vendas no país. Quatro anos depois, lançou a sua saga mais famosa, a Trilogia da Cidade Branca, cujo primeiro volume, O Silêncio da Cidade Branca, se encontra publicado em Portugal, pela editora Lua de Papel (em Espanha, foi lançado pela Planeta).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o mesmo jornal, a trilogia já vendeu mais de um milhão de exemplares, teve 50 edições e foi adaptada ao cinema por Daniel Calparsoro. Esta passa-se em Vitoria, no País Basco, e gira em torno dos chamados “Crimes do Dólmen”, por ter sido “num dólmen que encontraram as primeiras vítimas: dois recém-nascidos unidos num abraço macabro”, refere a sinopse da edição portuguesa.

O seu romance mais recente, Aquitania, publicado em 2020, é uma recriação da vida de Leonor de Aquitânia, uma das figuras mais influentes da Europa do seu tempo (século XII), com laivos de “intriga criminal”, descreve o El País.

Sandra Barneda é sobretudo conhecida como apresentadora de reality shows, como as versões espanholas de “Big Brother” e “Ilha da Tentação”, mas conta com seis livros de grande sucesso. O mais famoso é Reír al viento, de 2013. O romance que a tornou finalista desta edição do Planeta, Un océano para llegar a ti, é a “história emocional” de um pai e de uma filha que se tentam encontrar, resume o El País.

As galardoadas foram escolhidas de uma lista de 582 obras, composta sobretudo por thrillers e romances históricos escritos por mulheres, pelos membros do júri, Juan Eslava Galán, Carmen Posadas, Rosa Regàs, José Manuel Blecua, Fernando Delgado, Pere Gimferrer e Belén López.

O Planeta tem o valor pecuniário de 601 mil euros. O finalista recebe um prémio de 150.250 euros.