Bárbara Timo conquistou este sábado a medalha de bronze na categoria de -70kg do Grand Slam de Budapeste, na Hungria, após derrotar nas repescagens a porto-riquenha Maria Pérez no golden point.

Bárbara Timo é vice-campeã do mundo de judo na categoria -70kg

A luso-brasileira, atual 16.ª de um ranking mundial que não sofreu alterações nos últimos meses devido à paragem nas competições, começou por superar a brasileira Maria Portela, 19.ª da categoria, também no golden point, o que lhe valeu a passagem às meias-finais da competição. Timo perdeu depois com a croata Barbara Matic, que ganhou a medalha de ouro após derrotar no combate decisivo a francesa Margaux Pinot.

Na véspera, também Rodrigo Lopes tinha conseguido a medalha de bronze na categoria de -60kg, ao passo que Telma Monteiro, em -57kg, acabou por cair para a quinta posição. Também este sábado, João Martinho começou por ganhar ao polaco Damian Szwarnowiecki em -81kg mas perdeu de seguida com o holandês Frank de Wit, enquanto Anri Egutidze, na mesma categoria, venceu o holandês Jim Heijman antes de perder com o canadiano Antoine Valois-Fortier, que chegaria à final ao final do dia.

Judo. Rodrigo Lopes bronze em Budapeste, Telma Monteiro falha pódio por pouco

De recordar que esta foi a primeira grande prova internacional desde a interrupção por causa da pandemia, tendo juntado na capital húngara cerca de 400 atletas de mais de 60 países. “Este é um regresso do Circuito Mundial como nenhum outro. Budapeste está pronta para sediar um espetacular evento de qualificação olímpica mas este será um evento muito especial e ‘elétrico’. Após mais de meio ano de restrição silenciosa, voltamos a encontrar-nos!», comentara Marius Vizer, presidente da Federação Internacional de Judo.

Bárbara Timo conquista medalha de bronze no Grand Slam de Paris