Para quem não mergulha no espírito natalício com decorações vistosas ou não tem muito espaço em casa, um cantinho minimalista e discreto pode ser o ideal para estar em linha com o clima da época. E os presépios que, por norma, são um símbolo clássico para quem celebra a festividade, também não escapam à febre do minimalismo.

Esta moda não é nova e com uma simples pesquisa online pode encontrar várias opções de presépios em diferentes materiais, como em madeira, vidro, barro ou inox, com linhas simples e sem grandes detalhes. Plataformas de venda de artesanato, como a Etsy, são os locais ideias para encontrar estes pequenos apontamentos.

© Etsy

Contudo, uma publicação recente no Twitter, com algumas imagens de reinterpretações modernas da representação do nascimento de Jesus, foi o suficiente para que os presépios minimalistas fizessem furor nas redes sociais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nas imagens partilhadas é possível ver que as estatuetas habituais dão lugar a blocos coloridos, bolas, vitrais e até simples blocos de madeira com os nomes de cada personagem de cena bíblica.

O tweet rapidamente ganhou visibilidade, juntando já quase meio milhão de gostos esta sexta-feira. Apesar das reações terem começado por ser de incredulidade, rapidamente assumiram outro caminho com muitos a usarem estes quatros presépios como inspiração para fazerem os seus à luz do minimalismo.

8 fotos

Talvez porque o confinamento assim o obriga, os internautas criaram as suas reinterpretações DIY, transformando os itens do dia a dia que iam encontrando por casa no nascimento de Jesus em Belém, na companhia de São José e Virgem Maria, dos três reis magos e de vários animais.