Uma comissão consultiva independente da Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, em inglês), recomendou esta quinta-feira que este órgão regulador dos Estados Unidos conceda uma autorização urgente para a comercialização da vacina da Moderna contra a Covid-19.

Segundo a agência EFE, os 22 membros da comissão consultiva independente de vacinas e produtos biológicos da FDA votaram a favor da vacina, apenas com uma abstenção.

Esta autorização para que a vacina desenvolvida pela Moderna comece a ser comercializada pode acontecer nos próximos dias.

Esta vacina está assim cada vez mais perto de se tornar a segunda a receber uma autorização urgente por parte da FDA, após a vacina da Pfizer/BioNTech ter começado a ser administrada esta semana em vários pontos dos Estados Unidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Moderna indicou que, em ensaios clínicos, a sua vacina demonstrou eficácia de 94,1% na prevenção da doença e de 100% na prevenção de casos graves.

Em 15 de dezembro, a FDA tinha revelado que a vacina contra a Covid-19 produzida pela Moderna não apresentava “nenhum problema específico de segurança”.

“A FDA determinou que o fabricante forneceu informações adequadas para garantir a qualidade e consistência da vacina para autorização do produto”, explicava a agência em comunicado.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.649.927 mortos resultantes de mais de 74,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (307.512) e também com mais casos de infeção confirmados (mais de 16,9 milhões).