A Delegação Centro da Alzheimer Portugal vai criar uma equipa móvel de intervenção psicossocial especializada nas demências, para prestar apoio a pessoas com este tipo de patologia e seus cuidadores, nas freguesias rurais do concelho de Pombal, foi hoje anunciado.

“Neste momento, estamos em fase de arranque, a encetar reuniões com as juntas de freguesia, para que possamos pôr a andar o projeto”, disse à agência Lusa a responsável técnica da Alzheimer Portugal – Delegação Centro, Carla Mariza.

Segundo Carla Mariza, a instituição vai precisar que as juntas cedam um espaço para que a assistente social se desloque e possa fazer “atendimento às pessoas com demência e seus cuidadores”.

A responsável esclareceu que irá “ser feito um diagnóstico da situação de cada pessoa, para ter apoio de terapia ocupacional, fisioterapia e psicologia”.

“O grande objetivo deste projeto é aumentar a funcionalidade e qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus cuidadores que se encontram isolados e distantes da sede do concelho”, adiantou, referindo que nesta fase ainda se desconhece “o número ao certo” de pessoas com demência no município.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Vamos começar as reuniões com as comissões de freguesia para sinalizar todos, porque queremos chegar a todos”, garantiu, notando que a instituição já presta serviços de psicologia e fisioterapia ao domicílio, mas não chega a todas as freguesias.

O projeto, financiado em 30 mil euros pelo BPI e a Fundação “la Caixa” no âmbito do Prémio Rural, inclui mais duas vertentes, a criação de grupos de ajuda mútua para cuidadores e dinamização de ações de sensibilização sobre as demências.

A Alzheimer Portugal – Delegação Centro, criada em 2003, está sediada na cidade de Pombal, no distrito de Leiria. Dispõe de um centro de dia, com 15 utentes, e um centro de atendimento, através do qual presta cerca de 200 atendimentos mensais. Tem 12 funcionários.

“O centro de dia para pessoas com Alzheimer ou outras demências é um espaço diferenciado, com atividades específicas e direcionadas para as pessoas com estas patologias. Estamos a falar de terapias não farmacológicas que ajudam a retardar a doença”, realçou Carla Mariza.

Os utentes, entre os 60 e os 90 anos, são, na grande maioria, dos concelhos de Pombal e Leiria.

No centro de atendimento, uma equipa técnica (fisioterapeuta, assistente social e psicóloga) faz atendimento e acompanhamento de utentes e seus familiares.

É esta equipa, a que se junta um terapeuta ocupacional, que se vai deslocar a curto prazo às freguesias rurais de Pombal, para apoiar utentes e seus cuidadores, no âmbito deste projeto da Alzheimer Portugal – Delegação Centro.