459kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Neurologia

Envelhecimento

A reforma e os seus desafios

Cada ano de trabalho suplementar reduz o risco de desenvolver doença de Alzheimer. Se atrasarmos o momento da reforma dos 60 para os 65 anos podemos observar uma diminuição do risco de demência de 15%
Demência

Demência com agitação aumenta 3,9% nos hospitais

Casos de demência com agitação comportamental aumentaram nos hospitais, com 6.586 internamentos registadas com esse diagnóstico.
Estudo Científico

Sestas longas podem ser sinal de Alzheimer

Idosos que dormem a sesta mais de uma hora são 40% mais propícios a desenvolver Alzheimer do que aqueles que a fazem menos tempo. Participaram no estudo 1.400 pessoas entre os 74 e os 88 anos.
Neurologia

Intervenção pouco invasiva para reduzir AVC

A intervenção consiste no encerramento de um orifício entre as aurículas do coração, o "foramen ovale patente". Os destinatários são doentes, sobretudo jovens, que sofreram um AVC, sem explicação.
Demência

Estudo. Doenças crónicas na meia idade e demência

Estudo com mais de 10 mil britânicos a decorrer desde 1985 conclui que pacientes com duas ou mais doenças crónicas na meia idade têm risco mais do que duplicado de vir a ter demência.
Demência

Demência: 153 milhões em 2050, 351.504 em Portugal

Um estudo prevê que 153 milhões de pessoas no mundo tenham demência em 2050, quase o triplo do que em 2019 (57 milhões). Na origem estão quatros fatores de risco, entre os quais tabagismo e obesidade.
Râguebi

Jogador de râguebi diagnosticado com demência

O antigo internacional neozelandês de râguebi diz que a causa de demência precoce e encefalopatia traumática crónica foi a a sua carreira de jogador.
Demência

Estudo português: proteína ajuda a travar demência

A acumulação de proteínas nos neurónios dificulta a comunicação e leva à morte das células. A proteína S100B, nas fases iniciais, consegue retardar essa acumulação, descobriu uma equipa portuguesa.
Neurologia

Projeto sobre doenças neurológicas vence prémio

Projeto consiste numa plataforma tecnológica que tem como função "detetar novos alvos moleculares, portanto os novos alvos terapêuticos para as doenças neurológicas associadas ao envelhecimento".
Demência

Demência é sétima causa de morte no mundo

Relatório da OMS salienta que "apenas um quarto dos países" tem uma política de apoio às pessoas com demência e às suas famílias. Muitos desses planos têm de ser atualizados, acrescenta a organização.
Medicamentos

EUA. Inspeção vai rever aprovação de medicamento

A aprovação do medicamento da Biogen foi polémica, porque os especialistas não viam benefícios no tratamento. A polémica aumentou com a suspeita de que a FDA ajudou a empresa a conseguir aprovação.
Coronavírus

Vacinas. Associação de Neuromusculares preocupada

Presidente da Associação de Neuromusculares afirma que a norma da DGS veio "lançar a confusão" entre os pais e os médicos.
Autismo

Empregar autistas: da Critical até Musk

"Foi uma coincidência feliz" Musk ter revelado que foi diagnosticado no espetro do autismo. "Pode ser uma inspiração ao programa da Critical" de empregar autistas.
Explicador

"Parece ser o vírus que mais atinge o cérebro"

A covid-19 provoca encefalopatia a 65% dos internados. Isabel Luzeiro alerta para os riscos: "lentificação do cérebro, crises epiléticas e aumento futuro de doenças neurodegenerativas".
Doenças

Criação de equipa de apoio a pessoas com demência 

O objetivo da Delegação Centro da Alzheimer Portugal assenta na criação de uma equipa móvel de intervenção psicossocial especializada em demências e no apoio a pessoas com este tipo de patologia.
Direto ao Assunto

"Covid-19 pode causar lesões neurodegenerativas"

O vírus pode causar lesões neurológicas, alerta o médico e investigador Vasco Ricoca Peixoto. "A população deve ser informada dos riscos, que podem pesar na decisão de ser ou não vacinado."
Pandemia

Viver com a demência em tempos de Covid

Para além dos riscos associados à doença, as mudanças nas rotinas criam desafios para quem cuida ou vive com uma pessoa com demência.
Futebol

"Sir" Bobby Charlton sofre de demência

Contemporâneo de Pelé e Eusébio, lenda do Utd onde jogou mais de 15 anos, foi campeão do mundo em 1966 (marcou dois golos contra o Portugal de Eusébio na meia-final) e tem 83 anos.
Saúde

Demência e Covid-19, uma dupla de que ninguém fala

Os acontecimentos de 2020 vão ficar na memória de muitos, mas não na memória de todos.
Praia

Se mergulhar este Verão, cuidado com as lesões

Os mergulhos são a terceira causa de fraturas da coluna cervical e 60% delas leva a lesões neurológicas. Conheça os sintomas e não hesite em procurar respostas clínicas mesmo em tempo de pandemia.
Saúde

Epilepsia para além das crises

Hoje, dia 22 de Julho, Dia Mundial do Cérebro, é importante lembrar que ser epiléptico não é uma tragédia. É uma doença que tem de ser assumida, levada a sério. Pode e deve manter as suas consultas.
Coronavírus

Neurociência. Cientistas criam guia para segurança

O guia de orientações tem como objetivo tornar possível "o restabelecimento rápido e em segurança das atividades de investigação e clínicas ligadas à neurociência", anunciou a Universidade de Coimbra.
Demência

Número de pessoas com demência vai aumentar

Até 2050, analisando os dados de Portugal, está previsto um decréscimo da população, contrariamente ao número de pessoas com demência, que irá mais do que duplicar, atingindo 3,82% da população.
Neurologia

Egas Moniz. O Nobel que hoje não aconteceria

Decapitou cadáveres para descobrir uma operação que ainda é usada. E ganhou o Nobel com uma técnica que envolvia tirar pedaços do cérebro. Egas Moniz celebraria 145 anos. E ganhou o Nobel há 70.
Neurologia

Neuromitologia: cérebro, neurologia, pseudociência

Desconfiemos das fabulosas descobertas e curas espantosas promovidas nos media mas que não têm suporte da comunidade científica. Se parece demasiado bom para ser verdade é porque provavelmente não é.
Neurociência

PHDA: quando a ignorância faz vítimas inocentes

Pela ética e pela saúde das nossas crianças e suas famílias temos de combater a ignorância de terceiros que fogem quando a floresta arde, deixando para trás as vítimas inocentes.
Alzheimer

Vida saudável pode reduzir em um terço demências

Independentemente do risco genético, uma alimentação equilibrada, a prática de exercício, o consumo limitado de bebidas alcoólicas e não fumar tornam a demência menos provável.
Demência

Música, dança e museus. As novas receitas médicas

A experiência mostra os benefícios — até físicos — para doentes com demências ou sobreviventes de AVC. No Reino Unido já é um programa nacional, mas Portugal ainda estará longe de o conseguir fazer.
Hospitais

Hospital de Gaia. Diretor de Neurologia demite-se

O diretor de Neurologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, que integrava o grupo de 52 demissionários, abandona o cargo de chefia já a partir de quinta-feira.
Neurociência

A imagem que desafia o cérebro: o que vê aqui?

Alice Proverbio, neurocientista e psicóloga na Universidade Milano-Bicocca, em Itália, testa os cibernautas com uma nova ilusão ótica. Veja a imagem e descubra que efeito tem sobre si.
Cancro

Como a ciência contorna os riscos dos tratamentos

Os tratamentos contra o cancro são cada vez mais eficazes, mas não basta tentar curar, é preciso que o doente não "morra" da cura. São os efeitos secundários que a ciência tenta contornar.
Neurologia

Doenças neurológicas podem ser detetadas aos 45

Estudo feito pela universidade de Roterdão conclui que um em cada três homens e uma em cada duas mulheres podem ser diagnosticados com doenças neurológicas a partir dos 45 anos de idade.
Alzheimer

Identificada proteína que protege do Alzheimer

Quando a proteína S100B interage com a proteína beta-amilóide atrasa a formação de placas senis, que levam à demência. Descoberta é de equipa internacional liderada por investigador português.
Neurologia

A enxaqueca é muito mais do que uma dor de cabeça

Há quem tenha de se isolar num quarto escuro e silencioso para vencer a dor, mas os sintomas debilitantes podem começar dois dias antes da dor e prolongar-se muito tempo depois.
Neurociência

Resolver problemas de sono na doença de Parkinson

Os problemas motores são mais visíveis, mas quase todos os doentes com Parkinson sofrem de distúrbios de sono. Resolver estes problemas melhoraria a qualidade de vida dos doentes.
Neurologia

Droga em teste abranda a doença de Huntington

O fármaco em ensaios clínicos mostrou ser capaz de diminuir a quantidade proteínas tóxicas no cérebro que causam a doença. Falta saber que impacto terá na progressão da doença.
OCDE

Portugal: quarto país com mais casos de demência

Portugal é o quarto país OCDE com mais casos de demência, com 19,9 casos por mil habitantes, um valor superior à média dos 35 países avaliados.
Cuidados de Saúde

Ser cuidador informal: "É um luto em vida"

Há milhares de portugueses doentes em casa e outros tantos a cuidar deles, sem ninguém os ter ensinado. É o caso da Elisabete e foi o do Fernando. Hoje comemora-se o Dia do Cuidador.
Neurologia

Que imagem têm os transexuais do próprio corpo?

Sexo e género são conceitos diferentes. Se para muitas pessoas, são dois aspetos coincidentes, para outras não há concordância. O que acontece no cérebro destas pessoas?
Realidade Aumentada

O Street View quer ajudar os doentes de Alzheimer

No Dia Mundial do Alzheimer, a Google alia-se à Camanio Care para desenvolver uma bicicleta que, integrada com o Street View, permite a idosos com demência passear pelas memórias que já perderam.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.