820kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Neurologia

Saúde

Demência: anunciada agilização de procedimentos

O reconhecimento da situação de demência dos utentes passa a poder ser atestado por um psiquiatra ou neurologista do setor social e privado quando não existem profissionais disponíveis no SNS.
Arterial

Tomar corretamente os medicamentos prolonga a vida

Os portugueses estão a viver mais anos, mas com menos qualidade. Para uma melhor gestão das doenças crónicas, os farmacêuticos são bons aliados dos cidadãos para que tomem a sua medicação sem falhas.
Arterial

O que falta fazer sobre a maior causa de morte?

As estatísticas não dão descanso e colocam as doenças cérebro-cardiovasculares como a principal causa de morte e incapacidade prematura em Portugal. O que fazer para melhor prevenir, gerir e tratar?
Arterial

O projeto pioneiro que ajuda sobreviventes de AVC

No SNS há um problema de falta de acompanhamento de doentes quando regressam a casa depois de um AVC. Este projeto em Coimbra não resolve todos os males. Mas ajuda. Basta um telemóvel.
Arterial

O pós-AVC e o que corre mal

Depois de ter tido um AVC, o caminho tem sido duro. Desde a reforma por invalidez às falhas constantes para a reabilitação a que tenho direito, desistir não é opção. E tento melhorar a cada dia.
Arterial

AVC e enfartes: a vontade política também conta

Para combater as doenças cérebro-cardiovasculares é preciso trabalho coordenado, fluxos de informação que acompanhem os doentes e vontade política para afrontar as indústrias do tabaco e alimentar.
Neurologia

Nova molécula pode ajudar nas doenças neurológicas

Investigadores da Universidade do Porto analisaram amostras de pessoas com demência e descobriram um agente que bloqueia os efeitos nefastos de uma proteína nas células nervosas.
Arterial

Os apoios de Valter na recuperação de um AVC 

A mulher Ana assistiu a sessões de terapia da fala. Os filhos Inês e Diogo liam-lhe histórias de livros infantis. O patrão Ricardo suporta os custos das terapias. Valter está a recuperar de um AVC.
Arterial

O João e a recuperação de autonomia depois do AVC

Ao longo da minha carreira, tenho conhecido histórias inspiradoras, como a do João, um piloto de 45 anos. Comemora-se a 14 de maio o Dia Europeu da Consciencialização para o AVC.
Arterial

Sim, ressonar faz mal ao coração

Já alguma vez se perguntou se o ressonar, esse som noturno que, tantas vezes, perturba o sono tranquilo dos que nos rodeiam, poderá estar ligado à principal causa de morte em Portugal?
Arterial

A ponte entre cardiologia e psiquiatria

Depois do enfarte, da insuficiência cardíaca ou do transplante de coração pode chegar a desorientação ou a falta de memória. No Hospital de Santa Cruz, cardiologistas e psiquiatras trabalham juntos.
Arterial

Pelo direito a ter um médico fisiatra

As normas nacionais e internacionais ditam que deve ser oferecida, a cada sobrevivente de AVC, a oportunidade de ser avaliado e orientado por um médico fisiatra, logo na fase aguda.
Arterial

Um AVC aos 23 anos. E a rede que amparou Sofia

Depois daquele dia em que uma artéria no cérebro rebentou, o corpo deixou de responder e tudo mudou, Sofia teve de reaprender a vestir-se, a pentear-se, a caminhar, a comer. Mas não esteve sozinha.
Arterial

Um parto e um AVC no espaço de duas semanas

Era saudável, jovem, tinha sido mãe há poucos dias. Nada fazia prever um AVC, assumido inicialmente como uma depressão pós-parto na triagem hospitalar. O meu filho foi a minha força para recuperar.
Arterial

Os três F e os gestos que salvam vidas

Estar atento a sintomas que podem estar na origem de um AVC. Este é o primeiro passo para procurar ajuda. O segundo é marcar 112. Com ajuda à hora certa e no momento indicado, há vidas que se salvam.
Fact Check

Ana Paula Martins indicou consulta para gémeas?

Publicação baseia-se no relatório da IGAS para afirmar que foi a atual ministra da Saúde a agilizar a consulta e o tratamento das gémeas. Mas Ana Paula Martins não teve nenhuma intervenção no caso.
Ciência

Maioria dos sobreviventes a AVC sem reabilitação

O estudo conclui que pacientes que têm um "perfil de severidade semelhante obtêm resultados diferentes em percursos diferentes", pois há uma discrepância entre cuidados recomendados e os realizados.
Arterial

Os sobreviventes invisíveis de AVC

“O António não veio trabalhar hoje. Teve um AVC…”. Infelizmente, histórias como esta são cada vez mais frequentes. Comemora-se hoje o Dia Nacional do Doente com AVC.
Arterial

Via Verde AVC. Os minutos que salvam o cérebro

O Hospital de Santo António, no Porto, é um dos 34 em Portugal preparados para socorrer AVC com equipas rápidas, equipamento especializado e rotinas ensaiadas. Tudo começa com a chamada para o 112.
Arterial

Tive sorte, sobrevivi a um AVC

Aconteceu sem aviso prévio aos 41 anos, numa fase da vida em que nos consideramos “invencíveis”. Sobrevivi a um AVC e fintei alguns prognósticos iniciais. Mas nem todos tiveram a mesma sorte.
Arterial

O que é um Acidente Vascular Cerebral (AVC)? 

Dois milhões de neurónios destruídos por minuto. É esse o resultado de um AVC. Se não matar, pode mudar a vida para sempre, por isso é preciso agir depressa. “Tempo é cérebro”, dizem os especialistas.
Arterial

A rede de apoio de Raquel depois do AVC

Os pais mudaram-se para casa dela, o irmão está noutro país mas segue a situação, a vizinha está atenta, os amigos por perto. Os fisioterapeutas e o neurologista acompanham a reabilitação.
Saúde Mental

Metade da população tem uma doença neurológica

O estudo estima que, em 2021, 3,4 mil milhões de pessoas no mundo eram afetadas por uma doença neurológica. Estas patologias foram as principais responsáveis pelo peso das doenças à escala global.
Arterial

O dia em que passei a ser cuidador da minha mulher

Tudo mudou a partir do momento em que a minha mulher teve um AVC. Era marido e pai, passei a ser cuidador a tempo inteiro. Tive de tomar decisões, gerir a vida dos nossos filhos e enfrentar o medo.
Saúde Mental

Universidade e hospitais cooperam em neuroimagem

Universidade de Coimbra e hospitais assinaram protocolo de colaboração para investigação em neuroimagem. Tratamento com neuroestimulação prevê abranger cerca de 100 doentes por ano.
Hospitais

Hospital de Cascais diz que garante assistência

Hospital de Cascais garante que está assegurada a prestação de cuidados a todos os utentes na área de neurologia, através da rede de referenciação do SNS.
Hospitais

Cascais: bastonário visita hospital na quarta

Bastonário da Ordem dos Médicos diz ter recebido denúncias há algumas semanas, que considerou "suficientemente preocupantes". Carlos Cortes irá deslocar-se até ao hospital na quarta-feira.
Hospitais

Neurologia: médicos de Cascais pedem escusa

Especialistas em Medicina Interna do Hospital de Cascais dão conta da "grave diminuição da capacidade assistencial" do Serviço de Neurologia e pedem escusa de responsabilidade.
Arterial

AVC e enfartes: Observador lança novo projeto 

A partir de 18 de março, o Observador terá uma secção totalmente dedicada às doenças cérebro-cardiovasculares. Com entrevistas, reportagens, explicadores, podcasts, vídeos, opinião e muito mais.
Desaparecimentos

Idosa desaparecida. Filha critica ação da PSP

Há quase uma semana, Avelina Ferreira saiu pelo próprio pé do Hospital de São Francisco Xavier. Filha tem organizado buscas pela mãe em várias zonas de Lisboa e acusa PSP de não fazer "grande coisa".
Demência

Identificada proteína com implicações na demência

Especialistas acreditam que esta descoberta pode abrir portas à implementação de novos tratamentos de doenças neurológicas como a demência ou o Alzheimer.
Inovação

Parkinson. Implante melhora mobilidade de doente

Os elétrodos estimulam a medula espinal e, por sua vez, os músculos de forma a que o doente não perca o equilíbrio e ande tão normalmente quanto possível. Ainda só foi testado em uma pessoa.
Demência

Demência atinge quem tem baixa escolaridade

A investigação é de Inglaterra e País de Gales, mas especialistas queriam vê-la replicada noutros países. A idade, o género e o nível de escolaridade são fatores de risco para a demência.
Demência

Será a demência um bicho-papão?

É preciso valorizar os nossos cuidadores, mais do que lhes oferecer apenas um subsídio, que em nada substitui o emprego que, muitas vezes, é perdido.
Alzheimer

Medicamentos contra o cancro para tratar Alzheimer

Por enquanto as experiências decorreram apenas em laboratório e com ratos, mas os investigadores já identificaram que medicamentos podem ajudar a travar um dos mecanismos de morte dos neurónios.
Alzheimer

Nova célula pode ajudar a estudar o Alzheimer

Novo estudo revela a existência de uma nova célula, que pode ajudar a explicar o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas e a localizar "potenciais alvos terapêuticos".
Austrália

Lombriga retirada viva do cérebro de uma mulher

Tinha 8 centímetros e estava a provocar mau estar, esquecimento e depressão a uma mulher australiana. Foi a primeira vez que tal procedimento foi feito no cérebro de uma pessoa.
Doenças

10 respostas para melhor conhecer a doença de Lyme

A doença de Lyme afeta pessoas e animais, mas apesar de existirem vacinas para cães não existe nenhuma para humanos. A doença pode provocar problemas cardíacos, no sistema nervoso e nas articulações.
Ciência ao Centro

Até onde pode ir a ciência a serviço da sociedade?

As descobertas acidentais que levaram a grandes conquistas, o papel do investimento e o papel das entidades públicas são alguns dos temas de que nos fala Bruno Maia, médico neurologista.
Doenças Cardiovasculares

Risco de hemorragia cerebral com toma de aspirina

Para quem tem mais de 70 anos e nunca teve problemas cardíacos ou cardiovasculares, tomar aspirina poderá trazer mais riscos do que benefícios de acordo com um ensaio clínico com 19.114 pessoas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos