Uma forte explosão num edifício que pertence à paróquia da Virgen de la Paloma e San Pedro el Real, no centro de Madrid, cuja fachada se desmoronou, causou ao início da tarde desta quarta-feira, pelo menos, quatro mortos e dez feridos, refere o El País. Várias pessoas com ferimentos ligeiros foram também atendidas  no local pelos serviços de emergência.

De acordo com as informações fornecidas pelos serviços de urgência e pela Arquidiocese de Madrid, citadas pelo mesmo jornal espanhol, as quatro vítimas são homens. Um deles, David Santos, de 35 anos, era eletricista e encontrava-se a realizar trabalhos no interior do edifício quando a explosão ocorreu. Segundo o El Español, vários operários estavam a trabalhar na caldeira do edifício. Três deles eram familiares e um foi resgatado enquanto tentava socorrer os outros dois.

Durante a madrugada, foi confirmada a morte do padre Rubén Pérez Ayala, de 36 años. Pérez Ayala tinha sido ordenado sacerdote pelo arcebispo de Madrid em junho do ano passado. Nas traseiras do edifício, havia uma residência de sacerdotes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma fuga de gás, que se autoextinguiu ao final da tarde, é a razão apontada para o acidente. A caldeira a gás do número 98 da Rua Toledo estava a funcionar mal há dias, mas a queda intensa de neve provocada pela passagem da tempestade Filomena obrigou a que se atrasasse o seu arranjo. Uma equipa dos Bombeiros de Madrid passou a noite no local como forma de prevenção até que os trabalhos de remoção dos escombros fossem retomados esta quinta-feira de manhã.

A explosão destruiu os quatro pisos superiores do prédio e causou estrados nos edifícios circundantes, cujos habitantes tiveram de ser realojados. O porta-voz dos Bombeiros de Madrid garantiu que os danos não são muito graves, mas dada a proximidade é melhor manter os vizinhos do número 98 afastados de suas casas “pelo menos esta noite”. De acordo com o El País, o prédio fica ao lado de um colégio e de um lar de idosos, que foi também evacuado. Nenhum utente ou funcionário ficou ferido.

Atualizado às 8h19 de 21/1/2021