216kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

O MEO ajuda-o a poupar, simule aqui.

Quarta-feira foi o dia com mais mortes em Portugal desde que há registos: 721. E um terço foi por Covid-19

Desde que os registos começaram a ser feitos de modo sistemático, em 1980, que Portugal nunca tinha registado um valor tão elevado. Na quarta-feira, morreram 721 pessoas, 221 delas com Covid-19.

i

A pandemia da Covid-19 já matou perto de 10 mil portugueses

MIGUEL A. LOPES/LUSA

A pandemia da Covid-19 já matou perto de 10 mil portugueses

MIGUEL A. LOPES/LUSA

A última quarta-feira foi o dia em que mais pessoas morreram em Portugal desde que há registos. De acordo com o portal da vigilância da mortalidade em tempo real disponibilizado pelo Ministério da Saúde, no dia 20 de janeiro de 2021 morreram 721 pessoas.

Basta olhar para o gráfico a olho nu para perceber que, desde o início do ano, todos os dias de janeiro têm tido um número de mortos significativamente maior ao esperado tendo em conta a média dos últimos anos — o que faz com que, neste momento, tudo indique que janeiro de 2021 será o mês com mais óbitos em Portugal em 40 anos, desde que os registos começaram em 1980.

O tempo frio e a época da gripe contribuem para que, anualmente, janeiro seja o mês com maior número de óbitos no país — com uma média de perto de 400 óbitos por dia. Em 2021, altura em que o país atravessa a pior fase da pandemia da Covid-19, este número praticamente duplicou.

A contribuir para o máximo de mortes registado na última quarta-feira encontra-se um crescimento acentuado da mortalidade na região Centro. No dia 20 de janeiro, morreram 236 pessoas na região de Lisboa e Vale do Tejo; 194 pessoas na região Norte; 169 pessoas na região Centro; 65 pessoas na região do Alentejo; 26 pessoas na região do Algarve; 14 pessoas na Madeira e 6 pessoas nos Açores.

Nunca morreram tantas pessoas como nas últimas duas semanas. Janeiro pode ser o mês com mais mortos desde 1980

Segundo o boletim epidemiológico de quinta-feira, cujos números dizem respeito àquela quarta-feira negra, o dia 20 de janeiro foi também aquele em que se registou o máximo de mortes por Covid-19 num só dia em Portugal: 221 óbitos. Isto significa que, naquele dia, 31% das mortes em todo o país estiveram relacionadas com a pandemia.

Dede março do ano passado, a Covid-19 já matou 9.686 pessoas em Portugal, num universo de mais de 595 mil casos confirmados de infeção.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.