O Ministério do Ambiente e Ação Climática anunciou que está disponível, a partir desta quinta-feira no sítio da internet do Fundo Ambiental, uma ferramenta interativa que permite aos utilizadores consultar informação sobre as receitas obtidas e a sua aplicação, desde 2017, ano da sua criação, por setores.

Em comunicado, o Ministério sintetiza que o Fundo Ambiental aplicou cerca de 1.340 milhões de euros em apoios e avisos dentro das suas atribuições. Por exemplo: alterações climáticas (211 milhões de euros), recursos hídricos (108 milhões de euros), danos ambientais (25 milhões de euros) e resíduos e economia circular (10 milhões de euros).

O “saco azul” da política verde. Despesa do Fundo Ambiental dispara com socialistas, mas há riscos do lado da receita

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nesta nota, divulgada um dia depois de o Observador ter publicado um trabalho sobre o Fundo Ambiental e a sua gestão, o Ministério especifica as verbas destinadas a vários setores, desde o financiamento à expansão dos metros de Lisboa e do Porto e o financiamento de projetos do setor industrial (descarbonização de processos industriais e de gases fluorados).

Um dos destaques é o programa de apoio à aquisição de veículos elétricos que em quatro anos financiou um total de 7 451 veículos (4 572 veículos ligeiros passageiros, 88 veículos ligeiros mercadorias, 1 995 bicicletas elétricas, 88 motociclos, 143 ciclomotores elétricos 11 bicicletas de carga e 649 bicicletas convencionais), tendo comparticipado essas compras em cerca de 11,8 milhões de euros.

Nos recursos hídricos são assinalados os apoios concedidos para intervenções em cursos de água afetados pelos incêndios, a sustentabilidade dos serviços de águas e a Operação Tejo, no âmbito da qual se removeram as lamas do leito do rio, evitando a ocorrência de episódios de poluição.

Os programas que mais apoios receberam foi a redução do défice tarifário da eletricidade, no montante de 520 milhões de euros, o Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART) com 243 milhões de euros e a sustentabilidade dos sistemas de águas, no montante de 53,7 milhões de euros.