A Silent Yachts fabrica iates, como o nome indica, silenciosos. Isto porque têm motores eléctricos alimentados por baterias, ainda que, para percorrer distâncias superiores e à falta de postos de carga no meio do oceano, recorram a um motor de combustão para recarregar as baterias. E foi este o parceiro escolhido pela Volkswagen para fabricar o seu iate eléctrico.

O responsável pela estratégia no Grupo VW, Michael Jost, revelou que “foi criado um fundo de inovação para apoiar novos projectos”, em linha com os objectivos do conglomerado germânico. O iate eléctrico foi um dos que surgiu com maior potencial, por permitir à VW utilizar na embarcação a plataforma MEB que desenvolveu para os ID.3 e ID4. Isto significa baterias, sistema de gestão de energia e motores.

Curiosamente, o iate VW a fabricar pela Silent Yachts é na realidade desenhado pela Cupra, com o grupo germânico a decidir que o seu membro espanhol está mais capacitado para conceber produtos desportivos e modernos. E já que se esmeraram no estilo, serão também os espanhóis a avançar com as baterias e os motores, uma vez que a Cupra deverá lançar ainda em 2021 o eléctrico Cupra el-Born e, pouco depois, o Tavascan, igualmente a bateria. Conheça aqui o maior dos barcos da Silent:

18 fotos

O iate VW Cupra Design, que à semelhança das restantes criações da Silent será catamarã, terá uma bitola superior a 50 pés, montará dois motores com uma potência conjunta de 500 kW, cerca de 680 cv. Para alimentar estas unidades, o barco recorre a seis baterias, de acordo com Michael Jost, o que aponta para uma capacidade de 492 kWh se os acumuladores em causa forem os maiores instalados na MEB, com 82 kWh. Este tipo de capacidade não destoa da aplicada pela Silent nos seus iates, cujo comprimento varia entre os 55 e 80 pés, ou seja, entre 16,7 m e 24,4 m.

O grupo alemão não revelou se o seu iate possuirá um motor de combustão a funcionar como gerador, para incrementar a autonomia a navegar. Enquanto não aparece o iate da VW desenhado pela Cupra, de que vão ser fabricadas para já 50 unidades, pode deliciar-se com o Silent 80, em vídeo:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR