O DS 9 é a afirmação da DS enquanto construtor de luxo, pretendendo rivalizar com modelos como o Jaguar XF, Volvo S60, Audi A4, Mercedes Classe C e BMW Série 3. A berlina francesa, de que lhe falámos em detalhe aqui, já pode ser encomendada em Portugal, mercado onde este topo de gama será exclusivamente proposto com uma versão híbrida plug-in, denominada E-TENSE, como sempre acontece nas propostas electrificadas da marca gaulesa.
Exibindo uma silhueta ao estilo fastback, devido à pronunciada inclinação do pilar C, o novo modelo da DS impõe-se, desde logo, pelas suas generosas medidas: 4,93 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,46 m de altura, com uma distância entre eixos de 2,90 m, no que constituiu a maior ampliação da plataforma modular EMP2. Isto não só será sinónimo de uma habitabilidade acima da média, como favorece a bagageira, que anuncia 510 litros – um bom valor para o segmento D premium.
Em Portugal, o novo DS 9 apresenta-se em dois níveis de equipamento muito completos (veja na infobox o que está incluído de série), o Performance Line+ e Rivoli+. O primeiro, de pendor mais desportivo, é comercializado por 59.100€, enquanto o segundo, mais refinado, exige em troca 61.000€. O investimento superior significa que o cliente passa a usufruir de maiores comodidades, em termos de conforto e de segurança, nomeadamente sistema de alerta de cansaço do condutor, sistema de manutenção na faixa de rodagem, bancos dianteiros aquecidos, ventilados e com função de massagem, e climatização tri-zona.
Equipamento de série
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- Suspensão ativa DS Scan Suspension,
- Alerta de desvio de trajectória com correição automática de direcção,
- Travagem automática de emergência,
- Reconhecimento de sinais de trânsito,
- Programador de velocidade com limitador,
- Sensores de estacionamento e câmara traseira,
- Sistema de faróis DS Active LED Vision,
- Bancos dianteiros aquecidos com comando eléctrico,
- Sistema de acesso e arranque sem chave,
- Painel de instrumentos digital,
- Sistema de informação e entretenimento com ‘Mirror Link’ e navegação conectada,
- Jantes em liga leve de 19 polegadas
Em qualquer dos casos, o cliente pode sempre contar com os préstimos de um grupo motopropulsor amigo do ambiente, já conhecido de modelos da Citroën, Opel e Peugeot. Trata-se do quatro cilindros a gasolina de 1,6 litros turbo com 180 cv, apoiado por um motor eléctrico de 80 kW (110 cv), que é alimentado por uma bateria de iões de lítio com 11,9 kWh de capacidade.
No conjunto, são 225 cv de potência e 360 Nm de binário, que passam para as rodas anteriores através de uma caixa automática de oito velocidades. O acumulador é recarregável em hora e meia, se ligado a uma wallbox com 7,4 kW, ou em 6h30 numa tomada doméstica a 230V. Em modo exclusivamente eléctrico, a autonomia homologada em WLTP é de 56 km. Isto permite que, no ciclo europeu de medição de consumos e emissões, o DS 9 reivindique 1,5 l/100 km e 33-34 g/km de CO2.
A chegada das primeiras unidades ao mercado português está prevista para o início do segundo semestre.