É uma queda substancial nas últimas 24 horas. O número de contágios e de mortes devido à Covid-19 no Reino Unido caíram para 258 mortes e 10.972 novos casos positivos.

Os dados – divulgados pelo Ministério da Saúde – revelam uma queda face às 621 mortes e 13.308 novos casos registados no sábado e parecem indicar que se atingiu o pico da terceira onda da pandemia no Reino Unido, ainda que possa haver oscilações nos números nos próximos dias, adianta a agência EFE.

Segundo os números oficiais, nas últimas 24 horas registaram-se 1.715 hospitalizações devido ao novo coronavírus, o que encerra uma semana em que houve menos 26,5% de internamentos em relação aos sete dias anteriores.

O índice de transmissibilidade (Rt) do vírus varia agora entre 0,7 e 0,9.

Desde o início da pandemia, o Reino Unido soma 117.166 mortes e 4,038 milhões de casos positivos de covid-19.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, celebrou hoje a meta de mais de 15 milhões de pessoas com a primeira dose da vacina já administrada.

No primeiro e segundo grupos de risco encontravam-se os que viviam em lares de idosos e cuidadores, seguindo-se as pessoas com mais de 80 anos, e os profissionais de saúde e de assistência social.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No terceiro e quarto grupos prioritários foram vacinados os maiores de 75 anos, seguindo-se os maiores de 70 e as pessoas com patologias graves.

Na segunda-feira arranca a vacinação de maiores de 65 anos.

O Governo britânico prevê ter imunizados até final de abril os nove grupos mais prioritários na escala criada pelo executivo, que incluem todos os maiores de 50 anos, começando depois a vacinar toda a restante população adulta.

Ainda que o confinamento pareça estar a produzir resultados, os especialistas alertam que os números são ainda demasiado altos para que se aliviem restrições.

Johnson planeia apresentar um plano detalhado para o desconfinamento em 22 de fevereiro, mas, entretanto, mantêm-se as restrições em vigor no país, onde foram impostas severas restrições a viagens, foram encerradas escolas e apenas permanece aberto o comércio essencial.