Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

O Príncipe Harry e Meghan Markle anunciaram que estão à espera de um segundo filho. A Sky News cita um porta-voz dos Duques de Sussex que diz: “Podemos confirmar que o Archi vai ser irmão mais velho. Os Duques de Sussex estão muito felizes por saber que estão à espera de um segundo filho”.

O casal mudou-se para os Estados Unidos no início de 2020 e está a viver em Santa Bárbara, na Califórnia. O seu primeiro filho, Archie Mountbatten Windsor, fará dois anos em maio deste ano e a família de três tem estado em permanência na sua casa em Montecito, dado o atual contexto global de pandemia. De recordar que os Duques de Sussex tomaram a decisão histórica de se afastarem dos seus deveres reais a partir do início de 2021.

A notícia surge acompanhada de uma nova foto do casal, uma imagem a preto e branco tirada pela fotórgrafa Misan Harriman, onde o Príncipe Harry aparece sentado debaixo de uma árvore descansando a mão na cabeça de Meghan enquanto ela está deitada no seu colo, com a mão numa já visível barriga de grávida.

O novo bebé de Harry e Meghan ficará em oitavo lugar na linha de sucessão ao trono, atrás de Archie. A linhagem de sucessão obedece a esta ordem, do primeiro lugar ao sétimo: Carlos, o Príncipe de Gales; William, o Duque de Cambridge, o Príncipe George, a Princesa Charlotte, o Príncipe Louis (os útlimos três são filhos de William e Kate Middleton), Harry e Archie.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Harry manteve o seu lugar na linha de sucessão apesar da decisão de se afastar dos seus deveres reais.

A duquesa sofreu um aborto espontâneo em julho passado e falou desse trágico episódio num artigo muito pessoal publicado no New York Times. “Eu sabia, enquanto agarrava meu primeiro filho, que estava a perder o segundo”, escreveu.

Há poucos dias a duquesa ganhou uma batalha judicial contra o tabloide Mail On Sunday, que publicou uma carta manuscrita, “pessoal e privada”, para seu pai distante.