O presidente do conselho de administração e o presidente da comissão executiva vão ser ouvidos no Parlamento no dia 23 de fevereiro. As audições a Miguel Frasquilho e Ramiro Sequeira serão realizadas na comissão de Economia e Obras Públicas, na sequência de requerimentos apresentados pelo PSD e o Iniciativa Liberal já em dezembro.

Os gestores da TAP foram chamados depois da entrega do plano de reestruturação da empresa entregue à Comissão Europeia a 10 de dezembro. Os dois requerimentos foram justificados com a falta de informação dos trabalhadores da transportadora sobre as medidas de reestruturação. No entanto, as audições só foram agendadas depois da empresa ter chegado a um acordo de emergência com todos os sindicatos representativos dos trabalhadores que implementa cortes adicionais de forma a reduzir o impacto da reestruturação na perda de emprego.

De acordo com informação divulgada na semana passada, estes acordos permitem diminuir a redução de trabalhadores dos 2.000 indicados em dezembro para 800, mas este resultado está condicionado à adesão a medidas voluntárias que já foram anunciadas pela empresa. Falta ainda a luz verde dos associados de dois dos maiores sindicatos da TAP, o SPAC (Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil) que reúne em assembleia geral extraordinária no dia 20 de fevereiro, e o SNPVAC (Sindicado Nacional dos Pilotos de Voo e Aviação Civil).

Os efeitos dos acordos com os trabalhadores terão também de ser validados pela Comissão Europeia que ainda não se pronunciou publicamente sobre o plano entregue pelas autoridades portuguesas há mais de dois meses. O estado destas negociações será outra matéria a discutir, bem como as necessidades adicionais de financiamento da TAP que podem voltar a ser asseguradas por um empréstimo do Estado.

Naquela que será a primeira intervenção pública do presidente executivo da TAP, Ramiro Sequeira, os temas da contratação de um CEO internacional e a polémica sobre os salários dos gestores da empresa deverão igualmente ser abordados pelos deputados. Ramiro Sequeira é ouvido às 10h30 e Miguel Frasquilho às 14hoo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR