Já foram enviadas 30.500 SMS para agendar a vacinação contra a Covid-19 considerando as pessoas com mais de 80 anos e aquelas com mais de 50 e doenças associadas — obtiveram-se 16.799 respostas, o que equivale a 55,08%. Dessas, 16.393 responderam afirmativamente à vacinação e 406 disseram não, isto é, 2,47% das pessoas não quiseram ser vacinadas. A informação foi disponibilizada ao Público pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Vacinação de idosos agendada por SMS. “É preciso recorrer a todos os meios para chegar às pessoas”

O formato SMS é “o meio preferencial”, dada a sua simplicidade, mas o SPMS garante que todos os utentes serão contactados, dado que existe uma grande percentagem das mensagens escritas enviadas que ficam sem resposta. Nessa ausência de resposta, cabe aos centros de saúde contactar os utentes via chamada telefónica. Enviar uma carta também é opção, embora de último recurso. A SMS de agendamento é enviada do número de 2424 e quatro dias antes do ato de vacinação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Covid-19. Anacom atribui número 2424 para envio de SMS à população sobre vacinação

Segundo o presidente da Associação Nacional de Unidades de Saúde familiar (AN-USF), Diogo Urjais, a taxa de resposta “estará acima dos 70%” para as pessoas entre os 50 e os 65 anos e deverá estar em 50% face aos mais velhos (depende da localização). Urjais destaca que muitos idosos não têm telefones ou não os sabem usar e que, em colaboração com autarquias e juntas de freguesia, foram criados call centers ou existem equipas que vão a casa das pessoas na impossibilidade de as contactar.