O segmento dos SUV compactos é dos que mais interesse desperta nos fabricantes, pois as vendas atraem pelo volume. Daí que todos os construtores de automóveis procurem conquistar o seu quinhão e a Hyundai não é excepção, fortalecendo a sua oferta neste segmento (onde já concorre com o Kauai) com o novo Bayon, que passa a ser o mais pequeno elemento da família aventureira da Hyundai.

A posicionar abaixo do Kauai, o novo crossover sul-coreano recebe um nome inspirado na localidade francesa Bayonne, sendo que a designação não foi escolhida ao acaso pois este novo modelo foi projectado especificamente para ir ao encontro das preferências dos consumidores europeus. Daí o facto de recorrer à nova plataforma compacta do grupo, a mesma que serve o Kia Stonic e que só está disponível com tracção dianteira.

Com 4,180 m de comprimento, 1,775 m de largura e 1,490 m de altura, o Bayon que chegará ao mercado ainda no decorrer do primeiro semestre destina-se a preencher o lugar deixado vago pelo i20 Active (ambos têm 2,580 m de mesma distância entre eixos). Com estas medidas, o B-SUV sul-coreano fica um pouco aquém dos seus principais rivais, pois o Renault Captur e o Peugeot 2008 (dois dos mais vendidos neste segmento) superam-no em termos de dimensões. Contudo, compacto não tem de ser necessariamente sinónimo de acanhado e a prova é que o Bayon anuncia uma distância ao solo de 18,3 cm (entre as maiores da classe) e uma bagageira com 411 litros, que bate a volumetria do “mano” maior (o Kauai oferece 374 litros).

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A estética segue a linha estilística que a Hyundai tem vindo a exibir nos seus mais recentes lançamentos, a chamada filosofia “Sensuous Sportiness”. Na frente, o destaque vai para a divisão dos grupos ópticos em três partes, enquanto atrás a assinatura luminosa volta a impor-se, desta feita com farolins tipo flecha, unidos por uma linha horizontal. Já quando visto de lado, o Bayon sobressai pela silhueta em cunha, fruto da inclinação do pilar C, e pelo look mais radical que advêm das protecções em plástico das embaladeiras e dos guarda-lamas.

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A personalização será uma das apostas da marca para satisfazer mais clientes, mas se isso já começa a ser quase vulgar, o mesmo não acontece com algum do equipamento oferecido neste modelo. Em matéria de sistemas de assistência à condução, por exemplo, a lista é extensa mas, além de incluir o que é habitual em propostas desta bitola, conta também com cruise control adaptativo que parte da informação recolhida pelo sistema de navegação para ajustar automaticamente a velocidade.

No interior, as atenções viram-se para os dois displays, que podem ter as mesmas dimensões (10,25 polegadas). O painel de instrumentos é digital e o ecrã táctil ao centro, de base proposto com 8 polegadas, constitui a porta de entrada para explorar o sistema de infoentretenimento, sendo compatível com Apple CarPlay e Android Auto (conexão sem cabos).

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Quanto à oferta de motores, a gasolina é a única alternativa, podendo ou não contar com o apoio de uma electrificação ligeira. A maioria das opções assenta num 1,0 litros sobrealimentado de 100 ou 120 cv, que nas versões mild hybrid a 48V está acoplado à chamada transmissão manual inteligente (iMT) de seis velocidades ou uma caixa automática de dupla embraiagem e sete velocidades. A iMT visa baixar consumos e emissões e caracteriza-se por a embraiagem ser controlada electronicamente, permitindo que quando o condutor solta o pé do acelerador se desacople do motor, levando a que o rolamento prossiga, mas por inércia.

Outra das estreias neste SUV, nas versões mild hybrid, é o ajuste da rotação (Rev Matching) no modo de condução Sport para o 1.0 T-GDi com iMT ou em qualquer outro dos modos de condução (há mais dois, Eco e Normal), no caso da 7DCT. Esta solução, concebida para que as passagens de caixa se processem de forma mais suave ou mais desportiva, leva a que a velocidade a que gira o motor seja sincronizada com a rotação do veio da caixa.

Para terminar, a oferta passa ainda por um quatro cilindros de 1,2 litros com 84 cv, exclusivamente combinado com uma caixa manual de cinco velocidades.