O Sporting conquistou este domingo a Taça de Portugal de voleibol, num fim de semana de sonho para Miguel Maia que começou com o primeiro jogo em que defrontou o filho Guilherme (Académica de Espinho) nos quartos e terminou com uma vitória frente ao rival Benfica por 3-1 na final disputada em Santo Tirso. Os leões conseguiram o quarto triunfo na prova com os parciais de 29-27, 25-20, 16-25 e 26-24, quebrando um longo jejum que se arrastava desde 1995, ano em que o conjunto verde e branco extinguiu a secção antes do regresso em 2017.
É nossa! A minha décima Taça de Portugal, a primeira desde o regresso do voleibol do Sporting. Que fim de semana de sonho! pic.twitter.com/0f16zu5Ehi
— Miguel Maia OLY (@miguelmaia8) March 7, 2021
Um jogo para a história pic.twitter.com/g490vrK2Xa
— Miguel Maia OLY (@miguelmaia8) March 5, 2021
O primeiro set mostrou bem a competitividade do dérbi pela grande variação de resultado e lideranças antes da decisão nas vantagens: o Sporting começou melhor (4-1), o Benfica virou com quatro pontos seguidos (7-5), criou um fosso de quatro pontos a meio do parcial antes da paragem técnica de Gersinho (14-10), os leões conseguiram ir encurtando a diferença até empatarem a 20, tiveram três bolas de set aproveitando alguns erros dos encarnados e conseguiram apenas ganhar por 29-27, ganhando balanço para vencerem também o segundo set por 25-20.
É NOSSA!!! ????????#VoleibolSCP pic.twitter.com/odAHhBrBEL
— Sporting CP – Modalidades (@SCPModalidades) March 7, 2021
Sem margem de erro, o conjunto de Marcel Matz não deu hipóteses no terceiro parcial, ganhando por 25-16, mas voltou a falhar em demasia no arranque do quarto set, permitindo ao Sporting ganhar de novo vantagem e, mesmo entre o nervosismo nos pontos decisivos que reabriu a decisão do parcial e do jogo, fechar a final por 26-24. De recordar que as águias, equipas com mais troféus na Taça de Portugal (18), tinham ganho a competição quatro vezes nos últimos cinco anos, sendo que a última edição foi cancelada devido à pandemia. As duas equipas vão agora encontrar-se na meia-final do Campeonato, que arranca no Pavilhão João Rocha na próxima semana.
A dança da vitória ???? ????????#VoleibolSCP #OndeVaiUmVãoTodos pic.twitter.com/ds7kLWVcCP
— Sporting CP ???? (@SportingCP) March 7, 2021
No caso de Miguel Maia, que fará 50 anos no dia 23 de abril, este foi já o 33.º título contando apenas com o voleibol de pavilhão numa carreira como sénior onde passou por Académica de Espinho, Sp. Espinho, Sporting, Esmoriz e Reima Crema (Itália), antes do regresso ao Sp. Espinho em 2005 e ao Sporting em 2017, na reativação da modalidade. O distribuidor ganhou 16 Campeonatos, dez Taças de Portugal, seis Supertaças e uma Top Teams Cup, a que junta ainda oito Campeonatos Nacionais de voleibol de praia e dois quartos lugares nos Jogos Olímpicos de 1996 (Atlanta) e 2000 (Sidney), fazendo uma memorável dupla com João Brenha.
Ontem não foi apenas um jogo, fez-se história no Voleibol mundial, o Pai defrontou o filho.
Parabéns ao @miguelmaia8 e ao seu filho Guilherme.#Voleibol ???????? #VoleibolSCP pic.twitter.com/hF0xPig6Wg
— 3 Gerações (@3Sporting) March 6, 2021