Foi revelada esta quarta-feira ao final da tarde a primeira lista de finalistas ao Women’s Prize for Fiction, que celebra a ficção escrita por mulheres. Entre as 16 obras a concurso, conta-se Detransition, Baby, de Torrey Peters, que se torna assim a primeira mulher transgénero a ser nomeada para o galardão. Burnt Sugar, de Avni Doshi, romance finalista do Booker Prize de 2020, integra também a longlist da edição de 2021.

A nomeação de Peters surge após a organização do Women’s Prize ter esclarecido no ano passado que são elegíveis para o prémio “todas as mulheres”, incluindo “mulheres cisgénero [que se identificam com o género que lhes foi atribuído à nascença], transgénero ou qualquer pessoa que seja legalmente definida como mulher ou como pertencendo ao sexo feminino”. O esclarecimento foi emitido após Akwaeke Emezi, que se identifica com o género não-binário, ter pedido mais informação sobre o que os organizadores entendem como “mulher” na sequência da sua nomeação para a edição de 2019 com a obra de estreia Freshwater.

Juradas do Women’s Prize for Fiction sugerem romances para descobrir em 2021

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A longlist de 2021 é composta por romances de autoras estreantes, como a norte-americana Torrey Peters ou a irlandesa Naoise Dolan, mas também bem estabelecidas no meio literário, como a escocesa Ali Smith, que concorre este ano com o volume final da sua tetralogia sobre as quatro estações, Summer. Os temas tratados são diferenciados e incluem, entre outros, a família, a maternidade, a pobreza, o vício, a raça ou a classe social. A origem das escritoras é também variada.

Na opinião da presidente do júri, a escritora britânica de origem nigeriana Bernardine Evaristo, as 16 obras finalistas são representativas de “uma ama verdadeiramente ampla e variada de ficção escrita por mulheres que reflete múltiplas perspetivas, estilos narrativos e preocupações”. “Estes romances fascinaram-nos, comoveram-nos, inspiraram-nos e desafiaram-nos e estamos entusiasmadas por anunciar a sua inclusão na longlist do Women’s Prize”, disse, citada em comunicado.

A lista completa dos 16 romances nomeados para o Women’s Prize for Fiction de 2021 é a seguinte:

  1. Because of You, de Dawn French;
  2. Burnt Sugar, de Avni Doshi;
  3. Consent, de Annabel Lyon;
  4. Detransition, Baby, de Torrey Peters;
  5. Exciting Times, de Naoise Dolan;
  6. How the One-Armed Sister Sweeps Her House, de Cherie Jones;
  7. Luster, de Raven Leilani;
  8. No One is Talking About This, de Patricia Lockwood;
  9. Nothing But Blue Sky, de Kathleen MacMahon;
  10. Piranesi, de Susanna Clarke;
  11. Small Pleasures, de Clare Chambers;
  12. Summer, de Ali Smith;
  13. The Golden Rule, de Amanda Craig;
  14. The Vanishing Half, de Brit Bennett;
  15. Transcendent Kingdom, de Yaa Gyasi;
  16. Unsettled Ground, de Claire Fuller.

No ano passado, o prémio foi atribuído a Hamnet, da irlandesa Maggie O’Farrell. O romance, uma das ausências mais notadas do Booker Prize desse ano, foi inspirado na morte real do único filho de William Shakespeare, Hamnet, que terá inspirado uma das suas tragédias mais famosas, Hamlet. A obra, centrada na figura da mulher de Shakespeare, aborda temas como o luto e o preconceito.

Maggie O’Farrell vence Women’s Prize for Fiction com “Hamnet”, romance inspirado no filho de Shakespeare

O Women’s Prize for Fiction tem por objetivo reconhecer a ficção escrita por mulheres em todo o mundo. Foi criado em 1992, em Londres, por um grupo de homens e mulheres jornalistas, críticos, agentes, editores, bibliotecários e livreiros, como resposta ao facto de, no ano anterior, a lista de finalistas do prestigiado Booker Prize não ter incluído uma única mulher, situação que tem vindo a mudar nos últimos anos. A residência ou país de origem não são critérios de elegibilidade. A vencedora recebe um prémio monetário no valor de 30 mil libras (cerca de 33 mil euros).

A shortlist do Women’s Prize deste ano, composta por seis romances, será revelada no dia 26 de abril. O vencedor da 26ª edição do prémio será conhecido a 7 de julho.

O painel de jurados de 2021 é composto pela escritora Bernardine Evaristo (presidente), a escritora e jornalista Elizabeth Day, a apresentadora de rádio e televisão Vick Hope, a escritora e colunista no The Guardan Nesrine Malik, e a apresentadora Sarah-Jane Mee.