A Netflix começou a pedir a um número reduzido de utilizadores para confirmarem o respetivo login na plataforma, através de um código que recebem no email ou no número de telemóvel associado à conta principal. Como revelou o GammaWire, a plataforma para se ver séries e filmes em streaming [sem necessidade de download prévio pela internet], está a testar uma nova medida que pode prejudicar quem partilha a palavra-passe da conta com outras pessoas.
Para quem partilha a conta do serviço com mais pessoas que não estejam no mesmo domicilio, esta medida pode mesmo impedir os utilizadores de continuarem a ver séries. Ou seja, e como explica com mais detalhe o The Verge, se alguém partilhar a conta com alguém que esteja, por exemplo, noutra cidade, e o email utilizado para registar o serviço e pagar a mensalidade for de outra pessoa, deixa de poder ver os conteúdos até fazer essa validação.
A esta última publicação, a Netflix justificou que esta medida está a ser testada como uma funcionalidade de segurança. “Este teste foi desenvolvido para ajudar a garantir que as pessoas que usam contas da Netflix estão autorizadas a fazê-lo”, explicou um porta-voz da empresa. Ou seja, apesar de reconhecer que este sistema pode dificultar a utilização dos utilizadores que partilham a conta, de acordo com a Netflix o objetivo é evitar que terceiros possam utilizar o serviço.
Esta medida está apenas numa fase de testes, não havendo ainda mais informações sobre se será alargada a todos os utilizadores. Atualmente, e de acordo com os termos de utilização da Netflix em Portugal, o serviço base da plataforma destina-se “apenas a uso pessoal e não comercial e não podem ser partilhados com pessoas fora da sua residência”.