716kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mário Centeno

Crise Política

Lagarde espera parecer de ética sobre Centeno

Presidente do Banco Central Europeu disse aguardar a análise do seu comité de ética à conduta de Mário Centeno, dada a indicação de Costa para este lhe suceder. Mas destaca "elevados padrões éticos".
Noticiário

14h. Suspeita de falsificação de análises de água 

A "Operação Gota D'água» está centrada na atividade fraudulenta de um laboratório. Ainda, Centeno diz que em cenário de crise politica "é preciso pensar no país".
Crise Política

Centeno: luta contra inflação vai fazer mais danos

Governador do Banco de Portugal diz que luta contra inflação ainda vai fazer danos nas pessoas. Sobre crise política em Portugal, Centeno frisa que Instabilidade "não rima com crescimento económico".
Noticiário

00h. Centeno. "Maior desafio é procura externa"

Governador do Banco de Portugal considera que, “quando um país como Portugal, com uma pequena economia aberta, enfrenta uma desaceleração da procura externa, a economia sofre”.
Noticiário

11h. Pressão hospitalar também no norte do país

Ex-bastonário dos Médicos Miguel Guimarães alerta que hospital São João, no Porto, está também a ter picos de afluência. E, Mário Centeno quer ficar no Banco de Portugal.
Noticiário

10h. Mário Centeno não vai ceder a pressões

E não coloca de parte um segundo mandato à frente da instituição. A informação é avançada pelo jornal Público. E a mais de quatro meses das eleições legislativas, o ambiente já é de campanha.
Crise Política

Centeno cita poema do risco de ser livre-pensador

Centeno considerou que o recente "processo de transformação da banca portuguesa foi extraordinário" mas que os próximos anos serão desafiadores. E usa poesia sobre ser-se livre pensador.
Explicador

"Os problemas no PS não vêm de agora"

O bastonário dos economistas acredita que demissão de Costa "afeta imagem externa do país". Acrescenta que convite a Centeno revela "modo desastrado e leviano" como os assuntos tudo têm sido tratados.
Noticiário

16h. PPE questiona BCE sobre Centeno 

Três eurodeputados enviaram uma carta à presidente do BCE a expressar preocupação pelo convite feito a Centeno para chefiar Governo. Ainda o IUC e um olhar conflito em Israel.
Noticiário

9h. Centeno "pode trazer danos" à imagem do BdP

Convite para PM. Comissão de Ética do BdP conclui que Centeno não comprometeu independência, mas admite "danos à imagem". Espanha debate investidura de Sanchez. IPSS enfrentam onda de pedidos no Porto
Pedro Nuno Santos

É o rregular phunçionamento dâs inxtituissões

Será Pedro Nuno Santos a por ordem nisto. Para já vai-lhe servir o sapatinho de líder do PS. Sendo neto de sapateiro, mesmo que aquilo seja um 36, o homem tem de certeza sempre uma calçadeira à mão.
Crise Política

PPE exige a Lagarde explicações sobre Centeno

Deputados vão enviar carta ao BCE na quarta-feira numa pressão para que o organismo tutelado por Lagarde averigue as conversações entre Costa e Centeno sobre a chefia do Governo.
Emissão Especial

"Nuno Santos pode ser perigoso para Portugal"

É o que diz o economista António Nogueira Leite. Considera que Pedro Nuno Santos vai fazer campanha ao centro "mas o seu instinto não vai por aí", deve governar com ala esquerda. Ainda, o caso Centeno
Noticiário

10h. Júdice critica convite a Centeno

José Miguel Júdice critica convite de António Costa a Centeno sem que tenha ouvido o PS. Capoulas Santos justifica apoio a José Luís Carneiro.
Emissão Especial

"Mário Centeno não tem condições para continuar"

"Cada dia a mais com Costa é pior para o país". Rodrigo Saraiva (IL) atira farpas ao Governo: "Este episódio mostra o que o PS está a fazer ao país". Destaca que PR devia refletir sobre o calendário.
Emissão Especial

Rui Tavares critica atitude incendiária de IL

Rui Tavares, líder e deputado único do Livre, sublinha que, em altura de crise política, os atores políticos não devem tornar a situação mais difícil.
Emissão Especial

Centeno? "É mais um episódio de quase diversão"

O ex-deputado do PCP considera que o caso Mário Centeno "é infeliz, e não o prestigia enquanto Governador do Banco de Portugal". António Filipe lamenta que o país esteja "praticamente paralisado".
Emissão Especial

Chega. "Centeno não tem condições para continuar"

Pedro Pinto, líder parlamentar do Chega, acusa o Governador do Banco de Portugal de mentir sobre o contacto do PR e diz que a situação é "gravíssima". "Mais uma trapalhada à socialista".
Noticiário

14h. Centeno. BCE aguarda avaliação do BdP

A reunião da comissão de ética vai decorrer esta tarde para avaliar eventual conflito de interesses. Banco Central Europeu vai ser informado das conclusões retiradas pelo Banco de Portugal.
Emissão Especial

"Não se pode culpar Centeno por ter sido sondado"

Teixeira dos Santos sublinha que é "exagerado dizer que Centeno possa ter a posição comprometida no BdP". Luís Amaral destaca as competências de Centeno e classifica como "infeliz" a abordagem do PM.
Noticiário

13h. PSD. Centeno "tem de avaliar" independência

Luís Montenegro diz que Centeno tem de refletir mas avisa que "sabe bem o que faria no lugar dele". Social-democrata alerta que está em causa a credibilidade do país a nível externo e interno.
Crise Política

Centeno diz que não foi convidado por Presidente

Depois de desmentido por Marcelo, o governador do Banco de Portugal diz que não houve convite do Presidente. Mas foi-lhe pedido para refletir sobre função por Costa em resultado das reuniões com PR.
Explicador

"Centeno diminui a margem como Governador do BdP"

Paulo Rangel destaca que "não faz sentido que Marcelo tenha convidado Centeno". Já Vitalino Canas considera que entrevista ao Financial Times "é inconveniente" e deixa-o com pouca margem de manobra.
Noticiário

10h. Centeno, afinal, não foi convidado pelo PR

Centeno dá um passo atrás. Garante que não foi convidado por Marcelo, mas que convite veio de conversas entre Belém e São Bento. Análise neste jornal. UE pede uma pausa humanitária "imediata" em Gaza.
Noticiário

8h. Gaza. Ataques intensos junto ao maior hospital

Ataques intensos junto ao maior hospital da Faixa de Gaza. OMS perde contacto. Análise neste jornal. Pedro Nuno Santos avança para liderança do PS. E Marcelo desmente Centeno e coloca Costa em xeque.
Noticiário

7h. Marcelo nega convite a Centeno para governar

Centeno revelou ter sido convidado pelo "Presidente e primeiro-ministro" para liderar Governo. Marcelo desmente e nega ter autorizado convite. O que esperar das medidas de coação? Análise em direto.
Noticiário

5h. Alemanha duplica ajuda militar para a Ucrânia

Ministro da Defesa explica que é um sinal importante numa altura em que a Ucrânia deve continuar a lutar. Ainda neste jornal, o desmentido do Presidente da República quanto ao convite a Centeno.
Noticiário

4h. LMM: "Centeno usa BdP como apeadeiro político"

Palavras antes de Centeno afirmar que ficou longe de tomar decisão sobre Governo. Marques Mendes considera que análise à conduta de governador deve ser feita prla Comissão do BCE.
Noticiário

2h. Marcelo nega convite a Mário Centeno para PM

Numa nota da Presidência da República, Presidente desmente "que tenha convidado quem quer que seja" para chefiar o Governo. Nega ainda que tanha dado autorização de contacto a Centeno.
Crise Política

Centeno diz que recebeu convite de Marcelo e Costa

Centeno garantiu que estava "muito longe de tomar uma decisão" sobre o convite para "refletir e considerar a possibilidade de liderar o Governo", feito pelo Presidente e pelo primeiro-ministro
Crise Política

Marcelo nega convite a Centeno

Numa nota publicada já de madrugada, Marcelo não só desmente o convite que Centeno disse ao Financial Times que o Presidente lhe teria feito, como ter autorizado qualquer contacto a qualquer pessoa.
Noticiário

1h. Benfica vence Sporting nos descontos

Gyökeres adiantou o Sporting, No tempo adicional, João Neves empata e Tengstedt marca o golo da vitória. Ainda neste jornal, Mário Centeno afirma que recebeu convite de PR e PM para liderar Governo.
Noticiário

00h. Centeno diz que PR e PM convidaram a governar

Depois de António Costa ter anunciado que propôs o nome de Mário Centeno para o substituir como primeiro-ministro, o Governador do Banco de Portugal quebra o silêncio.
Crise Política

Centeno usa BdP como "apeadeiro das suas ambições"

Comentador da SIC entende que sugestão do nome de Centeno por Costa para o substituir "mina a credibilidade" do Banco de Portugal. Comissão de ética avalia na segunda-feira conduta do governador.
Crise Política

Comissão ética do BdP avaliará conduta de Centeno

Foi António Costa que apresentou o nome de Mário Centeno ao Presidente da República e que revelou a intenção ao país. Partidos da oposição criticaram e comissão de ética vai avaliar conduta.
Noticiário

12h.Banco de Portugal avalia atuação de Centeno

A comissão do Banco de Portugal vai reunir na segunda-feira para fazer uma avaliação à conduta do governador. E ainda, José Luís Carneiro vai oficializar a candidatura.
Mário Centeno

Mário Centeno? Então e a independência BdP?

Se há alguém que António Costa não poderia indicar publicamente era o nome do actual governador do Banco de Portugal. O problema do PS foi este mesmo: dar cabo das instituições e da sua independência.
Emissão Especial

"Mário Centeno não merecia isto"

Adalberto Campos Fernandes diz que menção feita publicamente por António Costa tem efeitos sobre a "independência" do Banco de Portugal.
Crise Política

Centeno foi “um erro para o Banco de Portugal"

André Ventura acusou Mário Centeno de falta de independência para liderar o Banco de Portugal. O nome de Mário Centeno foi avançado por Costa para primeiro-ministro de um novo governo.
Fora do Baralho

Governo zombie e a bizarria de Centeno e Galamba

O "autoconstrangimento" de Marcelo sobre o OE dá arma eleitoral ao PS, mas Pedro Nuno não salva. Centeno do BdP não pode jogar este jogo de querer ser PM. Galamba tem de se demitir ou ser demitido. 
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

O Banco de Portugal é uma porta giratória?

Mário Centeno saiu diretamente do Governo para o Banco de Portugal e agora era o preferido de Costa para ficar como primeiro-ministro. Mas onde fica a independência das instituições?

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.