458kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Mário Centeno

BCE

Centeno. "Não devemos entrar num semi-pânico"

Mário Centeno admite que irá haver uma “desaceleração económica” em 2023 e as autoridades, desde logo o banco central, devem garantir que uma eventual crise económica não se transforme em financeira.
Banco de Portugal

BdP entrega dividendo de 406 milhões ao Estado

Banco de Portugal terminou ano com 508 milhões de euros em resultado líquido, 42 milhões acima do que estava orçamentado. Com o agravar da inflação, Centeno sugere alargar prazos do NextGenerationEU.
Mário Centeno

Será Centeno a última das pombas do BCE?

Ninguém pode dizer que o BCE está com uma tarefa fácil. Mas até os que se tinham oposto mais à subida dos juros começam a mudar. Menos Mário Centeno.
Mário Centeno

Adaptadores de consumo, mas honrados

Teria feito todo o sentido exigir a um português de 1940 que sacrificasse o seu bem-estar para que hoje tivéssemos menos 0,2°C de temperatura média. O que é que lhe custava? Nem ia notar a diferença.
Banco de Portugal

Subir taxas de juro? "Calma", diz Centeno

Governador do Banco de Portugal pede "calma" aos membros do BCE que têm feito declarações que considera precoces sobre a subida das taxas de juro. Centeno quer esperar por mais dados.
Mário Centeno

Centeno: Leão fará "excelente trabalho" no MEE

Governador do Banco de Portugal acredita que se o ex-colega de governo ganhar a corrida à liderança do Mecanismo Europeu de Estabilidade "fará um excelente trabalho".
Mário Centeno

Tipologias de investimento devem ser ajustadas

Centeno justificou que os projetos de investimento sustentável envolvem tipicamente tecnologias inovadoras, incorporam forte intensidade de capital e têm horizontes de concretização muito longos.
E o vencedor é...

Se Zelensky falar à AR, o PCP irá estar presente?

Nota a crédito à Conferência de Líderes que irá decidir se convida Zelensky a discursar no Parlamento. Medina vende imagem de "novo Centeno" e UE continua a "trabalhar pela metade" contra russos.
Mário Centeno

Baixar défice público melhorou autoestima do país

A saída do período de défices excessivos aumentou mais a autoestima do país do que vencer o campeonato de futebol ou a Eurovisão, afirmou Mário Centeno, governador do Banco de Portugal.
Guerra na Ucrânia

Centeno pede política para garantir crescimento

"A curto prazo, a invasão da Ucrânia vai atrasar a recuperação e causar um ambiente inflacionário. As novas pressões nos preços diminuem a confiança dos agentes económicos", afirmou Centeno.
Sob Escuta

O essencial da entrevista a Mário Centeno

Governador do Banco de Portugal diz, em entrevista ao Observador, ter "convicção grande" de que o Novo Banco não tem fundamentos para fazer uma chamada de capital relativa a um ano em que teve lucros.
Mário Centeno

"Novo Banco teve tudo para não pedir mais capital"

Governador do Banco de Portugal diz, em entrevista ao Observador, ter "convicção grande" de que o Novo Banco não tem fundamentos para fazer uma chamada de capital relativa a um ano em que teve lucros.
Economia

Centeno afasta aumento da taxa de desemprego

O governador do Banco de Portugal avisa que o crescimento da economia será uma grande desafio, mas não prevê que um mercado de trabalho com desemprego elevado "se venha a concretizar".
Guerra na Ucrânia

Tensões geopolíticas "não são boas notícias"

"As tensões geopolíticas não estão dentro de um conjunto de choques económicos aos quais a política monetária possa dar resposta", disse Mário Centeno, questionado sobre a crise entre a leste.
Mário Centeno

Efeito da inflação nos salários preocupa Centeno

"A grande preocupação dos banqueiros centrais é se [a inflação] gera efeitos de segunda ordem sobre os salários." Os "mecanismos de contágio" são o pesadelo de um governador de um banco central.
Noticiário

13h. Conselho de Ministros aprova voto de isolados

Entre as 18h00 e as 19h00. Francisca Van Dunem defende que esta é a melhor solução e confia no sentido cívico dos eleitores. Ainda neste jornal, Fernando Teixeira dos Santos critica Mário Centeno.
Luís Filipe Vieira

Novo Banco. BCE investiga Ramalho e Vieira

As escutas entre Luís Filipe Vieira, ex-presidente do Benfica, e António Ramalho, presidente executivo do Novo Banco, estão a ser investigadas pelo Banco Central Europeu (BCE).
Mário Centeno

Fundamental colaboração do BdP com meio académico

Centeno diz que livro "O Banco de Lisboa e a Revolução Liberal de 1820" se insere "numa já longa tradição de iniciativas editoriais do Banco de Portugal sobre a história e o pensamento económicos".
Fundos Comunitários

Centeno alerta a "janela curta" para executar PRR

Ex-ministro das Finanças de Portugal alerta que "na execução do PRR, deve ser tomada atenção aos desafios inerentes à muito curta janela temporal da utilização dos fundos".
Finanças

Jovens saem de escola sem formação financeira

Conselho Nacional de Supervisores Financeiros reconhece não estar a conseguir alcançar todos os objetivos propostos nas iniciativas promovidas. Ainda assim afirmam ter conseguido parcerias relevantes.
Mário Centeno

"Importa estar atento aos riscos da digitalização"

É "fundamental que os cidadãos adquiram as competências digitais necessárias para aceder e contratar os produtos financeiros em segurança" e evitar o risco da exclusão financeira.
Inflação

A crise no sector do leite, ao cuidado de Centeno

É inevitável que a inflação suba de forma efetiva e é fundamental que entender que não assumir isso é informar erradamente os cidadãos e levar a que estes possam, no dia a dia, tomar decisões danosas.
Banca

"Inflação permanece, ainda, fenómeno temporário"

Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, pede "paciência" perante a subida das taxas de inflação, garantindo que "na Europa não se observam efeitos de segunda ordem".
Mário Centeno

Centeno: garantias estatais causam endividamento

Centeno defende que "usar os fundos para apoiar as empresas diretamente através de subvenções e subsídios permitiria o fortalecimento da situação líquida das empresas sem torná-las mais endividadas".
Coronavírus

Restauração pode superar valores de 2019

Mário Centeno afirmou que o setor representa "um volume de negócios transacionado, apenas por via digital e com cartões, superior a 5,5 mil milhões de euros".
BCE

Lagarde. É "muito improvável" subir juros em 2022

Presidente do BCE, em Lisboa, diz que Portugal tem "enormes oportunidades" pela frente. Mas assinala que o regresso ao nível de PIB pré-pandémico só chega meio ano mais tarde do que na zona euro.
Mário Centeno

Bancos centrais devem agir com "prudência"

Para Mário Centeno, as alterações climáticas são particularmente notórias nos países lusófonos, razão pela qual deve ser dada especial atenção a esta "ameaça existencial".
Economia

Centeno alerta para necessidades da economia

O antigo Ministro das Finanças, Mário Centeno, alertou para a necessidade de preparar a economia portuguesa para "uma nova tendência de crescimento natural", e defendeu decisão das moratórias.
Economia

Centeno diz que "não há razão" para complacência

Mário Centeno alerta para a dívida "muito mais alta" devido à pandemia, e para a necessidade de descer níveis de desemprego, de forma não haver complacência com bons resultados.
Rádio Observador

Centeno virou oposição? Ligue 910024185 

Mário Centeno alerta para a subida das taxas de juros, para o peso da despesa corrente e para a dívida. Está preocupado com o legado que deixou? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Quem avisa amigo é?

Os amigos do Governo não querem ouvir estes avisos, mas Mário Centeno e Francisco Assis já fizeram questão de avisar que a despesa pública tem de descer. Será que os amigos vão ouvir?
Banco de Portugal

Centeno. Juros vão subir e despesa tem de baixar

"Não pode ser esquecido" que os orçamentos públicos vão ter uma ajuda cada vez menor dos juros baixos na dívida, diz Centeno, que avisa que o peso da despesa pública no PIB tem de voltar a baixar.
BCE

Centeno acredita que BCE deve monitorizar inflação

"No que diz respeito à política monetária, a melhor resposta à incerteza é manter o monitoramento próximo, uma mão firme e estar pronto para agir de forma flexível."
BCE

Centeno avisa que BCE não deve cortar estímulos já

O BCE tem de ser "ainda mais conservador" na forma como reage aos aparentes riscos de subida da inflação, avisa Mário Centeno. Caso contrário, podem repetir-se os erros do passado.
Banco de Portugal

Dívida tem de baixar "assim que pandemia permitir"

Mário Centeno reconhece que Portugal está "muito acima" dos indicadores médios de endividamento. Medidas do BCE são "boa notícia" mas "não podemos ficar parados", diz governador do Banco de Portugal.
Mário Centeno

Centeno. Poupança acumulada será crucial na retoma

Os depósitos de particulares acumularam mais 19,8 mil milhões, enquanto nas empresas o aumento foi de 15 mil milhões, entre maio de 2019 e de 2021. Para Centeno "esta é uma almofada muito importante".
Fact Check

Passos baixou o défice de 11% para 3% em 4 anos?

A afirmação de que o défice atingiu os 3% quatro anos depois de ter chegado aos 11% é enganadora. Seria 3% sem a resolução do Banif, mas o défice inclui todas as medidas extraordinárias.
Banco de Portugal

Cresce almofada financeira de famílias portuguesas

A poupança acumulada pelas famílias entre 2020 e 2023 deverá ultrapassar em 17,5 mil milhões de euros o valor estimado pelo Banco de Portugal antes da pandemia.
Banco de Portugal

Pandemia está pior? Centeno vê economia bem melhor

No dia em que Portugal registou mais 1.350 casos de Covid-19, Mário Centeno admitiu riscos de "retrocesso" mas mostrou-se muito mais otimista sobre a retoma. PIB vai crescer 4,8% em 2021, prevê o BdP.
Banco de Portugal

Centeno. Mudanças na lei laboral podem prejudicar

Mário Centeno diz, após o BdP rever em alta as previsões de crescimento, que não irá "beneficiar a recuperação" se houver mudanças na lei laboral. E pede "redução gradual" dos impostos no país
Banco de Portugal

Economia vai crescer muito mais que previsto: 4,8%

Banco de Portugal reviu em forte alta as projeções de crescimento económico para este ano e para os próximos. Se em março se antevia um crescimento de 3,9% em 2021, agora prevê-se um aumento de 4,8%.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.