Mário Centeno

Ministério das Finanças

Centeno quer redução da dívida pública

Mário Centeno afirma que não é possível sustentar as políticas públicas sem uma redução da dívida. Para o ministro, a estratégia passa por começar a reduzir o valor em termos nominais.
Mário Centeno

Centeno explica Lei de Enquadramento Orçamental 

A audiência urgente do ministro das Finanças foi solicitada por um grupo parlamentar do PSD. A Lei foi aprovada em 2015 e apenas entrou parcialmente em vigor. A sua plena aplicação será em 2021.
Programa de Estabilidade

O “truque”de Mário Centeno

280
O programa de Estabilidade, mais do que previsões, apresenta-nos unicórnios alados, que servem lindamente para contar histórias às crianças, mas não são uma forma credível de preparar o futuro do país
Ministro das Finanças

Centeno. O novo herói do Canal Panda! /premium

2.859
Continuaremos vergados pela canga dos impostos, humilhados por um Governo que regula a quantidade de cabelo dos seus guardas florestais mas nos deixa desprotegidos nas funções básicas do Estado.
Programa de Estabilidade

Portugal "ganhou à Alemanha por 100 pontos-base"? /premium

Fact Check. Centeno congratula-se pelas taxas de juro em mínimos e ataca quem atribui o resultado apenas às "políticas do BCE". Portugal está assim tão bem na foto da zona euro? E de quem é o mérito?
Programa de Estabilidade

CFP só endossa previsões de 2019 e 2020. Mais não

Conselho das Finanças Públicas considera adequadas as previsões macroeconómicas para o ano corrente e 2020. Mas, daí para a frente, as previsões não são as mais "prudentes".
Programa de Estabilidade

Novo Banco não precisará de toda a ajuda prevista

199
Depois das injeções feitas para compensar os prejuízos de 2017 e 2018, Mário Centeno prevê só injetar mais 1.000 milhões em 2019 e 2020. Ou seja, não prevê que o Lone Star aproveite os 3.900 milhões.
Mário Centeno

Costa convenceu Centeno a não sair do Governo

883
Mário Centeno gostava de regressar à vida que tinha antes de integrar o Governo e à sua carreira no Banco de Portugal, mas António Costa quer continuar a contar com o ministro mais popular.
Austeridade

Nunca tão poucos enganaram tantos /premium

2.381
Em 2016, disseram-nos que a austeridade era uma página, e que estava virada. A austeridade, porém, não é uma página. É um livro inteiro, de que já ninguém lembra o princípio e ninguém sabe o fim.
Mário Centeno

"Não houve uma dramática" viragem da austeridade

3.390
Mário Centeno reconhece, numa reportagem do Financial Times, que não houve uma "dramática" viragem da austeridade, O governo fez mudanças, mas "não foram grandes mudanças".
Finanças Públicas

Contributo de Centeno para a literacia orçamental /premium

113
Com a sua proposta de medida da carga fiscal, Mário Centeno revelou-nos que não acredita em défices orçamentais virtuosos, que aumentam o crescimento potencial da economia.
Governo

Costa conta com Centeno no próximo Governo

298
O líder socialista quebra o tabu de Centeno e assume que "não há razões" para que não "prossiga funções" nas Finanças. E candidata o candidato do PS às Europeias a comissário europeu.
Governo

Nunca se reforçou tanto "verbas para a saúde"

1.379
O ministro das Finanças foi à SIC dizer que não tem "a menor dúvida" de que Portugal está "muito melhor do que há três anos". Continuará ministro se o PS ganhar eleições? "Lá para setembro falamos".
Orçamento do Estado

Défice. Centeno critica discurso do "não pagamos"

531
Mário Centeno diz que défice não estaria nestes níveis se o país tivesse seguido o caminho das "experiências radicais" com austeridade ou se tivesse "embarcado na narrativa" do "não pagamos".
Défice

Bruxelas vai aliviar meta para o saldo estrutural 

O ministro das Finanças argumentou que a redução das exigências por parte de Bruxelas "reflete fenómenos como o comportamento da dívida pública portuguesa" que está a ser reduzida.
Banco de Portugal

Finanças vão criar órgão para avaliar governadores

777
No novo modelo para os supervisores, revelado pelo Negócios, a nomeação de administradores para o Banco de Portugal passa a ser sujeita a avaliação por uma comissão ligada ao Ministério das Finanças.
Ministério das Finanças

Centeno acusa CDS de "aproveitamento político"

260
Através de uma carta enviada ao Parlamento, o Ministro das Finanças respondeu ao pedido de audição do CDS a propósito dos impostos europeus. Centeno aproveitou oportunidade para atacar os centristas.
Mário Centeno

Centeno mantém meta do défice para 2019 

"A expectativa que temos é a de que consigamos manter os objetivos, quer do lado da despesa quer do lado do défice para 2019, mesmo acomodando diferentes fatores" como o Novo Banco, disse Centeno.
Mário Centeno

"Mais trabalho" para chegar a orçamento da UE

O presidente do Eurogrupo diz que "é preciso mais trabalho técnico" para que os ministros das Finanças acordem as características-chave de um orçamento comum na zona euro.
Eurogrupo

Centeno quer avanços no orçamento para zona euro

O presidente do Eurogrupo defendeu que "é preciso tomar decisões e começar a construi-las" já na reunião desta segunda-feira sobre a proposta de orçamento para a zona euro.
Novo Banco

Auditoria só avança agora. Porquê? 

290
A pergunta dominou audição a Centeno. Se perdas já lá estavam desde que a resolução pôs o "banco mau no Novo Banco", por que só avança agora a auditoria aos créditos? A resposta não foi clara.
Novo Banco

"Nenhum euro de impostos vai para o Novo Banco"

5.514
Em entrevista à RTP, Centeno garante que as contribuições dos outros bancos irão ressarcir o Estado, "no futuro", pelos empréstimos que estão a ser feitos ao Fundo de Resolução para o Novo Banco.
Novo Banco

Novo Banco. Centeno "enganou os portugueses"

3.476
O Novo Banco anunciou que vai pedir mais 1.149 milhões de euros ao Fundo de Resolução. "Até pode ser legal, mas é profundamente imoral", considera Marques Mendes.
Novo Banco

Novo Banco. Rangel acusa Centeno de ter duas caras

1.333
Cabeça de lista do PSD às eleições europeias acusou ministro das Finanças de ter "duas caras" em relação ao Novo Banco. Para Rangel, Mário Centeno não pode "lavar as mãos como Pilatos".
Governo

Centeno: "Execução orçamental cumpre metas"

O ministro das Finanças justifica o cumprimento pelo "rigor com que a despesa é executada" e pelo "forte crescimento da economia e das receitas". Receita cresceu 10,4% e a despesa caiu 1,9% em janeiro
Parlamento

CDS quer Centeno na AR e pede intervenção de Ferro

305
Os centristas pediram uma audição ao Ministro das Finanças sobre a criação de impostos europeus. Centeno ainda não compareceu e Nuno Magalhães pede agora a intervenção direta de Ferro Rodrigues.
Mário Centeno

Governo retomou negociações por estar "assustado"

Comentador diz que Governo admitiu negociar com enfermeiros porque estava "assustado" com sondagens, mas diz que não haverá cedências porque Centeno quer chegar a junho com superávite ou défice zero.
Governo

Centeno: "Não há margem para mais despesa"

2.297
Na mesma semana em que o Governo decidiu voltar a negociar com os enfermeiros, o ministro das Finanças avisa que não há "margem nenhuma" para mais despesa e que o défice de 0,2% é para cumprir.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa para que te quero

156
Centeno quis a toda a força financiar a Caixa para lá do que seria aparentemente preciso, mas disse no Parlamento que não tem interesse no resultado da auditoria que revelou os desmandos socialistas.
Mário Centeno

Educação com maior número de pré-avisos de greve

Mário Centeno declara que "As estatísticas são que são e a verdade é que até ao dia 8 de fevereiro deram entrada 105 pré-avisos de greve".
Mário Centeno

ADSE. Centeno contra preços diferentes em privados

Mário Centeno diz que a prática de preços diferenciados para os mesmos atos não pode continuar, uma vez que são preços muito acima do que hospitais públicos suportam em termos de custos.
Mário Centeno

Precários da RTP receberam parecer favorável

O ministro das Finanças diz que estes precários, de entre 274 requerentes que pediram parecer favorável, se juntam aos 130 iniciais e que já têm homologação para vínculo definitivo à RTP.
Zona Euro

Centeno defende orçamento complementar ao da UE

Mário Centeno pretende criar um instrumento próprio para a zona euro e, por isso, defende um orçamento complementar aos instrumentos já disponíveis para todos os Estados-membros da UE.
Mário Centeno

Centeno acredita no acordo sobre orçamento para EU

O presidente do Eurogrupo afirma que há muito trabalho pela frente, mas manifesta satisfação com a primeira discussão sobre as possíveis formas que o orçamento pode ter, sobretudo ao nível de gestão.
Zona Euro

"Brexit" e tensões comerciais desaceleram economia

Mário Centeno reviu em baixa o ritmo do crescimento na zona euro e do PIB português para este ano, antecipando uma expansão de 1,7%, abaixo da estimativa de 2,2% do Governo.
Mário Centeno

Centeno fala de promessas impossíveis de cumprir

Mário Centeno assegura que a redução do défice de 4,4% em 2015 para 0,2% no final da legislatura foi um exercício difícil, mas "a exigência que temos pela frente não é menor".
Ministério das Finanças

Défice em 2018 ficou próximo de 0,6% do PIB

O Governo inscreveu no Orçamento uma meta de défice de 0,7% do PIB para 2018, mas Mário Centeno admitiu rever em baixa este valor após INE ter anunciado um excedente de 0,7% no terceiro trimestre.
Mário Centeno

Centeno: "crescimento económico é uma maratona"

208
Centeno frisa que os decisores políticos devem ser os principais promotores da ideia de estabilidade no processo de crescimento, e partilha que essa tem sido a sua maior preocupação.
Caixa Geral de Depósitos

CGD "não voltará ter injeção de dinheiro público"  - como aconteceu

391
Centeno diz que é evidente que houve má gestão na Caixa e admite que há responsabilidades políticas. Mourinho Félix garante: "Caixa não voltará a ter uma injeção de dinheiro público". Siga em direto.
Caixa Geral de Depósitos

Auditar a Caixa Geral "exorbitaria" papel do BdP?

Mário Centeno virou os holofotes para o governador do Banco de Portugal, deixando no ar uma crítica ao facto de o supervisor não ter aceitado ser ele a pedir a auditoria à CGD. A crítica faz sentido?
Ministério das Finanças

Reforma da supervisão financeira ainda por fazer

Fazia parte do programa do Governo, foi iniciada há quase dois anos, mas desapareceu do radar. Finanças garantem que já foi discutida em Conselho de Ministros e foi enviada ao BCE
Mário Centeno

Reforço do euro para "lidar com futuras crises"

Mário Centeno sublinhou que "muito foi alcançado" desde a criação do euro, mas lembra que é necessário assegurar que "zona euro está bem preparada para lidar com futuras crises".
Mário Centeno

Centeno. "Portugal já não é tema no Eurogrupo"

115
Num balanço do seu primeiro ano no Eurogrupo, Centeno aplaude o facto de Portugal ter deixado de ser tema. "Apresentámos um caminho e foi seguido à risca": em outubro é altura de voltar a escolher.
Luís Marques Mendes

Protagonismo de Centeno é estratégia política

A economia arrefece, as pessoas "precisam de alguém em quem possam confiar" e Centeno "é o homem das contas certas", diz Marques Mendes. Sobre Miguel Macedo, diz podia ser líder do PSD se quisesse.
Mário Centeno

Professores. Solução será "responsável"

191
Numa entrevista à RTP1 focada sobretudo no prémio de ministro das Finanças do ano, Mário Centeno garantiu que o Governo terá postura de abertura nas negociações com os professores.
Mário Centeno

Centeno é "o ministro das Finanças do ano"

2.069
Quem o diz é a publicação The Banker, do Financial Times, apontando sobretudo o trabalho do ministro das Finanças português como presidente do Eurogrupo ao longo do último ano.
Défice

Marcelo: Em 2019 "pode até haver superavit"

426
Marcelo concorda com Centeno. Com um panorama "muito bom internacional em 2018", pode ser possível "rever em baixa os números do défice", e ter em 2019 não só défice zero como também superavit.
Despesa

Centeno diz que despesa com pessoal vai aumentar

233
O ministro das Finanças adiantou que que o Governo conseguiu a "mais significativa recuperação das condições laborais em mais de 15 anos".
Bloco de Esquerda

BE diz que Centeno deu mais informações à Alemanha

2.555
BE está furioso com Mário Centeno por ter dado informações ao parlamento alemão sobre o pagamento antecipado ao FMI que o parlamento português desconhece. Convocada conferência de imprensa "urgente".
António Costa

Costa elogia mandato de Centeno no Eurogrupo

121
António Costa saudou o "mandato muito concreto" de Mário Centeno como presidente do Eurogrupo e apela a que o ministro das finanças português trabalhe num orçamento para a convergência da zona euro.
Mário Centeno

Zona euro "mais bem equipada" para crise

Mário Centeno afirmou que a zona euro está mais bem equipada para lidar com uma futura crise, quando ela chegar, depois das reformas acordadas que exigiram "concessões de todos" os países.
Mário Centeno

Jornalistas estrangeiros elegem Centeno 

219
A Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal escolheu o ministro das Finanças, Mário Centeno, como personalidade do ano. No ano passado venceram os irmãos Luísa e Salvador Sobral.
Fundo Monetário Internacional

Portugal acaba de pagar ao FMI

1.002
O ministro das Finanças, Mário Centeno, anunciou esta tarde que Portugal faz o pagamento do total da dívida ao Fundo Monetário Internacional, com a liquidação de 4,7 mil milhões de euros.
Mário Centeno

Centeno quer debater euro durante as Europeias

Presidente do Eurogrupo quer que reforma da zona euro seja um dos assuntos centrais no debate das Europeias e pintou um cenário otimista, desvalorizando o travão da economia em 2018.
Mário Centeno

Centeno anuncia acordo sobre reforma da zona euro

Os ministros das Finanças da União Europeia chegaram a acordo sobre a reforma da zona euro, após 18h de negociações. De acordo com o presidente do Eurogrupo, o plano vai fortalecer o euro.
Eurogrupo

Centeno prevê debate "importantíssimo" para o euro

O presidente do Eurogrupo anteviu um "debate importantíssimo para a construção europeia" na reunião desta segunda-feira em Bruxelas, onde serão tomadas decisões para a reforma da zona euro.
Eurogrupo

Centeno lidera Eurogrupo "decisivo" para zona euro

O 'chumbo' do plano orçamental de Itália e a aprovação de um pacote alargado de medidas que permita fazer avançar o processo da reforma da zona euro são os pontos centrais da agenda.
Zona Euro

Centeno no Eurogrupo: Grécia e a reforma inacabada

Centeno assinala na próxima terça-feira um ano à frente do Eurogrupo. A sua grande conquista foi a saída da Grécia do programa de ajustamento e o seu principal desafio concluir reforma da zona Euro.
Governo

Centeno, "empolgado", celebra a dívida a crescer

2.755
Na sessão de perguntas dos cidadãos, em Braga, o ministro das Finanças tropeçou nas palavras e teve de ser corrigido pelo primeiro-ministro. Estava "empolgado" a ver "tudo a crescer", justificou.
Mário Centeno

Investimentos sustentáveis terão ganhos futuros

Para Centeno, os investimentos deverão assim ser orientados para tornar a economia "mais verde e sustentável", sendo o ambiente a sua dimensão mais visível.
António Costa

Viver uma Vida Simples, como já Salazar nos dizia

688
O «milagre económico» é como o «fim da austeridade» e a «redução da carga fiscal» – não existe. Portugal é pobre e está em vias de empobrecimento relativo.
Mário Centeno

Centeno. Orçamento revisto de Itália não melhorou

Num debate na comissão parlamentar de Assuntos Económicos e Monetários, Centeno recordou que o Eurogrupo já teve uma primeira discussão sobre o orçamento de Itália para o próximo ano.
Mário Centeno

Centeno recorda "euforia despesista" de 2002/2011

882
Mário Centeno diz que o período dos governos Barroso e Sócrates foi a causa dos défices excessivos. E alertou: o país tem que continuar a luta pelo "controlo da evolução das contas públicas".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)