Mário Centeno

Economia

PIB sobe com "gestão responsável", afirma Centeno

No segundo trimestre, a economia portuguesa cresceu 2,3% em termos homólogos e 0,5% em cadeia, acelerando face ao trimestre anterior, divulgou esta terça-feira o INE.
Orçamento do Estado

Fenprof critica declarações de Mário Centeno

O secretário-geral da Fenprof considerou inaceitável "e quase uma provocação" as declarações de Mário Centeno sobre o tempo de serviço dos professores e o seu impacto no Orçamento do Estado.
Dívida Pública

O que são as Green Bonds de que fala Centeno?

Portugal está a preparar-se para emitir dívida em moeda chinesa na China e está a estudar a possibilidade de avançar também com a emissão de Green Bonds, diz o ministro. Mas que dívida é esta?
Finanças

Centeno garante que dívida pública é sustentável

O ministro das Finanças, Mário Centeno, garantiu que a dívida pública é sustentável, mas considerou que há riscos e que, por isso, é necessário manter uma "política orçamental rigorosa".
Mário Centeno

Centeno garante reposição de rendimentos

O ministro das Finanças disse que os compromissos serão cumpridos, considerando que a poupança em juros permitiu criar margem para acomodar as medidas de reforço de rendimentos.
Orçamento do Estado

Défice mais que triplica devido a reembolsos

1.006
O défice mais que triplicou no final de maio, mas o Governo garante que se tratam de fatores temporários, como o reembolso do IVA e do IRS, que se irão dissipar nos meses que seguem.
Mário Centeno

"Final dos últimos resquícios da crise do euro"

O presidente do Eurogrupo considera que o acordo alcançado na madrugada de sexta-feira no Luxemburgo sobre o programa de assistência à Grécia marca "o final dos últimos resquícios da crise do euro".
Orçamento do Estado

"Geringonça" discute OE com olho nas eleições

Arranque difícil das reuniões. PM recebe BE esta terça-feira, numa reunião adiada e reagendada em poucas horas. Catarina Martins leva salários, energia, serviços públicos e pensões para o encontro.
Banca

Centeno acredita em acordo até final do mês

Mário Centeno defendeu a possibilidade de o acordo preliminar europeu sobre o fundo dos bancos ser concluído no final deste mês, um passo que "vai alterar a forma como os investidores avaliam o risco"
Economia

O que Centeno (não) diz sobre os méritos da retoma /premium

240
Mário Centeno escreveu um artigo num site especializado a contestar a contribuição da troika para a retoma em Portugal. Um resumo do que o ministro das Finanças diz (com anotações sobre o que não diz)
Finanças

Álvaro Santos Pereira elogia Mário Centeno

Ex-ministro da Economia considera que o atual responsável das Finanças não tem aplicado uma "política despesista" e que o caminho seguido nos últimos dois anos, de redução da dívida, deve "continuar".
Novo Banco

Estado no Novo Banco? Foi para afastar liquidação

217
Centeno confirma que Estado pode ser chamado a meter mais capital no Novo Banco. É o "pior dos piores cenários" e foi assumido para preservar estabilidade financeira e afastar liquidação.
Orçamento do Estado

Governo tem cativados mais de mil milhões de euros

Na primeira vez que o Governo mostra as cativações no decorrer do ano, havia pelo menos 1043,9 milhões de euros ainda cativos em março. Valores não incluem cativações adicionais criadas em maio.
Terceiro resgate à Grécia

Conclusão do resgate à Grécia decidido em junho

O fórum de ministros das Finanças da zona euro tomará em junho todas as decisões necessárias para a conclusão bem-sucedida do programa de assistência à Grécia em agosto.
Zona Euro

Centeno confia no novo Governo italiano

O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, disse acreditar que a entrada em funções do novo Governo italiano, assumidamente "antissistema", não irá atrasar o processo de reforma da zona euro.
Mário Centeno

Santa Maria: falta de enfermeiros é "transitória"

Ministro das Finanças garante que a falta de enfermeiros no Hospital Santa Maria, em Lisboa, é uma "questão transitória" e que não estão sinalizadas situações de urgência nos pedidos de substituição.
Impostos

Centeno mantém prémio máximo ao Fisco

O ministro das Finanças, Mário Centeno, manteve o prémio de produtividade máximo aos funcionários do Fisco, transferindo para o Fundo de Estabilização Tributária 5% das receitas da cobrança coerciva.
Congresso do PS

Entre Mário Centeno e Pedro Nuno Santos /premium

198
Se há muitos no PS que andaram a assinar manifestos, também há quem não tenha empatado o prestígio nessas actividades. Qual dos lados vai ganhar o partido será decisivo para o voto de pessoas como eu.
Orçamento do Estado

Será mais difícil contratar nas empresas públicas

Novas regras criadas pelo Governo exigem que as entradas nos quadros das empresas públicas só possam ser feitas com uma análise custo-benefício integrada nos planos de atividades e orçamentos anuais.
ADSE

ADSE passa a verificar facturas junto do fisco

322
Decreto de lei de execução orçamental define que o sistema de saúde dos funcionários públicos passe a fazer maior cruzamento de informações e a apertar o controlo a facturas apresentadas.
Ensaios do Observador

PE: a mesma estratégia de 2015, uma nova tática /premium

A estratégia orçamental de Mário Centeno é sustentável? E quais as verdadeiras diferenças em relação de Maria Luís Albuquerque no anterior governo? Respostas (e algumas revelações) neste ensaio.
Cabo Verde

Cabo Verde. CGD no fundo soberano em análise

O Governo português já está a analisar a proposta apresentada pelo executivo cabo-verdiano com vista à entrada da Caixa Geral de Depósitos no Fundo Soberano de Cabo Verde.
Finanças Públicas

O grande encentenador

Centeno conseguiu resolver os problemas da geringonça e os da Europa, mas sem qualquer contribuição para resolver o problema nacional. Merece ser Presidente do Eurogrupo, mas não ministro das Finanças
Yanis Varoufakis

Varoufakis: nada mudou com Centeno no Eurogrupo

240
O antigo ministro das Finanças grego acredita que a influência alemã continua a ditar as decisões na Europa. E defende que foi a Grécia que abriu o caminho ao governo de esquerda em Portugal.
Finanças Públicas

O défice público ainda é um problema

Todos, em especial os socialistas, devem estar gratos a Costa e Centeno pelo controlo das contas públicas. Em 2017 foi por um triz que não nos vimos embrulhados no procedimento por défices excessivos
Parlamento

Centeno garante que "metas não mudaram" - como aconteceu

Os ministros das Finanças e do Planeamento estiveram esta terça-feira no Parlamento para debater o Programa de Estabilidade. PCP e BE queixaram-se das metas, direita acusou-os de engolir sapos.
Bloco de Esquerda

Mortágua atira a gestão "errada" de Centeno

416
A deputada do Bloco de Esquerda considera que o ministro das Finanças está a violar o que acordou com o BE em outubro passado e desconfia que Centeno quer chegar a défice 0% já este ano.
Mário Centeno

Euro. Mário Centeno deixa alerta

Mário Centeno alertou esta quinta-feira que se a janela de oportunidade não for usada a credibilidade política europeia ficará em risco e os receios sobre as vulnerabilidades do euro podem voltar.
Mário Centeno

"Temos de estar disponíveis" para ajudar Montepio

472
Ministro das Finanças assume que Novo Banco pode precisar de nova injeção de capital e que o Montepio pode exigir o apoio do Estado. Reforma da supervisão financeira? "A trabalhar nisso ativamente."
Fact Check

PS conseguiu maior redução da dívida em 20 anos?

O primeiro-ministro garantiu que o Governo conseguiu a maior redução da dívida pública dos últimos 20 anos. Apesar de ter conseguido reduzir o peso da dívida no PIB, há outros dados a ter em conta.
Orçamento do Estado

Aumentos "dependem menos de mim do que imaginam"

Em entrevista ao Negócios, o ministro das Finanças volta a não se comprometer com um aumento (ou não) dos salários da Função Pública -- até porque, diz Centeno, ele não é mais do que um "coordenador".
Mário Centeno

Aumentos no público? Centeno nunca diz nunca

567
Mário Centeno nunca diz nunca e não exclui, portanto, que possa haver aumentos na Função Pública em 2019. Mas alerta que a carga fiscal não pode baixar sem se atingir o equilíbrio nas contas públicas.
Governo

Mário Centeno não é um problema para a Geringonça

107
As ameaças do Bloco e do PCP sobre o Orçamento para 2019 devem ser ser vistas como aqueles caniches que costumamos encontrar na rua: ladram muito mas têm sempre medo de morder.
Mário Centeno

Centeno quer impressionar Bruxelas, ser comissário

Marques Mendes diz que Centeno quer ser "comissário europeu ou vice-presidente da Comissão Europeia" e por isso fez um programa de estabilidade para reduzir défice. "Quer impressionar Bruxelas."
Finanças Públicas

O Bloco transformou Centeno no novo Vítor Gaspar

168
As funções europeias de Centeno revelaram o seu real pensamento: ele está muito mais próximo de Vítor Gaspar do que da escola de Louçã que manda no Bloco. Não há ninguém nas esquerdas que não o saiba.
Programa de Estabilidade

Centeno: Do rigor no défice às promessas para 2021

Centeno apresentou o Programa de Estabilidade com uma mensagem de rigor para a esquerda, mas também com promessas para lá das eleições, como a descida no IRS para 2021 -- prometida desde 2015.
Programa de Estabilidade

Governo promete cortar 200 milhões de IRS em 2021 - como aconteceu

Ministro das Finanças apresenta o Programa de Estabilidade 2018-2022 e no documento promete uma nova redução de impostos, mas só na próxima legislatura. Acompanhe a conferência de imprensa ao minuto.
Programa de Estabilidade

Centeno apresenta esta sexta Programa Estabilidade

Mário Centeno apresenta esta sexta-feira à imprensa, pelas 19h30, o Programa de Estabilidade 2018-2022, aprovado em Conselho de Ministros na quinta-feira.
Finanças Públicas

Centeno construiu um castelo de cartas

Mário Centeno sabe que os esforços realizados produziram frutos, mas que não resultaram de qualquer reforma estrutural. As finanças públicas estão melhores, mas o acréscimo de saúde não é robusto.
Programa de Estabilidade

Lista de investimentos para acalmar a esquerda

Programa de Estabilidade terá lista de investimentos, com compromisso de montantes e calendário para execução. Em causa estão áreas sociais mais afetadas pelos cortes, como a saúde.
Finanças Públicas

Abriu a caça a Centeno

1.348
O ministro das Finanças está transformado num alvo. Centeno é vítima do sucesso que lhe foi permitido pela esquerda mas que, sem o faz de conta, é insuportável para a esquerda.
Serviço Nacional de Saúde

Centeno não tem "nenhuma humanidade" para a Saúde

713
Assunção Cristas acusou o ministro das Finanças de não ter humanidade nem sensibilidade para os temas da Saúde e assegurou que o CDS vai continuar a ter forte ação política nesse campo.
Pensões

Pensões. BE acusa Governo de “rasgar compromissos"

180
Os socialistas juntaram-se a PSD e a CDS para chumbar o fim das penalizações nas longas carreiras contributivas. Bloco acusou o Governo de "rasgar compromissos" e criticou "imposições de Centeno".
Saúde

Mário Centeno vai explicar problemas na Saúde

Audição ao ministro Mário Centeno já tinha sido pedida pelo grupo parlamentar do PSD há um mês. Atendimento pediátrico no Hospital de S. João é um dos temas centrais.
Assunção Cristas

Cristas acusa Centeno de falta de ambição

159
Depois de Mário Centeno ter escrito um artigo de opinião, publicado pelo Público, em que enumera os resultados positivos da economia portuguesa, Cristas disse que o ministro é pouco ambicioso.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo questiona "sucesso" de Centeno

Depois de Centeno ter escrito um artigo de opinião, Jerónimo de Sousa questionou o "sucesso" reclamado pelo ministro em termos económicos sem haver aumentos de salários.
Programa de Estabilidade

Parceiros reúnem-se com Centeno e Vieira da Silva

Parceiros sociais reúnem-se com Mário Centeno e Vieira da Silva em Concertação Social às 15h30. Vão discutir o Programa de Estabilidade 2018-2021 e "outros assuntos".
Mário Centeno

Não, não somos todos Mário Centeno

5.119
A carga fiscal em 2017 foi a mais elevada dos últimos 22 anos: 37% de toda a riqueza criada em Portugal. Não há forma de Mário Centeno nos iludir sobre estes números, diz José Manuel Fernandes.
Impostos

No país dos seis minutos e 47 segundos

258
Como é que um governo sem estratégia faz? Cobra impostos. Cada vez mais. Se Centeno fosse um operativo de um qualquer serviço de informações no universo “fleminguiano”, chamar-se-ia: Tax. Mo(o)re Tax!
Novo Banco

Novo Banco. Centeno sem informação suficiente 

Ministro das Finanças não tem ainda a informação suficiente para explicar as perdas do Novo Banco em 2017. Centeno afirma que é preciso determinar a razão de ser da necessidade de mais capital.
Mário Centeno

Centeno é "força de bloqueio" da despesa na saúde 

130
Centeno e o ministério que dirige foram chamados de "força de bloqueio" das despesas na saúde pela deputada do Bloco de Esquerda. Ministro responde que é o custo de ter reputação de país cumpridor.
Governo

Os porquinhos mealheiros que Centeno nunca terá

237
O ministro das Finanças gostava de ser venerado como Hans Eichel. Mas, ao contrário do seu colega alemão que foi um reformista, Centeno faz parte de um Governo que só faz navegação à vista.
Finanças Públicas

O país está doente? Mas as contas estão saudáveis

118
O défice público, descontado o efeito dos apoios à Caixa, baixou para 0,9%? Óptimo. O feito de Mário Centeno corresponde a um processo duradouro de consolidação orçamental? Veremos.
Administração Pública

Centeno dissolve direção dos Serviços Partilhados

O ministro das Finanças dissolveu a direção da Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública liderada por Jaime Quesado, para "imprimir nova orientação à gestão do instituto público".
Finanças

Banca já custou 17 mil milhões a contribuintes

1.051
Entre apoios a bancos como o BPN e o BES e, mais recentemente, a recapitalização da CGD, o Estado já providenciou ajudas financeiras na ordem dos 17 mil milhões de euros em dez anos.
Défice

Decisão do Eurostat de incluir Caixa está errada

641
O ministro das Finanças ataca a posição do órgão estatístico europeu que obrigou a incluir a recapitalização da Caixa no défice de 2017. Está errada e contraria a decisão da Comissão e os tratados.
Enfermeiros

Enfermeiros. Sindicato quer reunião com ministros

O Sindicato dos Enfermeiros quer reunir com os ministros das Finanças e da Saúde para discutir um plano de contratação de profissionais e para resolver o pagamento das horas extraordinárias em dívida.
Eurogrupo

Centeno espera que líderes reforcem mandato

O líder do Eurogrupo espera que os chefes de Estado e Governo possam corroborar e acentuar o mandato para que o aprofundamento da União Económica e Monetária esteja concluído "o mais cedo possível".
Conselho Europeu

António Costa e Mário Centeno em Bruxelas

Líderes europeus, entre os quais António Costa, reúnem-se entre quinta-feira e sexta-feira, em Bruxelas, na "cimeira da primavera", onde também estará presente Mário Centeno.
Política

Centeno pediu bilhetes para o Benfica-Nápoles

633
O ministro das Finanças pediu bilhetes ao clube da Luz para assistir ao jogo Benfica-Nápoles, em dezembro de 2016. Gabinete de Centeno insiste na necessidade de garantir segurança pessoal de ministro.
Agências de Rating

Governo mantém política orçamental, diz Ministério

A agência Standard & Poor's manteve a nota de Portugal em BBB-, a nota mínima do escalão de investimento, com perspetiva estável. Governo garante que nota não influenciará gestão das contas públicas.
Mário Centeno

"Ambição é coisa que não falta", diz Centeno

O ministro das Finanças assegurou que "ambição é coisa que não falta" ao Governo e que assim vai continuar para o país conseguir responder aos desafios europeus.
Comissão Europeia

Bruxelas pede plano ambicioso para dívida e banca

Comissão Europeia escreveu a Mário Centeno a dizer onde existem desequilíbrios na economia: dívida privada e pública, crédito malparado e produtividade. E pede plano de reformas ambicioso e detalhado.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)