269kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Mário Centeno

Banco de Portugal

Cresce almofada financeira de famílias portuguesas

A poupança acumulada pelas famílias entre 2020 e 2023 deverá ultrapassar em 17,5 mil milhões de euros o valor estimado pelo Banco de Portugal antes da pandemia.
Banco de Portugal

Pandemia está pior? Centeno vê economia bem melhor /premium

No dia em que Portugal registou mais 1.350 casos de Covid-19, Mário Centeno admitiu riscos de "retrocesso" mas mostrou-se muito mais otimista sobre a retoma. PIB vai crescer 4,8% em 2021, prevê o BdP.
Banco de Portugal

Centeno. Mudanças na lei laboral podem prejudicar

Mário Centeno diz, após o BdP rever em alta as previsões de crescimento, que não irá "beneficiar a recuperação" se houver mudanças na lei laboral. E pede "redução gradual" dos impostos no país
Banco de Portugal

Economia vai crescer muito mais que previsto: 4,8% /premium

757
Banco de Portugal reviu em forte alta as projeções de crescimento económico para este ano e para os próximos. Se em março se antevia um crescimento de 3,9% em 2021, agora prevê-se um aumento de 4,8%.
Fact Check

Obrigações sénior do BES subiram juros da dívida?

Mário Centeno apontou a retransmissão de obrigações sénior ao BES em finais de 2015 como causadora da subida dos juros da dívida portuguesa em 2016. Mas não contou a história toda.
Novo Banco

Centeno. 6 horas de audição em modo Omo Lava Tudo /premium

636
Atacou as decisões do Governo de Passos Coelho no BES e elogiou a "sua" venda do Novo Banco. Recusou incompatibilidades e deu lições de banca aos deputados. As seis horas da audição de Mário Centeno.
Comentário

"Mário Centeno parece ministro e não Governador"

Ouvido na Comissão de Inquérito ao Novo Banco, o Governador do Banco de Portugal centrou-se na resolução do BES, em 2014, e não na venda do Novo Banco. A análise do editor de Economia, Nuno Vinha.
Banco de Portugal

Crédito em moratória desceu um pouco em fevereiro

O montante global de empréstimos abrangidos por moratórias no final de fevereiro era de 45,6 mil milhões de euros, menos 0,1 mil milhões do que em janeiro, informa o Banco de Portugal.
Banco de Portugal

Um terço do crédito a empresas está em moratória

Banco de Portugal divulga dados atualizados sobre crédito em moratória, que mostram que 33% do crédito empresarial está em moratória. 8,4 mil milhões de euros são relativos a setores mais vulneráveis.
Coronavírus

Centeno: "Estamos muito longe de vencer a crise"

529
Mário Centeno diz que a Europa está "muito longe" de estar "fora de perigo" e lamenta que fundos europeus "estão a demorar mais do que o desejável". Moratórias não geram grande preocupação.
Coronavírus

BdP. Audição de Centeno aprovada por unanimidade

Foi aprovado, por unanimidade, o requerimento do Bloco de Esquerda para uma audição urgente do governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, sobre as moratórias bancárias.
Governo

A austeridade sorrateira ou o colapso Português /premium

180
Sabem como é que chegamos a um estado de obsolescência total? Um artigo académico de leitura obrigatória dá-nos uma ideia fiel até onde o Governo do Dr. Costa, do Sr. César e do Dr. Centeno nos levou
Mário Centeno

Instituições estão "confiantes" sobre Portugal 

Mário Centeno disse que as instituições económicas internacionais "estão confiantes no médio prazo" sobre a economia do país. "Foram surpreendidas com uma queda da atividade menor" do que esperavam.
Coronavírus

Moratórias "têm de ser adaptadas" à crise 

O governador do Banco de Portugal considera que as moratórias de crédito "têm que ser adaptadas" em função dos diferentes momentos da pandemia.
Mário Centeno

Centeno. "Bancos aguentam moratórias mais um ano"

435
Na primeira grande entrevista desde que saiu das Finanças para o Banco de Portugal, Centeno desvalorizou as moratórias. Novo Banco? Não representa um problema para a estabilidade financeira, disse.
Banco de Portugal

Mário Centeno é acionista do Benfica e Galp

2941
Antigo ministro das Finanças e atual governador do Banco de Portugal tem ainda ações na Pharol (antiga PT), NOS, REN, Navigator e ainda Martifer. Regulador garante que tudo foi validado.
Mário Centeno

Centeno. Novo Banco não deve dar bónus a gestores /premium

“Os bancos têm de preservar o capital. E esta medida (atribuição de bónus) tem impacto negativo no capital dos bancos. Não vemos como adequada esta prática em 2020″, diz Centeno.
Novo Banco

Novo Banco: Centeno vai ser ouvido 

Mário Centeno vai ser ouvido na comissão de orçamento e finanças da Assembleia da República esta terça-feira. Em cima da mesa estará o Novo Banco.
Mário Centeno

2020: Mário Centeno não cumpre "período de nojo"

Mário Centeno passa de ministro das finanças a governador sem cumprir "período de nojo" proposto pelo PAN. Aplicado a quem tenha desempenhado entre outras, funções no Governo.
Mário Centeno

Centeno continua a "ajustar contas" com PSD-CDS

109
Tal como fazia quando era ministro das Finanças, Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, destaca nos seus discursos aquilo que foi feito para reforçar a banca depois do "final de 2015".
Comentário

"Marcelo mostra-se insatisfeito com o parlamento"

Marcelo lamenta que alterações à lei orgânica do Banco de Portugal tenham ficado "aquém das expectativas". Rita Tavares, jornalista de política do Observador, fala em declarações "com muita força".
Mário Centeno

País deve preparar-se para recuperação da pandemia

Mário Centeno disse acreditar que o dia em que se inicia a eliminação na crise pandémica está muito próximo e apelou, por isso, à preparação do país.
Fact Check

Lei impedia Centeno de ir para Banco de Portugal?

Publicação viral do Facebook diz erradamente que lei impedia Mário Centeno de ir para o Banco de Portugal e sugere que o Governo afastou o presidente do TdC à margem da lei, o que é falso.
Banco de Portugal

"Empresas inviáveis não devem receber apoios"

2688
Governador do Banco de Portugal alerta para os riscos de se avançar para uma retirada prematura das medidas de apoio, como as moratórias, mas avisa que prolongar apoios em demasia também tem riscos.
Banco de Portugal

Centeno pede utilização "sensata" da "bazuca"

150
Governador do Banco de Portugal foi ao FMI dizer que só investimentos produtivos irão assegurar que a dívida em que os estados estão a incorrer não se transforma numa nova crise financeira.
Mário Centeno

Mário Centeno vai dar aulas na Nova de Lisboa

162
O ex-ministro das Finanças será responsável pela disciplina de Análise Económica integrada na licenciatura de Gestão de Informação na Nova Information Management School. A primeira aula é sexta-feira.
Presidente da República

Presidente da República recebeu Mário Centeno

Marcelo recebeu esta tarde o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, a pedido deste. A informação, divulgada pela Presidência da República, não especifica os assuntos na agenda deste encontro.
Novo Banco

Banco de Portugal sai em defesa do Novo Banco

805
Em resposta a requerimento do BE, supervisor liderado por Mário Centeno sublinha que as vendas do Novo Banco "foram realizadas em condições adequadas de mercado".
Mário Centeno

Centeno recusou o que o governo de Centeno pediu /premium

1776
Dias depois de Mário Centeno ter tomado posse como governador, BE pediu acesso à auditoria sobre resolução do BES. Governo (com Centeno) já tinha reconhecido importância. Mas Centeno recusou.
Banco de Portugal

A primeira vida de Centeno no Banco de Portugal /premium

Na primeira "encarnação" no Banco de Portugal fez alianças, ganhou "ódios viscerais" e é acusado pelos críticos de "criar ruído" junto da troika. Falámos com quem seguiu de perto o seu percurso.
Entrevista

"Governo chamou-me 4 vezes para falar do Montepio" /premium

158
João Costa Pinto prefere não "fulanizar" mas percebe-se, em entrevista, que fala sobretudo do ex-ministro das Finanças. Governo (e Centeno) têm evitado falar do Montepio, mas a preocupação é real.
Lesados do BES

Lesados do BES com esperança em Centeno 

A Associação Lesados do Sistema Bancário espera que "Mário Centeno não siga a mesma política do antigo governador do BdP" e tem esperança que o ex-ministro das Finanças possa desbloquear o processo.
BCE

BCE não se opõe a projeto que travaria Centeno

Projeto que impede políticos com responsabilidade de serem nomeados não entra conflito com a independência do Banco de Portugal. BCE sugere ao Parlamento que clarifique critério de incompatibilidade.
Mário Centeno

Mário Centeno aponta quatro desafios estratégicos 

Mário Centeno apontou na sua tomada de posse como governador do Banco de Portugal os quatro desafios estratégicos que a instituição enfrenta e afirmou que a "independência se exerce pela ação".
Mário Centeno

Mário Centeno inicia funções no Banco de Portugal

Mário Centeno inicia esta segunda-feira funções como governador do Banco de Portugal (BdP), depois de ter sido aprovada a sua nomeação para o cargo na quinta-feira.
Mário Centeno

O novo Banco de Portugal /premium

Centeno será a partir de hoje o novo governador do Banco de Portugal, um mês depois de deixar o Governo. O melhor que se lhe pode desejar é que tenha um mandato sem os problemas do seu antecessor.
Banco de Portugal

BdP. Álvaro Almeida justifica voto contra Centeno

Álvaro Almeida justificou voto contra o relatório da audição de Mário Centeno por considerar que o ex-ministro "não tem condições para exercer de forma independente" funções no BdP.
Mário Centeno

BdP. Aprovado relatório da audição de Centeno

O relatório, votado esta quarta-feira na Comissão de Economia e Finanças, teve os votos contra do CDS-PP, Bloco de Esquerda, Iniciativa Liberal, PAN e do deputado do PSD Álvaro Almeida.
Iniciativa Liberal

BdP. Providência cautelar da IL rejeitada

572
Tribunal rejeitou providência cautelar da IL para travar a nomeação de Centeno para governador do BdP. IL reage perguntando "a quem pode um cidadão recorrer se considerar um ato político ilegal"
Eurogrupo

Eurogrupo. Calviño invoca Portugal na derrota

367
A ministra espanhola garante que houve colegas do Eurogrupo que não cumpriram a promessa. E entre as desvantagens da sua candidatura salienta que estava muito fresca a presidência portuguesa.
Eurogrupo

Centeno não tem dúvidas quanto a Donohoe

Mário Centeno disse não ter dúvidas de que o seu sucessor, Paschal Donohoe, vai ser um "excelente" líder do fórum de ministros das Finanças da zona euro. Donohoe bateu a espanhola Nadia Calviño.
Eurogrupo

Donohoe quer continuidade ao trabalho de Centeno

O novo presidente do Eurogrupo, o irlandês Paschal Donohoe, disse que fará o seu melhor para dar continuidade ao "grande trabalho" de Mário Centeno. Salientou que Centeno tornou o euro mais forte.
Eurogrupo

Costa elogia Centeno e felicita Pascal Donohoe

António Costa, saudou "calorosamente" o mandato do seu ex-ministro das Finanças Mário Centeno na presidência do Eurogrupo e felicitou a eleição para este cargo do irlandês Paschal Donohoe.
Eurogrupo

Ministro irlandês sucede a Centeno no Eurogrupo

184
Os ministros das Finanças do Euro escolheram o irlandês Paschal Donohoe para próximo presidente do Eurogrupo. Calviño contava com apoio do eixo franco-alemão, mas não será a primeira mulher no cargo.
Resposta Pronta

Centeno. Governo vai invocar "interesse público"

363
Pedro Melo, advogado de direito administrativo, assinala que providência cautelar da Iniciativa Liberal suspende nomeação de Mário Centeno temporariamente, apenas até que Governo fundamente decisão.
Mário Centeno

Centeno puxa dos galões e rejeita engulhos /premium

1137
Ex-ministro leu declaração inicial a velocidade supersónica, como quem tem pressa de ser nomeado governador. E garante que não tem conflito de interesses na candidatura ao Banco de Portugal.
Iniciativa Liberal

IL abre providência cautelar contra Centeno no BdP

4595
João Cotrim de Figueiredo anunciou intenção de interpor providência cautelar contra nomeação de Mário Centeno e explicou, aos jornalistas, que quer saber que "negociatas" houve no parlamento.
Mário Centeno

Audição de Mário Centeno é esta quarta-feira

A audição de Mário Centeno é obrigatória antes de ser nomeado governador do banco central. A sua saída foi criticada por quadrantes políticos por ter sido em plena pandemia.
Coronavírus

Centeno: não apliquem cegamente regras orçamentais

O ainda presidente do Eurogrupo defende que os governos da UE deveriam aproveitar para repensar atuais regras que limitam a dívida e o défice na UE, evitando reaplicá-las "cegamente".
Vichyssoise

Joaquim Sarmento: "Não sou o Centeno de ninguém" /premium

Aquele a quem Rio chamou de "Centeno do PSD" diz que processo da TAP foi "extremamente opaco" e que seria interessante ver "custos e benefícios" da insolvência seguida de abertura com outro nome.
Banco de Portugal

Uma lei ad nauseam

O que deveria estar em causa não é Mário Centeno, mas a independência e o funcionamento salutar de uma instituição relevante, que supervisiona os vasos comunicantes do dinheiro para a economia.
Execução Orçamental

Défice até maio multiplica por cinco face a 2019

464
As contas públicas ficaram negativas em 3,2 mil milhões de euros nos primeiros cinco meses do ano. Mas podia ser pior, porque o Estado reembolsou menos 1.300 milhões de euros em IRS
Banco de Portugal

BdP. CDS quer audição de Centeno depois de regras

O CDS-PP requereu que a audição parlamentar obrigatória de Mário Centeno só decorra após o final do processo legislativo sobre as novas regras para o banco central.
Banco de Portugal

Bloco ataca escolha de Centeno 

Mário Centeno não é a pessoa indicada para ser governador do Banco de Portugal, insistiu o Bloco de Esquerda, apontando uma súbita "mudança radical" no PSD.
Banco de Portugal

PEV: Centeno deve credibilizar supervisão bancária

O PEV afirmou esperar que Mário Centeno consiga credibilizar a supervisão bancária e dar transparência à banca. Em causa está a proposta de designação de Mário Centeno como governador do BdP.
Banco de Portugal

BdP. PAN acusa Governo de "teimosia"

PAN considera que a indicação de Mário Centeno para governador do Banco de Portugal foi um sinal de "teimosia" por parte do Governo, ao contrariar "o sentimento geral do parlamento".
Mário Centeno

CDS acusa Governo de "viciar o sistema" 

986
O presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, acusou esta sexta-feira, o Governo de viciar o sistema no processo de nomeação de Mário Centeno para governador do Banco de Portugal.
Eurogrupo

Mário Centeno saúda candidatos ao Eurogrupo

O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, considerou que os ministros das Finanças da Irlanda e Luxemburgo, bem como a ministra da Economia de Espanha são "excelente" grupo de candidatos.
Banco de Portugal

Costa já indicou Centeno para governador

2010
Anúncio e contacto com os partidos está feito, por telefone, e Governo quer que Mário Centeno seja ouvido no Parlamento antes das férias parlamentares. BCE atrasa votação de novo regime de nomeações.
Banco de Portugal

PCP relativiza escolha de Mário Centeno para BdP

Para o PCP, o Governo do PS e o antigo ministro das Finanças têm uma posição conhecida para que "se mantenha" um BdP que "não passa de uma sucursal" do BCE e da União Europeia.
Mário Centeno

PSD não vai travar Centeno como governador

1022
PSD admite que nomeação é "legal", embora levante "problema sério de incompatibilidade". Morais Sarmento diz que PSD não vai travar escolha, pois é contra "leis ad hominem". Centeno será governador.
Mário Centeno

O país das minhocas

163
O Primeiro-Ministro e o Presidente da República não cessam de elogiar Centeno, procurando normalizar o que é, sem dúvida, um arranjo insólito e de mau gosto. Que poder misterioso tem Centeno?
Banco de Portugal

PAN sem maioria para travar ex-ministros no BdP

A esquerda demarcou-se da intenção do PAN de estabelecer um período de nojo entre o exercício de funções governativas nas Finanças e o desempenho do cargo de governador do Banco de Portugal.
Banco de Portugal

Deputados vão votar lei a tempo de travar Centeno

478
Comissão de orçamento e finanças aprovou, com voto contra do PS, calendário para votar lei que muda nomeação do governador do Banco de Portugal tempo de travar Centeno. Mas aprovação não é garantida.
Governo

Mário Centeno é a nova Whoopi Goldberg /premium

Também a estátua do Gil, a mascote da Expo 98, foi vandalizada. Mas o problema não eram os opressores homens brancos? Ou de agora em diante também vão tirar desforço das inofensivas criancinhas azuis?
Banco de Portugal

Ninguém quer Centeno, mas BE não vai travar /premium

349
Ninguém quer Centeno como governador do Banco de Portugal (já), mas esquerda não se vai juntar ao PAN nem à direita para travar nomeação através de lei "à pressa". PR teria 20 dias para promulgar.
Café Europa

35 anos de Europa e 2 de Mário Centeno

Quase ninguém notou mas a Polónia invadiu a República Checa. Somos europeus há 35 anos e para o ano presidimos à UE. Mas não mandamos. E Padre António Vieira, esse grande europeu.
Banco de Portugal

BdP. Centeno é "hipótese" e tem "condições" /premium

370
Ministro 'morto', ministro posto. Centeno sai da posse do seu sucessor já apontado pelo próprio primeiro-ministro para governador de Banco de Portugal. E defendido quanto à compatibilidade com cargo.
Finanças

João Leão. Nervos e o mantra das contas certas /premium

Muitos nervos e um papelinho a servir de cábula. João Leão tomou posse como novo ministro das Finanças e voltou à ideia das "contas certas" para "repor rendimentos". E lançou Centeno para o BdP.
Governo

O que sabe Centeno sobre Costa que não saibamos? /premium

278
É digno de registo que Centeno ponha em causa a autoridade de Costa de forma pública e notória e ainda seja premiado com o lugar de governador do Banco de Portugal. O que saberá o ex-ministro?
Ministério das Finanças

Centeno, Costa e o Banco de Portugal /premium

185
Vamos viver uma crise sem precedentes. Por cá não temos dinheiro para um plano de recuperação. Soma-se o inédito processo de saída do ministro das Finanças que quer ser governador do Banco de Portugal
Luís Marques Mendes

Marques Mendes. Governo intimidou deputados /premium

142
Marques Mendes diz que o Governo enviou um parecer para os deputados não poderem diminuir ou aumentar despesas ao orçamento suplementar. "É intimidação", acusa. Saída de Centeno é "irresponsável".
Ministro das Finanças

Eu não dou para o peditório de São Mário Centeno /premium

2255
O Portugal poucochinho, conformado e acomodado, tece por estes dias loas a São Mário Centeno. Mas quem defendia “contas certas” quando isso ainda era impopular sabe que faltou o essencial: crescimento
Governo

Centeno e a fatia de Leão

512
Não creio que seja o melhor Ministro das Finanças de sempre, nem há números ou factos que o comprovem. E não acredito que tenha condições para exercer as funções de Governador do Banco de Portugal.
Mário Centeno

"Qualquer economista gostaria de ir para o BdP" /premium

Mário Centeno repetiu, numa entrevista à RTP, que sai no "fim de um ciclo" no Eurogrupo e piscou o olho ao cargo de governador do Banco de Portugal: "qualquer economista gostaria de ir".
Eurogrupo

Centeno. "Todas as coisas boas chegam ao fim"

124
O ainda ministro das Finanças português despediu-se dos colegas do Eurogrupo, que presidiu durante dois anos e meio. Na reunião de julho haverá "um 'grand finale'" garantiu Centeno.
Mário Centeno

Mário Centeno começa despedidas da Europa

Depois de abandonar o ministério das Finanças, a liderança do Eurogrupo termina a 13 de julho e a reunião desta quinta-feira serve já para lançar a sucessão. Da ascensão meteórica à decisão de sair.
Eurogrupo

Os candidatos (e a candidata) a suceder a Centeno /premium

A não-recandidatura de Mário Centeno à liderança do Eurogrupo coincide com um momento de "crise existencial" para o organismo. Estes são os três prováveis candidatos à sucessão do português.
Orçamento do Estado

Os 5 principais anúncios do Orçamento Suplementar /premium

Dos 5,2 mil milhões a voar da receita fiscal ao impacto do Plano de Estabilização Económica, financiado em grande parte pela Europa, os números acabam com um défice de 6,3% e um dívida de 134,4%.
Orçamento do Estado

Centeno não será deputado

Centeno não quis explicar o timing da saída, dizendo apenas que se trata de uma “transição tranquila de um governo que se preparou na legislativa anterior e nesta para governar”.
Orçamento do Estado

Um ministro atirado aos leões (mas só na economia) /premium

Não haverá outro exemplo de um ministro das Finanças que recebe a pasta num momento tão difícil e imprevisível na economia. Mas João Leão deverá ser, pelo menos para já, poupado ao combate político.
Conselho de Ministros

Suplementar aprovado, mas ofuscado por Centeno

Primeiros diplomas do Plano de Estabilização aprovados, data de entrega dos Orçamentos antecipada para 10 de outubro."Novidades" do Conselho de Ministros que acabaram ofuscadas pela saída de Centeno.
Ministro das Finanças

Costa agradece a Centeno, Leão é "continuidade" /premium

Agradecendo a "capacidade de trabalho" e o "espírito de equipa" a Centeno, Costa passou o testemunho (oficializado na segunda-feira) a João Leão, que é quem "maiores garantias dá de continuidade".
Banco de Portugal

Aprovado "período de nojo" para ir para o BdP

118
Mário Centeno vai deixar de ser ministro das Finanças. Deputados notam a ironia de isto acontecer quando aprovam diploma para o impedir de transitar diretamente para o Banco de Portugal.
Atualidade

Sai Centeno, entra Leão, Costa afirma continuidade

Primeiro-ministro agradece "dedicação" de Mário Centeno e garante "continuidade" com João Leão. A passagem de testemunho fez-se no final do Conselho de Ministros, com abraços prometidos para depois.
Comentário

Clima entre Centeno e Governo "estava estragado"

Saída de Mário Centeno "não é inocente". Ouça aqui o comentário de José Manuel Fernandes, Publisher do Observador, à remodelação do Governo.
Finanças

Reações. Leão é "jogador de equipa", diz Medina

Uma das primeiras reações a João Leão veio de Santos Pereira, antigo ministro da Economia do Governo PSD-CDS, que o considera uma "excelente escolha". Medina diz que "nunca procura holofotes".
Governo

Centeno sai e entra João Leão para as Finanças

1855
Está feita a troca que era esperada, logo no dia em que está aprovado o Orçamento Suplementar. João Leão é o novo ministro das Finanças e entra dia 15. Mourinho Félix e Álvaro Novo também saem.
Eurogrupo

Centeno põe fim a tabu sobre recandidatura

181
O presidente do Eurogrupo vai aproveitar a reunião do Eurogrupo agendada para 11 de junho, que será uma vez mais celebrada por videoconferência, para anunciar se é ou não candidato a um novo mandato.
IRS

A hipocrisia do atraso de reembolso do IRS

870
Dr. Mário Centeno, está na altura de pensar nos portugueses não como um mero instrumento macroeconómico, mas sim como pessoas que necessitam de receber o que delas é de direito: o reembolso do IRS.
Sondagens

Mais de 50% das pessoas querem Centeno no governo

476
Mais de 50% dos portugueses querem que Mário Centeno continue como ministro de Estado e das Finanças, segundo um estudo de opinião.
Economia

Siza Vieira recusa suceder a Centeno nas Finanças /premium

Ministro da Economia diz que está "empenhado" em ser o "o coordenador da política económica do Governo". Programa de Estabilização Económica e Social implica despesa de 5 mil milhões.
Fundos Comunitários

"Bazuca" da UE tem "hipóteses" de passar como está /premium

As "hipóteses" de a bazuca da UE ser aprovada na sua forma atual, a auditoria ao Novo Banco e Mário Centeno no Banco de Portugal. Tudo numa entrevista da comissária Elisa Ferreira à Rádio Observador.
Coronavírus

Centeno. Resposta europeia é "salto na integração"

Mário Centeno diz que as medidas da resposta europeia à crise são "um salto na integração" da União Europeia, considerando que "é muito mais fácil fazer progressos em tempo de crise".
Banco de Portugal

Centeno e o Banco de Portugal

258
Não ache razoável que o ministro das Finanças, que supostamente não quer continuar no governo, possa escolher ir para governador do Banco de Portugal, como se tratasse de uma compensação ou um prémio.
Serviço Nacional de Saúde

São palmas, Senhor, são palmas

582
A distração pode ter-se dado por Costa estar a olhar os sacrifícios dos profissionais do SNS e quando perguntou a Centeno o que levava no regaço, este ter respondido: “São palmas, Senhor, são palmas".
Coronavírus

Centeno: "Podemos estar certos de retoma rápida" /premium

261
Mário Centeno diz, em entrevista ao alemão Welt am Sonntag, que reagir à crise é "uma questão de vida ou morte" e que os líderes europeus têm de criar ferramentas para se conseguir "gerir a dívida".
Emissão Especial

PAN sobre Centeno: "Não consegue ser independente"

André Silva considera que "Mário Centeno tem sido considerado unanimemente um bom ministro das finanças, mas aparenta estar de saída". "A escolha do governador será feita dentro da lei", garante Costa
Banco de Portugal

PSD. Centeno não deve ir já para Banco de Portugal

109
O PSD defende que, se por "alguma razão extraordinária" o ministro das Finanças sair do Governo, deve "mediar algum tempo" entre este cargo e o de governador do Banco de Portugal.
Coronavírus

Costa vê reeleição do PR e não exclui remodelação /premium

Primeiro-ministro não excluiu, em entrevista à TSF, a saída de Centeno: "As pessoas têm a sua vida". Diz também que "se for necessário" prolonga o mandato do atual governador do Banco de Portugal.
Política

O Novo Banco e o Príncipe

O caso “Novo Banco” recordou-me, no melhor requinte, o Príncipe de Maquiavel. Que equívocos, encontros e desencontros foi preciso criar para dois predadores do espaço mediático se entenderem entre si.
Banco de Portugal

Centeno pode ser um "grande governador"

437
Carlos Costa elogia Mário Centeno como seu possível sucessor. Vir do Governo é problemático? Depende da "atitude" face à independência do banco central, diz ao Expresso.
Política

Um vírus português /premium

2619
O português médio padece da exacta irresponsabilidade das “elites” (desculpem) que o pastoreiam. O português médio não se recomenda, donde os portugueses que nele mandam serem tão pouco recomendáveis.
Coronavírus

Centeno no Eurogrupo. "Os críticos estão errados" 

Depois de uma semana agitada em Lisboa, Centeno volta à pele de presidente do Eurogrupo. Numa pré-reunião, surge logo ao ataque: "Arrastar os pés? Trabalho mostra que os críticos estão errados".
António Costa

António Costa manda, a direita segue-o /premium

328
Esta foi a semana em que vimos as direitas, partidária e "inorgânica", a alistar-se em massa nos pelotões de fuzilamento político comandados por António Costa. Ele manda, as direitas seguem-no.
Presidente da República

Crise Costa/Centeno ultrapassada? Belém duvida /premium

170
Presidente estranhou comunicado ao estilo "Tratado de Tordesilhas", tem dúvidas sobre o futuro de Mário Centeno e ainda não percebeu o que se passou, afinal, no caso Novo Banco.
Mário Centeno

Mário ignora o Centeno na sala e defende o banco /premium

Na primeira presença pública depois do "psicodrama", Mário ignorou o Centeno na sala. Não respondeu às perguntas sobre se estava a prazo, trocou "insinuações" e saiu em defesa do Novo Banco.
Rui Rio

"Centeno não passou a ter condições para ficar"

244
Rio pediu a demissão de Centeno e, perante o desfecho, diz que tal não prova que o ministro tenha "passado a ter condições para continuar". E sugere que força do ministro é superior à de Costa.
Mário Centeno

Marcelo ligou a Centeno: "Foi um equívoco"

5097
O Presidente da República telefonou a Mário Centeno para explicar as declarações na Autoeuropa. Foram "um equívoco", disse Marcelo. Mas Belém rejeita que tenha havido um pedido de desculpas.
PSD

"Centeno pensa que manda mais" que Costa

Duarte Pacheco, vice-presidente da bancada social-democrata, "não questiona legalidade da transferência", mas diz que Centeno tinha obrigação de saber que Costa tinha um "compromisso político".
Governo

Mini-crise fechada, sem abraço e com contradições /premium

547
O tempo não está para abraços, mas o clima entre António Costa e Centeno também não. Encerraram a crise dos últimos dias sobre o Novo Banco sem paz, entre contradições e muitas dúvidas.
Comentário

"Vamos ter um Centeno fragilizado no parlamento"

O editor de Economia do Observador considera que ministro não vai entrar "aguerrido" em parlamento esta quinta-fera. Eurogrupo? Nuno Vinha diz que ministros reagem a "factos e não possíveis factos". 
Governo

Agora sim uma demissão irrevogável

815
As eleições presidenciais de momento estão como as educadoras de infância. A tentar perceber como vão manter as distâncias higiénicas no regresso às aulas. Quero dizer no regresso à política.
Comentário

Demissão de Centeno? "Rio está a ajudar Costa"

Para José Manuel Fernandes, Rio deu empurrão a Costa ao pedir demissão de Centeno, que foi "linchado na praça pública". Ouça aqui o comentário do Publisher do Observador às palavras do líder do PSD. 
PSD

Rui Rio exige demissão de Mário Centeno 

1293
Líder do PSD pediu a demissão do ministro das Finanças: "Se eu fosse primeiro-ministro, demitia-o." Bancada do PS acusa Rio de promover "teoria da conspiração".
Emissão Especial

Caso Novo Banco. Marcelo: "PM esteve muito bem"

356
Questionado sobre o desentendimento entre Costa e Centeno acerca da tranche para o Novo Banco, o Presidente elogiou e defendeu o primeiro-ministro e não se referiu ao ministro das Finanças. Ouça aqui.
Mário Centeno

Injeção no Novo Banco não "foi à revelia" de Costa

1454
Mário Centeno garante que o financiamento ao Novo Banco não foi feito à revelia do primeiro-ministro. E ataca "resolução desastrosa" feita por PSD/CDS. Oposição diz que Costa é o alvo de Centeno.
Novo Banco

O que explica a nova polémica sobre o Novo Banco /premium

188
Falha de comunicação? Divergência? Mário Centeno deverá dar mais explicações sobre injeção do Estado que nas Finanças foi executada na forma e prazo habituais, mas que para Costa deveria ter esperado.
Mário Centeno

É preciso "plano poderoso" para recuperar a Europa

136
O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, sublinha que a pandemia da covid-19 é uma tragédia humana. Também em vídeo, líderes europeus sublinham que "a unidade é o que nos faz mais fortes".
Eurogrupo

Empréstimos europeus acessíveis até 2022

Empréstimos para os estados combaterem crise ficam acessíveis até 2022 e podem ser pagos em 10 anos. Centeno acredita que as contas de 2019 vão permitir a Portugal uma saída mais rápida da crise.
Eurogrupo

Centeno "mal preparado", dizem fontes diplomáticas

4412
O jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung cita fontes diplomáticas sobre a alegada falta de preparação de Centeno para conduzir reuniões no Eurogrupo. E garante que não haverá segundo mandato.
Coronavírus

Portugal tem mais 75 mil desempregados

121
Governo estima uma queda anual da economia "superior a 15 mil milhões de euros" devido à pandemia. País pode receber da UE mais de mil milhões de euros para financiar apoios a empresas.
Coronavírus

Portugal. Crise após "recuperação impressionante"

O comissário europeu da Economia lamenta a crise registada em Portugal este ano devido à pandemia de Covid-19, que surge após "recuperação económica impressionante", e elogia Mário Centeno.
Coronavírus

Previsões revelam "fatura pesada", diz Centeno

"A emergência sanitária vai introduzir uma fatura pesada na economia da zona euro, como demonstram as previsões de primavera da Comissão Europeia", escreveu Mário Centeno no Twitter.
Coronavírus

Economia cai 6,8% este ano mas sobe 5,8% em 2021

227
Projeções económicas da Comissão Europeia apontam para uma contração do Produto Interno Bruto português de 6,8% em 2020, ao que se seguirá uma expansão de 5,8% em 2021.
Coronavírus

Centeno fura linha vermelha e defende mutualização

155
Presidente do Eurogrupo diz que "é preciso mais" e que "mutualização da dívida" permitiria uma recuperação mais forte. Diz que é altura de deixar cair "linhas vermelhas". Mas quem manda é o Conselho.
Coronavírus

Centeno. Crise parece vir de "cenário de ficção"

O presidente do Eurogrupo está confiante na resposta "inovadora" à crise. Diz que, ao contrário da última, não foi anunciada (só num "cenário de ficção"), e mesmo assim as soluções "apareceram".
Coronavírus

Europa precisa de pelo menos mais 500 mil milhões

A Europa deve precisar de "pelo menos" mais 500 mil milhões de euros para combater a crise da covid-19, além das medidas do Eurogrupo, segundo o diretor do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE).
Coronavírus

"O resto do mundo está a rir-se da Europa"

4683
Yanis Varoufakis classificou o desempenho de Centeno como "vergonhoso", afirmando que acordo marca o início da "desintegração da União Europeia e da zona euro". E avisa: "vai haver austeridade".
Coronavírus

Apoios contra crise custam 20 mil milhões em 2020

637
Só cada mês de lay-off para 1,5 milhões de trabalhadores custam cerca de mil milhões de euros, disse o ministro das Finanças no parlamento. Já estão em lay-off 1.018.000 portugueses.
Coronavírus

UE. Centeno garante biliões para o pós pandemia

Presidente do Eurogrupo diz que fundo de recuperação poderá ser financiado com biliões de euros. E não afasta o recurso aos coronabonds. Recuperação da economia? Só daqui a dois anos.
Sob Escuta

Saída de Centeno? “Se e quando serei eu a decidir"

“Não há nenhum cargo político que não seja a prazo. As pessoas não são ministros, estão no exercício dessas funções." As respostas de Costa sobre a eventual saída do ministro das Finanças do Governo.
Coronavírus

540 mil milhões e eurobonds para segundas núpcias

221
Centeno anunciou acordo "sem precedentes" a valer 540 mil milhões mas com poucas novidades face ao que já se previa. Ficou a promessa de relançar economia com instrumentos "inovadores". É suficiente?
Coronavírus

O "ping-pong pandémico" na reunião do Eurogrupo

Em mais de 14 horas de reunião (ou muitas conversas bilaterais) os "blocos" da UE não conseguiram chegar a consenso. Os coronabonds podem ter de morrer, mas há soluções intermédias em cima da mesa.
Coronavírus

Centeno quer adiar discussão sobre 'coronabonds'

1570
Em entrevista a um jornal alemão e outros órgãos europeus, presidente do Eurogrupo defendeu o adiamento da discussão em torno da mutualização da dívida para depois da crise.
Coronavírus

Défice e recessão voltam, com país "bem preparado"

432
Ministro das Finanças confirma regresso da recessão, ainda que com alguma retoma na segunda metade do ano, e do défice público. Mas deixa a garantia: "Portugal nunca esteve tão bem preparado".
Orçamento do Estado

Excedente de 0,2% em 2019 até podia ter sido maior

729
É o primeiro saldo positivo que Portugal regista desde 1973. O excedente de 0,2% do PIB podia ter sido de 0,3%, não fosse uma compensação a autoestrada. Mas INE avisa que tudo vai mudar com Covid-19.
Coronavírus

Centeno. Há margem para responder à crise para já

750
Ministro das Finanças saiu de reunião com o Presidente com o Orçamento/2020 promulgado, mas também com avisos sobre necessidade de o adaptar aos novos tempos. Afasta, por agora, retificativo.
Coronavírus

Mendes critica lay-off: "É uma complicação"

336
O comentador e conselheiro de Estado receia que as medidas económicas do Governo sejam "ainda muito insuficientes". Sobre Centeno, diz: Costa não devia aceitar "deserção". Se aceitar, PR devia vetar.
Coronavírus

Marcelo chama Centeno para o convencer a ficar

1190
Segundo o Expresso, o Presidente da República vai receber o ministro das Finanças na segunda-feira, em Belém, para ser informado sobre a situação económica e para o convencer a não sair do Ministério.
Coronavírus

9.200 milhões em medidas para "tempos de guerra"

126
Envelope vale 9200 milhões em liquidez nas empresas. Crédito para devolver em 2021, pagamento faseado de impostos e contribuições e moratória em créditos. Quem foi mais longe? Portugal ou Espanha?
Coronavírus

Centeno: economia afetada como em tempos de guerra

240
"O confinamento forçado está a trazer as nossas economias a tempos semelhantes aos de uma guerra", declarou Mário Centeno, apontando que Eurogrupo será dedicado às consequências económicas do vírus.
Mário Centeno

Centeno governador? Ex-ministros questionam ética /premium

298
"Faz lembrar a monarquia". "Um pouco estranho". "Não palatável". "Apanhar a boleia". Como cinco ex-ministros das Finanças vêem a passagem direta de Mário Centeno do Governo para o Banco de Portugal.
Noticiário

10h. Centeno no BdP: "Há conflito de interesses"

Paulo Ferreira, jornalista e comentador da Rádio Observador, não tem dúvidas de que há conflitos de interesses na ida de Centeno para o Banco de Portugal, mas "não será o maior nem o mais escandaloso"
Noticiário

9h. Centeno deve sair do governo até ao verão

António Costa deve fazer uma remodelação no governo e o Ministro das Finanças será um dos substituídos. Mário Centeno deve passar a ocupar o lugar de Governador do Banco de Portugal.
Noticiário

7h. Centeno será governador do Banco de Portugal

O Observador confirmou junto de fonte do governo que a saída de Mário Centeno "já nem é notícia para ninguém". Deverá ser o novo ministro das finanças a indicar Centeno para governador.
Governo

Costa remodela no início do Verão devido a Centeno

521
Saída do ministro para o Banco de Portugal, em julho, é uma certeza e Governo já alinha casos para contrariar críticas sobre conflito de interesses. Remodelação não deve ir além do Terreiro do Paço.
Ministério das Finanças

Centeno no BdP? "Não costumo sofrer com ansiedade"

119
Em entrevista à revista Visão, Mário Centeno diz que "a decisão" sobre se vai para o Banco de Portugal "vai ser tomada a seu tempo, pelo Governo, e nessa altura seguramente o Governo explicará".
Mário Centeno

Centeno: o perpétuo movimento de portas giratórias /premium

152
Dada a quantidade de processos complexos em curso na banca, seria de bom senso nomear como governador alguém que garanta, sem margem para dúvidas, a independência do Banco de Portugal.
Eurogrupo

Centeno nega teoria sobre despedida do Eurogrupo

O presidente do Eurogrupo afirmou que está "de pleno poder como presidente do Eurogrupo", garantindo que teoria sobre a sua saída da liderança "não faz sentido nenhum".
Orçamento do Estado

Centeno: "É cedo" para saber se vai há excedente

O ministro de Estado e das Finanças afirmou que "é cedo para fazer declarações sobre o valor do saldo" orçamental de 2019, realçando o "comportamento positivo das contas públicas ao longo de 2019".
Banco de Portugal

Dizer não a Centeno /premium

147
Dizer não à ida de Centeno para governador do BdP é necessário para a protecção da independência do BdP. Que o líder do PSD não o entenda é uma incompreensível conivência com os interesses do PS.
Banco de Portugal

Ministro Centeno não deve ser o Governador Centeno /premium

331
O Ministro das Finanças passar diretamente a Governador é imprudente, tal como é pouco credível que o Professor Centeno, de um dia para o outro, se possa afirmar independente do Primeiro Ministro.
Fact Check

Alemães dizem que Portugal está falido atualmente?

1177
As declarações de dois economistas alemães sobre Portugal feitas em 2016 estão a ser tiradas do contexto e apresentadas como se fossem atuais. O objetivo é enganar quem as lê.
IVA

IVA da luz. Governo já foi "o mais longe" possível

Mnistro das Finanças diz que diferenciação por escalões de consumo de eletricidade é o melhor que o Governo pode fazer, considerando "irresponsável" sugestão da oposição.
Jornadas Parlamentares PS

10 mandamentos socialistas para o pós-geringonça

Nas primeiras jornadas parlamentares da legislatura, o PS define as linhas para se coser nos próximos tempos, a começar no processo orçamental. E teve três peças de António Costa nas primeiras horas.
Orçamento do Estado

PSD desafia Centeno a provar que proposta é ilegal

Em causa está a proposta do partido para a redução do IVA da eletricidade para consumo doméstico, considerada ilegal pelo ministro das Finanças. Sem contrapartidas proposta "não será votada", diz PSD.
Jornadas Parlamentares PS

Centeno: proposta do PSD para IVA "é ilegal"

536
Ministro das Finanças foi às jornadas parlamentares do PS atirar sobretudo ao PSD, mas sem poupar os "arranjinhos sobre o artigo 215", ou seja, acordos que possam existir para reduzir o IVA da luz.
A página está a demorar muito tempo.