Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Mário Centeno
Eurogrupo

Centeno nega teoria sobre despedida do Eurogrupo

O presidente do Eurogrupo afirmou que está "de pleno poder como presidente do Eurogrupo", garantindo que teoria sobre a sua saída da liderança "não faz sentido nenhum".
Orçamento do Estado

Centeno: "É cedo" para saber se vai há excedente

O ministro de Estado e das Finanças afirmou que "é cedo para fazer declarações sobre o valor do saldo" orçamental de 2019, realçando o "comportamento positivo das contas públicas ao longo de 2019".
Banco de Portugal

Dizer não a Centeno /premium

147
Dizer não à ida de Centeno para governador do BdP é necessário para a protecção da independência do BdP. Que o líder do PSD não o entenda é uma incompreensível conivência com os interesses do PS.
Banco de Portugal

Ministro Centeno não deve ser o Governador Centeno /premium

331
O Ministro das Finanças passar diretamente a Governador é imprudente, tal como é pouco credível que o Professor Centeno, de um dia para o outro, se possa afirmar independente do Primeiro Ministro.
Fact Check

Alemães dizem que Portugal está falido atualmente?

1177
As declarações de dois economistas alemães sobre Portugal feitas em 2016 estão a ser tiradas do contexto e apresentadas como se fossem atuais. O objetivo é enganar quem as lê.
IVA

IVA da luz. Governo já foi "o mais longe" possível

Mnistro das Finanças diz que diferenciação por escalões de consumo de eletricidade é o melhor que o Governo pode fazer, considerando "irresponsável" sugestão da oposição.
Jornadas Parlamentares PS

10 mandamentos socialistas para o pós-geringonça

Nas primeiras jornadas parlamentares da legislatura, o PS define as linhas para se coser nos próximos tempos, a começar no processo orçamental. E teve três peças de António Costa nas primeiras horas.
Orçamento do Estado

PSD desafia Centeno a provar que proposta é ilegal

Em causa está a proposta do partido para a redução do IVA da eletricidade para consumo doméstico, considerada ilegal pelo ministro das Finanças. Sem contrapartidas proposta "não será votada", diz PSD.
Jornadas Parlamentares PS

Centeno: proposta do PSD para IVA "é ilegal"

536
Ministro das Finanças foi às jornadas parlamentares do PS atirar sobretudo ao PSD, mas sem poupar os "arranjinhos sobre o artigo 215", ou seja, acordos que possam existir para reduzir o IVA da luz.
Défice

Estado fecha 2019 com défice abaixo do previsto

O Estado fechou 2019 com um défice de 599 milhões de euros, quase metade do previsto em dezembro. Saldo negativo em contabilidade pública pode passar a excedente em contabilidade nacional.
Execução Orçamental

Execução orçamental de 2019 é conhecida esta 2ª

A Direção-Geral do Orçamento divulga esta segunda-feira a síntese de execução orçamental em contas públicas do conjunto de 2019. Até novembro houve excedente de 546 milhões.
Orçamento do Estado

Governo rejeita a proposta do BE sobre IVA da luz

132
O Bloco de Esquerda reformulou a sua ideia inicial de baixa generalizada do IVA da luz e gás natural, mas nem assim convence o Governo. O PS prepara-se para chumbar a proposta.
Orçamento do Estado

OE. "Portugal tem batido as previsões de Bruxelas"

Ministro das Finanças defendeu o OE para 2020 e diz que modelos usados por Bruxelas foram batidos todos os anos. "Andam atrás da realidade e a realidade é que Portugal tem um orçamento equilibrado".
Orçamento do Estado

Centeno. Juros baixos "não são por causa do BCE"

607
Ministro das Finanças argumenta que a poupança em juros que tem sido obtida não aconteceu "por causa do BCE" mas, sim, pela "credibilidade orçamental" que Portugal ganhou "desde 2016".
Governo

Não precisamos só de um ministro das finanças /premium

120
Desde 2015 que não temos primeiro-ministro, só um ministro das finanças ao serviço de um senhor que precisa de números certos e de entregar prebendas a eleitorados precisos para se ir mantendo à tona
Finanças Públicas

A Cesarização de um Contabilista. Centeno e Pessoa

A citar Pessoa, trocando o nome Salazar por Centeno: "Mais valia publicar um decreto-lei que rezasse assim: Art.1. Mário Centeno é Deus. Art.2. Fica revogado tudo em contrário e nomeadamente a Bíblia"
Mário Centeno

Centeno: proposta de OE2020 "é de esquerda"

O ministro das Finanças caracterizou a proposta de OE2020 como sendo a de um orçamento "com seis 'és': equilíbrio (das contas), estabilidade, economia, empresas, emprego e esquerda".
Orçamento do Estado

PAN abstém-se. Governo a um voto da aprovação

180
Partido Pessoas-Animais-Natureza vai abster-se na votação do Orçamento do Estado e exige menos "obsessão com o controlo do défice". Aguarda acolhimento de propostas suas na especialidade.
Orçamento do Estado

Governo e PCP encerraram negociação do Orçamento

206
Comunistas ainda não revelaram como votarão a proposta na sexta-feira, mas saíram da reunião desta terça-feira com Mário Centeno com abertura para a viabilização de propostas de alteração do partido.
Orçamento do Estado

Finanças voltam a corrigir falha no Orçamento

1025
Faltavam as tabelas da despesa prevista para a Administração Central e também o valor da almofada financeira de Centeno para este ano. Erro foi corrigido durante o período do Natal.
PSD

Miguel Pinto Luz. Centeno "deixa alçapões" no OE

Para o candidato à presidência do PSD, o ministro das Finanças tem uma "forma pouco clara" de lidar com o Orçamento do Estado. "Foi propositado a esconder", acusou.
Política

Marques Mendes: "ciúmes" entre Costa e Centeno

407
O comentador lembra que "nenhum PM gosta de ficar na sombra de um ministro", mas diz que o governo ficará mais fraco sem Centeno. Sobre Belém, diz que Marcelo recandidata-se — e talvez contra Ventura.
Orçamento do Estado

Escasseia o ouro, o incenso mirra /premium

Está a mirrar o incenso, que é como quem diz, a bajulação, a Centeno. Neste momento o que Costa queria mesmo ter no Ministério das Finanças não era um Ronaldo. O que lhe dava realmente jeito era uma Bimby
Orçamento do Estado

Nova falha no Orçamento. Falta almofada para 2020

3073
Mais uma falha na proposta que o ministro das Finanças entregou há uma semana e que já teve de rever uma vez. Agora faltam dados sobre quanto o Governo tem para gastos imprevistos.
Governo

O Banco de Inglaterra e o desejo de Centeno /premium

160
A possibilidade de Mário Centeno ir diretamente do Governo para governador do Banco de Portugal representará um regresso ao passado socrático, em que o PS se comportava como um partido-Estado.
Ministro das Finanças

Centeno não rejeita Banco de Portugal

623
Em entrevista ao Expresso, ministro das Finanças admite equacionar saída da presidência do Eurogrupo em julho e não rejeita o Banco de Portugal. Quanto ao OE, deixa críticas a "fontes governamentais".
Tribunal de Contas

Há "erros materialmente relevantes" nas contas 

5104
Mais um ano, mais um parecer crítico do Tribunal de Contas ao principal documento de prestação de contas do Estado, a Conta Geral do Estado. Tribunal tem várias reservas e dá dezenas de recomendações.
Mário Centeno

Centeno responde a Rio: "Nunca viu um Orçamento"

1055
Mário Centeno responde, em entrevista ao Expresso, à crítica de "fraude democrática" feita por Rui Rio: "Ou não sabe nada de economia ou nunca viu fazer um Orçamento...".
Orçamento do Estado

O excedente de esquerda /premium

571
O “excedente pago pelos contribuintes” é bem o que poderíamos esperar desta esquerda instalada no Estado, e decidida a sacrificar a sociedade para alimentar as suas clientelas.
Orçamento do Estado

Centeno pede desculpa pelos quadros errados no OE 

831
Depois de um dia de muita confusão, com gralhas e tabelas trocadas no relatório que acompanha o OE, Mário Centeno pediu desculpa aos portugueses pelo erro.
Conselho Europeu

Costa diz não ter divergências com Centeno

121
Costa diz que "não há qualquer divergência" entre si e Centeno, quanto ao orçamento da zona euro. O assunto motivou uma discussão entre ambos no Conselho Europeu, diz o Expresso.
António Costa

PM admite divergência com Centeno sobre orçamento

António Costa voltou a admitir divergências com o presidente do Eurogrupo devido à “fórmula mal desenhada” do instrumento, mas afastou “constrangimentos”.
Orçamento do Estado

Centeno apresenta OE aos partidos (menos ao Livre)

Mário Centeno apresenta esta terça-feira aos partidos as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado. Só o Livre fica de fora por "impedimento de agenda". Joacine está na COP25.
Eurogrupo

Eurogrupo prepara terreno mas não chega a acordo 

Ministros das Finanças prepararam terreno "para a conclusão da União Bancária" e "chegaram a um acordo de princípios", não tendo chegado a acordo sobre medidas de reforço da zona euro.
Eurogrupo

Centeno. Consolidação do euro é "brilhante"

O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, disse esperar que os países da zona euro mantenham uma consolidação orçamental “brilhante”. Centeno classificou Portugal como “um desses casos de sucesso".
Orçamento do Estado

A prova de fogo de Centeno /premium

Há anos que não se via o ministro das Finanças a ser publicamente pressionado pelos seus pares enquanto está a fazer o Orçamento. Sentem Centeno mais fraco? Será Centeno suficientemente livre?
Governo

Não há dinheiro. Qual das 3 palavras não percebeu? /premium

1608
Mário Centeno deu muito jeito para ganhar as eleições, mas agora que chega o Orçamento e há falta de dinheiro para todas as promessas e todas as expectativas criadas, Centeno começa a ser descartável.
Finanças Públicas

Saldo orçamental melhora 726 milhões até outubro

549
As contas do Estado atingiram um excedente de quase mil milhões de euros até outubro. Mas o ministério das Finanças faz várias ressalvas.
Orçamento do Estado

IRS. Novos escalões adiados. Jovens são prioridade

372
Reuniões setoriais com partidos para aprovar Orçamento já começaram. Governo não vai mexer já nos escalões do IRS (só em 2021) e também não avança já com englobamento obrigatório de rendimentos.
Mário Centeno

Centeno: previsão "deixa-me um pouco confortável"

"É muito interessante no sentido de boa notícia, que a economia portuguesa veja as suas previsões de crescimento em 2019 revistas em alta, quando a área do euro é revista uma décima em baixa", disse.
Crescimento Económico

PIB. Bruxelas mais otimista do que Governo em 2019

Comissão revê em alta crescimento português para 2019, mas otimismo não tem seguimento em 2020. Moscovici elogia Portugal, mas prefere prudência no próximo ano. Metas de défice alinhadas com Governo.
União Europeia

Centeno recorre a Ronaldo para descrever Trump

Mário Centeno, o "Ronaldo do Ecofin" comparou a instabilidade da liderança americana a um jogador imprevisível, como Ronaldo, e disse que a Europa tem que aprender a defender-se de jogadores nervosos
Finanças Públicas

Injeção no Novo Banco atira défice para 0,8%

Conselho das Finanças Públicas mantém estimativa de excedente para 2019, apesar de peso do Novo Banco no início do ano. E alerta para um "risco": a despesa com salários sobe mais do que o estimado.
Mário Centeno

Centeno: geringonça devolveu confiança a Portugal

1739
O Ministro das Finanças deu uma entrevista ao jornal brasileiro Folha de São Paulo e falou sobre a "geringonça", as negociações à esquerda, o brexit e os conflitos comerciais entre EUA e China
Orçamento do Estado

As três dúvidas que deixa o esboço orçamental /premium

O esboço orçamental entregue à Comissão Europeia é um documento temporário cujos pressupostos podem vir ser alterados pelo Orçamento do Estado. Até lá ficam algumas dúvidas por dissipar.
Orçamento do Estado

Centeno prevê défice zero em 2020

198
Esboço orçamental aponta para um crescimento de 2% e défice zero em 2020. Redução da dívida será mais lenta. Carga fiscal deverá manter-se nos 34,9% do PIB em 2019 e baixar uma décima no próximo ano.
Mário Centeno

Como funciona o novo instrumento para a Zona Euro?

Cada país será chamado a financiar em 25% os projetos selecionados, mas o valor pode ser reduzido em caso de "circunstâncias económicas severas". Pacote orçamental ainda espera por luz verde.
Legislativas 2019

"Onde é que é a câmara?" Centeno dirige-se a Rio

930
Centeno foi animar noite com recado a olhar Rio nos olhos (ainda que com uma lente pelo meio). Foi o ataque mais feroz até agora ao líder do PSD. Para Costa ficou o dramático apelo: ou ele ou o caos.
Mário Centeno

"Estou à espera que o doutor Rui Rio responda"

693
"Não é o doutor Rui Rio que vai determinar com quem é que o candidato Mário Centeno vai debater", disse o ministro sobre não debater com o também candidato a deputado pelo PSD, Álvaro Almeida.
Legislativas 2019

Costa desvia rota de Sócrates com furacão

305
Socialista numa Almada sem chama e com Sócrates a surgir como tema. Costa desviou-se, dizendo que o único tema fora da campanha que lhe interessa é outro furacão... o dos Açores.
Mário Centeno

Défice? Pode ser menor que 0,2%, diz Centeno 

194
O ministro das Finanças refere que o défice de 2018 foi uma décima melhor do que projetado no Programa de Estabilidade. E que a descida do IRS se deverá fazer com mais escalões.
Mário Centeno

Centeno: não é momento para debate com Sarmento

O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse em Leiria que não é momento para debater com o porta-voz das Finanças do PSD, Joaquim Sarmento, as contas e os modelos económicos.
Mário Centeno

Centeno: recessão na Alemanha “é um risco”

"Olhamos para a situação na Alemanha e vemos algumas dificuldades um pouco mais substanciais do que as do risco político", disse Centeno, mas garantiu que país tem "instrumentos para dar a volta".
Finanças Públicas

Os medos de Mário Centeno /premium

140
Centeno ofusca tudo e todos fazendo esquecer que Portugal precisa de reformas para que esta nova fase de crescimento, iniciada em 2014 e que passa pelo investimento e as exportações, seja sustentável.
Legislativas 2019

Mix de CR7 e Messi faz fatos só para "homenzinhos"

O ministro é, neste momento, uma estrela no PS. Uma "mistura de CR7 e Messi" para Ferro, um craque com mercado fechado para Costa. Foi ao comício de Lisboa atirar aos adversários.
Mário Centeno

Centeno: "Até a troika e o FMI são domesticáveis"

571
Muitas vezes apelidado de "Ronaldo das Finanças", Centeno não receia um "João Félix das Finanças". À conversa com Ricardo Araújo Pereira na TVI, defende que até a troika e FMI "são domesticáveis".
Legislativas 2019

BE para Centeno: "Quem quer pontes, não as queima"

A coordenadora do BE respondeu às críticas do ministro Mário Centeno com o aviso de que "quem quer pontes, não as queima", salientando que o partido não está arrependido dos últimos quatro anos.
Função Pública

Centeno prevê 200 milhões para subir salários

736
O ministro das Finanças e candidato do PS nestas legislativas revelou que conta com uma margem orçamental de 200 milhões ao ano para aplicar em aumentos salariais entre 2021 e 2023.
Legislativas 2019

PS avisa que não estará para o BE como até aqui

138
Mário Centeno apresenta contas em que assentam as propostas do PS para a próxima legislatura com um ataque cerrado ao Bloco de Esquerda cujo programa incompatibiliza mesmo com o do PS.
Jerónimo De Sousa

Manuais escolares. Jerónimo critica economicismo

O líder comunista diz que a reutilização dos manuais é uma "ideia peregrina" e uma medida "mesquinha" do Governo para poupar "uns milhares de euros", impedindo a criança de ter um livro novo.
Mário Centeno

Centeno e as vantagens da maioria absoluta

644
O ministro das Finanças é o convidado do programa Bloco Central e à TSF falou de um PS com maioria absoluta, cenário que facilita embora não seja necessário para governar, diz.
Economia

Portugal: reembolso antecipado a credores europeus

A FEEF aprovou a solicitação de Portugal para reembolsar antecipadamente dois mil milhões de euros. O presidente do Mecanismo Europeu de Estabilidade confirma posição de liquidez confortável do país.
Mário Centeno

Mário Centeno admite "aumentos salariais" 

138
Em entrevista ao Negócios, Centeno diz poder haver espaço para aumentos salariais e reduções no IRS. Mostra-se disponível para manter o lugar como ministro das Finanças na próxima legislatura.
Mário Centeno

Mário Centeno. "Temos de ser cautelosos"

145
O ministro das Finanças diz-se orgulhoso com as contas portuguesas, mas não quer "exorbitar o otimismo". "Temos de ser cautelosos", avisa Centeno em entrevista à RTP.
Mercados Financeiros

Já se paga o "privilégio" de emprestar a Portugal /premium

386
BCE vai lançar nova "bazuca" de estímulos. Antecipação está a aprofundar queda dos juros. À boleia, Portugal já goza de juros negativos na dívida até 8 anos. A 10 anos, só 0,1%. Boa notícia. Ou não?
Mário Centeno

Portugal está "melhor dotado" para uma crise

408
Mário Centena olha para a "última" crise pela qual Portugal passou como "uma crise única" e que não deverá acontecer "nos próximos tempos" já que o país possui "instrumentos" que não tinha na altura.
Comissão Europeia

Centeno quer Elisa Ferreira com pasta financeira

Ministro das Finanças diz que "qualificações de Elisa Ferreira na área financeira e económica são ótimas" e, por isso, espera que "sejam aproveitadas nessa dimensão" por Ursula Von der Leyen.
Rádio Observador

Centeno a falar da Europa e Moedas num roast à UE

Arranca esta terça em Monsaraz a 3ª edição do SummerCEmp, um encontro entre oradores influentes e 40 jovens universitários. A Rádio Observador ganhou o concurso para a cobertura radiofónica do evento.
Bloco de Esquerda

BE pede a Centeno desbloqueio de verbas para o SNS

515
A líder do Bloco apela ao ministro para que assine as autorizações de despesa para o Serviço Nacional de Saúde. Catarina Martins diz que não há razão para os hospitais continuarem à espera.
Finanças

Centeno: Portugal paga 2 mil milhões aos credores

267
Portugal vai pagar antecipadamente aos credores europeus 2 mil milhões de euros de dívida da 'troika' até ao final do ano, depois de já ter pago tudo ao FMI, disse o ministro das Finanças.
Administração Pública

Governo usa questionário para avaliar PS e Passos /premium

5352
Um questionário enviado a 500 mil funcionários públicos pergunta-lhes se estão satisfeitos com o Governo e se foram afetados durante a troika. "Em campanha, vale tudo", critica a presidente da UGT.
Governo

Costa quer boa pasta na CE e Centeno onde está

387
O afastamento de Centeno da corrida do FMI foi estratégico. Costa quer mantê-lo como ministro e no Eurogrupo. A prioridade portuguesa continua a ser a pasta dos Fundos.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Georgieva é a candidata europeia

198
Kristalina Georgieva não teve inicialmente votos suficientes para uma maioria qualificada, mas os ministros das Finanças da UE continuaram o processo e a búlgara acabou por ser escolhida.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Centeno (afinal) não desiste de ser candidato

1367
O ministro das Finanças anunciou no Twitter que não vai a votos esta sexta-feira. Mas ao Observador fonte oficial das Finanças diz que se mantém disponível para ser candidato.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Ministros europeus votam candidato esta sexta

Mário Centeno ficará a saber esta sexta-feira se vai ser o candidato europeu ao Fundo Monetário Internacional. Os ministros das Finanças da UE vão votar um dos cinco nomes em cima da mesa.
Fundo Monetário Internacional

França desmente que Centeno esteja de fora do FMI

2447
Inicialmente, a Bloomberg avançou que Centeno estava fora da corrida para o FMI. Porém, o governo francês negou essa informação e inclui o ministro das Finanças na shortlist para suceder a Lagarde.
Mário Centeno

FMI. França diz que Centeno está na lista

221
A Reuters avança que, segundo um oficial do governo francês, Mário Centeno é um dos cinco nomes na lista final para suceder a Christine Lagarde na liderança do Fundo Monetário Internacional.
PS

"Artífice das cativações" já só fala em investir

Não, não é Mário Centeno. Aliás, foi o próprio ministro que apelidou assim o seu secretário de Estado do Orçamento, em tom de orgulho. João Leão falou a seguir para tentar fugir à alcunha.
Mário Centeno

Centeno tem menos concorrência para o FMI

O jornal Politico garante que dois dos nomes apontados para presidir ao Fundo Monetário Internacional (FMI) estão fora da corrida.
Mário Centeno

Politico aponta Centeno à liderança do FMI

255
A lista tem quatro nomes — três homens e uma mulher — apontados pelo site como potenciais sucessores de Christine Lagarde na liderança do FMI. Centeno é um deles, mas tido como "pouco experiente".
Offshores

Offshores. PSD admite pedir explicações a Centeno

204
Nos últimos três anos, Portugal colocou 30 mil milhões de euros em paraísos fiscais. Mário Centeno está de férias, mas o PSD quer explicações e não vai hesitar em pedi-las ao ministro das Finanças.
Eurogrupo

Centeno pede responsabilidade a novo governo grego

Centeno fala da crise económica grega como "a mais traumática de todas as experiências vividas nos últimos anos na Europa". A Grécia será alvo de uma "vigilância pós-programa reforçada", garantiu.
Governo

Centeno: Cenário do PSD "falha quase tudo"

1245
Ministro desafia o PSD a dizer onde vai cortar na despesa pública e sugere que a intenção de Rui Rio é cortar em consumos intermédios no setor da saúde.
Economia

Portugal "com forças renovadas" depois de recessão

O ministro das Finanças destacou a importância do apoio do banco de desenvolvimento para que Portugal saísse de um período de recessão severa e se tornasse “um país muito diferente”.
Eleições Legislativas

Costa repete estratégia de 2015 com cenário macro

127
Socialista volta a apresentar previsões e cálculos de medidas que apresentará a aleições, como fez em 2015 com o trabalho de uma equipa que produziu seis governantes -- Centeno foi um deles.
Mário Centeno

E essa saudinha, como vai?

164
Grave é trocarmos a Saúde de um país para termos, por contraparte, um ministro das Finanças que se digna apenas ao atingir de êxitos pessoais, como os fabulosos excedentes orçamentais de que se gaba.
Rádio Observador

As habilidades do ministro da Saúde, o dr. Centeno

José Manuel Fernandes reflete sobre a forma como o ministro das Finanças aponta número certos que podem dar uma ideia errada - nomeadamente no que respeita ao Serviço Nacional de Saúde.
Mário Centeno

Passado deve ser lição para futuro, diz Centeno

O ministro diz que trabalhadores e chefes devem usar o passado como forma de criar um futuro com "mais e melhor valor" para empresas. Fala em necessidade de adaptação a um mundo em mudança.
Arte

Chefe de gabinete de Centeno presidente do Opart

André Moz Caldas, chefe de gabinete do ministro Mário Centeno desde 2015, foi nomeado pelo Governo para presidente do conselho de administração do Organismo de Produção Artística.
Execução Orçamental

Mário Centeno. Excedente traz "credibilidade"

1652
O ministro disse que os resultados permitem ao país “pagar cada vez menos juros pela dívida” depois de o Presidente ter feito críticas à gestão orçamental, dizendo não haver "bela sem senão".
Mário Centeno

Centeno espera fechar orçamento da zona euro

Centeno sublinhou a necessidade de se prosseguir o trabalho “como a dimensão e a chave de partição, de modo a que o instrumento orçamental seja eficaz para a convergência e a competitividade".
Mário Centeno

Centeno promete conclusão dos processos do PREVPAP

Precários queixam-se de atraso na homologação dos processos de integração no Estado. O ministro das Finanças afirma que os processos estão a ser concluídos. Há 13.222 processos já homologados.
Pensões

Governo estima atribuir 156 mil novas pensões

Depois da atribuição de 109 mil novas pensões em 2014, dados avançados por Mário Centeno na Comissão do Trabalho e da Segurança Social indicam que número aumenta 50% em 2019, chegando às 156 mil.
Mário Centeno

Centeno: "Não acho que haja crise de regime"

268
Portugal é uma das "19 democracias maduras do euro", diz Centeno. Os países da moeda única vivem "situação económica e financeira muito positiva". Abstenção? Culpa da "incerteza política".
Mário Centeno

"Obviamente", o AIMI vai para a Segurança Social

"Essas transferências estão previstas no Orçamento do Estado e vão obviamente acontecer" foi assim que Mário Centeno garantiu que o adicional ao IMI vai ser tranferido para a Segurança Social.
SIRESP

Centeno: Negociações sobre SIRESP são "urgentes" 

110
Apesar de reconhecer a urgência das negociações sobre o Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança, Mário Centeno sublinhou que essas questões "não se comentam à frente dos microfones".
Multibanco

No que depender do Governo, MB continua gratuito

310
"No que depender do Governo, vai continuar gratuita para os portugueses" a utilização das caixas multibanco, cuja gratuitidade foi questionada recentemente por alguns líderes dos bancos.
Mário Centeno

Centeno recusa decisões nacionais ditadas de fora

834
O BCE arrasou as propostas de Centeno para a reforma da supervisão financeira. O ministro das Finanças responde que "são detalhes" e garante que independência do Banco de Portugal não está em causa.
BCE

BCE arrasa propostas de Centeno para a supervisão

3795
Críticas em toda a linha. Num documento, obtido pelo Observador, o BCE obriga Mário Centeno a alterar várias propostas que constam do pacote legislativo. Ministro fará as "clarificações necessárias"
Justiça

Funcionários em vigília por causa de Centeno

122
Os funcionários têm ainda como objetivo alertar para a falta de condições materiais e de recurso humanos nos tribunais e serviços do Ministério Público. A vigília dura até sexta-feira.
Eurogrupo

Só PS e PDR querem Centeno no Eurogrupo  

Das 17 listas concorrentes às eleições de 26 de maio, só o Partido Socialista e o Partido Democrático Republicano são a favor da permanência de Mário Centeno na presidência do Eurogrupo.
Caixa Geral de Depósitos

Centeno: CGD deve usar meios legais contra Berardo

1052
Em entrevista à Renascença, o ministro das Finanças fala ainda sobre as buscas na Autoridade Tributária, a crise dos professores, a "urgência" na negociação do SIRESP e os impostos.
Mário Centeno

Novo Banco. Empréstimo já foi feito, diz Centeno

676
O Novo Banco já tinha anunciado que iria pedir ao Fundo de Resolução um empréstimo de 1.149 milhões de euros. Mário Centeno não especificou o montante, mas referiu que foi o valor "projetado".
Ministério das Finanças

Finanças. Portugal sai reforçado da zona euro

Bruxelas prevê que o crescimento da economia abrande entre 2019 e 2020. Ainda assim, o ministério informa que Portugal consolidou as contas públicas e dispõe de orçamentos superiores aos da UE.
Mário Centeno

Centeno quer união partidária em defesa da Europa

Centeno considera que as eleições europeias moldarão a política nacional dos próximos anos. Por isso, reitera o desejo de ver os pró-europeus, "à esquerda e à direita", unidos em defesa da Europa.
Mário Centeno

Centeno critica PSD por tempo integral no ensino

221
O ministro das Finanças criticou o PSD devido à proposta de alteração ao decreto do Governo. "De uma coisa, senhores deputados, não se livram, cinismo e demagogia é o que está nessa proposta", disse.
Impostos

Centeno cobrou mais 400 milhões de euros

1507
Juntando as receitas fiscais com as contribuições à Segurança Social, o primeiro trimestre permitiu arrecadar mais 530 milhões de anos do que estava previsto.
Ministério das Finanças

Centeno quer redução da dívida pública

Mário Centeno afirma que não é possível sustentar as políticas públicas sem uma redução da dívida. Para o ministro, a estratégia passa por começar a reduzir o valor em termos nominais.
Mário Centeno

Centeno explica Lei de Enquadramento Orçamental 

A audiência urgente do ministro das Finanças foi solicitada por um grupo parlamentar do PSD. A Lei foi aprovada em 2015 e apenas entrou parcialmente em vigor. A sua plena aplicação será em 2021.
Programa de Estabilidade

O “truque”de Mário Centeno

299
O programa de Estabilidade, mais do que previsões, apresenta-nos unicórnios alados, que servem lindamente para contar histórias às crianças, mas não são uma forma credível de preparar o futuro do país
Ministro das Finanças

Centeno. O novo herói do Canal Panda! /premium

2859
Continuaremos vergados pela canga dos impostos, humilhados por um Governo que regula a quantidade de cabelo dos seus guardas florestais mas nos deixa desprotegidos nas funções básicas do Estado.
Programa de Estabilidade

Portugal "ganhou à Alemanha por 100 pontos-base"? /premium

Fact Check. Centeno congratula-se pelas taxas de juro em mínimos e ataca quem atribui o resultado apenas às "políticas do BCE". Portugal está assim tão bem na foto da zona euro? E de quem é o mérito?
Programa de Estabilidade

CFP só endossa previsões de 2019 e 2020. Mais não

Conselho das Finanças Públicas considera adequadas as previsões macroeconómicas para o ano corrente e 2020. Mas, daí para a frente, as previsões não são as mais "prudentes".
Programa de Estabilidade

Novo Banco não precisará de toda a ajuda prevista

199
Depois das injeções feitas para compensar os prejuízos de 2017 e 2018, Mário Centeno prevê só injetar mais 1.000 milhões em 2019 e 2020. Ou seja, não prevê que o Lone Star aproveite os 3.900 milhões.
Mário Centeno

Costa convenceu Centeno a não sair do Governo

883
Mário Centeno gostava de regressar à vida que tinha antes de integrar o Governo e à sua carreira no Banco de Portugal, mas António Costa quer continuar a contar com o ministro mais popular.
Austeridade

Nunca tão poucos enganaram tantos /premium

2381
Em 2016, disseram-nos que a austeridade era uma página, e que estava virada. A austeridade, porém, não é uma página. É um livro inteiro, de que já ninguém lembra o princípio e ninguém sabe o fim.
Mário Centeno

"Não houve uma dramática" viragem da austeridade

3390
Mário Centeno reconhece, numa reportagem do Financial Times, que não houve uma "dramática" viragem da austeridade, O governo fez mudanças, mas "não foram grandes mudanças".
Finanças Públicas

Contributo de Centeno para a literacia orçamental /premium

113
Com a sua proposta de medida da carga fiscal, Mário Centeno revelou-nos que não acredita em défices orçamentais virtuosos, que aumentam o crescimento potencial da economia.
Governo

Costa conta com Centeno no próximo Governo

298
O líder socialista quebra o tabu de Centeno e assume que "não há razões" para que não "prossiga funções" nas Finanças. E candidata o candidato do PS às Europeias a comissário europeu.
Governo

Nunca se reforçou tanto "verbas para a saúde"

1379
O ministro das Finanças foi à SIC dizer que não tem "a menor dúvida" de que Portugal está "muito melhor do que há três anos". Continuará ministro se o PS ganhar eleições? "Lá para setembro falamos".
Orçamento do Estado

Défice. Centeno critica discurso do "não pagamos"

531
Mário Centeno diz que défice não estaria nestes níveis se o país tivesse seguido o caminho das "experiências radicais" com austeridade ou se tivesse "embarcado na narrativa" do "não pagamos".
Défice

Bruxelas vai aliviar meta para o saldo estrutural 

O ministro das Finanças argumentou que a redução das exigências por parte de Bruxelas "reflete fenómenos como o comportamento da dívida pública portuguesa" que está a ser reduzida.
Banco de Portugal

Finanças vão criar órgão para avaliar governadores

777
No novo modelo para os supervisores, revelado pelo Negócios, a nomeação de administradores para o Banco de Portugal passa a ser sujeita a avaliação por uma comissão ligada ao Ministério das Finanças.
Ministério das Finanças

Centeno acusa CDS de "aproveitamento político"

260
Através de uma carta enviada ao Parlamento, o Ministro das Finanças respondeu ao pedido de audição do CDS a propósito dos impostos europeus. Centeno aproveitou oportunidade para atacar os centristas.
Mário Centeno

Centeno mantém meta do défice para 2019 

"A expectativa que temos é a de que consigamos manter os objetivos, quer do lado da despesa quer do lado do défice para 2019, mesmo acomodando diferentes fatores" como o Novo Banco, disse Centeno.
Mário Centeno

"Mais trabalho" para chegar a orçamento da UE

O presidente do Eurogrupo diz que "é preciso mais trabalho técnico" para que os ministros das Finanças acordem as características-chave de um orçamento comum na zona euro.
Eurogrupo

Centeno quer avanços no orçamento para zona euro

O presidente do Eurogrupo defendeu que "é preciso tomar decisões e começar a construi-las" já na reunião desta segunda-feira sobre a proposta de orçamento para a zona euro.
Novo Banco

Auditoria só avança agora. Porquê? 

290
A pergunta dominou audição a Centeno. Se perdas já lá estavam desde que a resolução pôs o "banco mau no Novo Banco", por que só avança agora a auditoria aos créditos? A resposta não foi clara.
Novo Banco

"Nenhum euro de impostos vai para o Novo Banco"

5514
Em entrevista à RTP, Centeno garante que as contribuições dos outros bancos irão ressarcir o Estado, "no futuro", pelos empréstimos que estão a ser feitos ao Fundo de Resolução para o Novo Banco.
Novo Banco

Novo Banco. Centeno "enganou os portugueses"

3476
O Novo Banco anunciou que vai pedir mais 1.149 milhões de euros ao Fundo de Resolução. "Até pode ser legal, mas é profundamente imoral", considera Marques Mendes.
Novo Banco

Novo Banco. Rangel acusa Centeno de ter duas caras

1333
Cabeça de lista do PSD às eleições europeias acusou ministro das Finanças de ter "duas caras" em relação ao Novo Banco. Para Rangel, Mário Centeno não pode "lavar as mãos como Pilatos".
Governo

Centeno: "Execução orçamental cumpre metas"

O ministro das Finanças justifica o cumprimento pelo "rigor com que a despesa é executada" e pelo "forte crescimento da economia e das receitas". Receita cresceu 10,4% e a despesa caiu 1,9% em janeiro
Parlamento

CDS quer Centeno na AR e pede intervenção de Ferro

305
Os centristas pediram uma audição ao Ministro das Finanças sobre a criação de impostos europeus. Centeno ainda não compareceu e Nuno Magalhães pede agora a intervenção direta de Ferro Rodrigues.
Mário Centeno

Governo retomou negociações por estar "assustado"

Comentador diz que Governo admitiu negociar com enfermeiros porque estava "assustado" com sondagens, mas diz que não haverá cedências porque Centeno quer chegar a junho com superávite ou défice zero.
Governo

Centeno: "Não há margem para mais despesa"

2297
Na mesma semana em que o Governo decidiu voltar a negociar com os enfermeiros, o ministro das Finanças avisa que não há "margem nenhuma" para mais despesa e que o défice de 0,2% é para cumprir.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa para que te quero

156
Centeno quis a toda a força financiar a Caixa para lá do que seria aparentemente preciso, mas disse no Parlamento que não tem interesse no resultado da auditoria que revelou os desmandos socialistas.
Mário Centeno

Educação com maior número de pré-avisos de greve

Mário Centeno declara que "As estatísticas são que são e a verdade é que até ao dia 8 de fevereiro deram entrada 105 pré-avisos de greve".
Mário Centeno

ADSE. Centeno contra preços diferentes em privados

Mário Centeno diz que a prática de preços diferenciados para os mesmos atos não pode continuar, uma vez que são preços muito acima do que hospitais públicos suportam em termos de custos.
Mário Centeno

Precários da RTP receberam parecer favorável

O ministro das Finanças diz que estes precários, de entre 274 requerentes que pediram parecer favorável, se juntam aos 130 iniciais e que já têm homologação para vínculo definitivo à RTP.
Zona Euro

Centeno defende orçamento complementar ao da UE

Mário Centeno pretende criar um instrumento próprio para a zona euro e, por isso, defende um orçamento complementar aos instrumentos já disponíveis para todos os Estados-membros da UE.
Mário Centeno

Centeno acredita no acordo sobre orçamento para EU

O presidente do Eurogrupo afirma que há muito trabalho pela frente, mas manifesta satisfação com a primeira discussão sobre as possíveis formas que o orçamento pode ter, sobretudo ao nível de gestão.
Zona Euro

"Brexit" e tensões comerciais desaceleram economia

Mário Centeno reviu em baixa o ritmo do crescimento na zona euro e do PIB português para este ano, antecipando uma expansão de 1,7%, abaixo da estimativa de 2,2% do Governo.
Mário Centeno

Centeno fala de promessas impossíveis de cumprir

Mário Centeno assegura que a redução do défice de 4,4% em 2015 para 0,2% no final da legislatura foi um exercício difícil, mas "a exigência que temos pela frente não é menor".
Ministério das Finanças

Défice em 2018 ficou próximo de 0,6% do PIB

O Governo inscreveu no Orçamento uma meta de défice de 0,7% do PIB para 2018, mas Mário Centeno admitiu rever em baixa este valor após INE ter anunciado um excedente de 0,7% no terceiro trimestre.
Mário Centeno

Centeno: "crescimento económico é uma maratona"

208
Centeno frisa que os decisores políticos devem ser os principais promotores da ideia de estabilidade no processo de crescimento, e partilha que essa tem sido a sua maior preocupação.
Caixa Geral de Depósitos

CGD "não voltará ter injeção de dinheiro público"  - como aconteceu

391
Centeno diz que é evidente que houve má gestão na Caixa e admite que há responsabilidades políticas. Mourinho Félix garante: "Caixa não voltará a ter uma injeção de dinheiro público". Siga em direto.
Caixa Geral de Depósitos

Auditar a Caixa Geral "exorbitaria" papel do BdP?

Mário Centeno virou os holofotes para o governador do Banco de Portugal, deixando no ar uma crítica ao facto de o supervisor não ter aceitado ser ele a pedir a auditoria à CGD. A crítica faz sentido?
Ministério das Finanças

Reforma da supervisão financeira ainda por fazer

Fazia parte do programa do Governo, foi iniciada há quase dois anos, mas desapareceu do radar. Finanças garantem que já foi discutida em Conselho de Ministros e foi enviada ao BCE
Mário Centeno

Reforço do euro para "lidar com futuras crises"

Mário Centeno sublinhou que "muito foi alcançado" desde a criação do euro, mas lembra que é necessário assegurar que "zona euro está bem preparada para lidar com futuras crises".
Mário Centeno

Centeno. "Portugal já não é tema no Eurogrupo"

115
Num balanço do seu primeiro ano no Eurogrupo, Centeno aplaude o facto de Portugal ter deixado de ser tema. "Apresentámos um caminho e foi seguido à risca": em outubro é altura de voltar a escolher.
Luís Marques Mendes

Protagonismo de Centeno é estratégia política

A economia arrefece, as pessoas "precisam de alguém em quem possam confiar" e Centeno "é o homem das contas certas", diz Marques Mendes. Sobre Miguel Macedo, diz podia ser líder do PSD se quisesse.
Mário Centeno

Professores. Solução será "responsável"

191
Numa entrevista à RTP1 focada sobretudo no prémio de ministro das Finanças do ano, Mário Centeno garantiu que o Governo terá postura de abertura nas negociações com os professores.
Mário Centeno

Centeno é "o ministro das Finanças do ano"

2069
Quem o diz é a publicação The Banker, do Financial Times, apontando sobretudo o trabalho do ministro das Finanças português como presidente do Eurogrupo ao longo do último ano.
Défice

Marcelo: Em 2019 "pode até haver superavit"

426
Marcelo concorda com Centeno. Com um panorama "muito bom internacional em 2018", pode ser possível "rever em baixa os números do défice", e ter em 2019 não só défice zero como também superavit.
Despesa

Centeno diz que despesa com pessoal vai aumentar

233
O ministro das Finanças adiantou que que o Governo conseguiu a "mais significativa recuperação das condições laborais em mais de 15 anos".
Bloco de Esquerda

BE diz que Centeno deu mais informações à Alemanha

2555
BE está furioso com Mário Centeno por ter dado informações ao parlamento alemão sobre o pagamento antecipado ao FMI que o parlamento português desconhece. Convocada conferência de imprensa "urgente".
António Costa

Costa elogia mandato de Centeno no Eurogrupo

121
António Costa saudou o "mandato muito concreto" de Mário Centeno como presidente do Eurogrupo e apela a que o ministro das finanças português trabalhe num orçamento para a convergência da zona euro.
Mário Centeno

Zona euro "mais bem equipada" para crise

Mário Centeno afirmou que a zona euro está mais bem equipada para lidar com uma futura crise, quando ela chegar, depois das reformas acordadas que exigiram "concessões de todos" os países.
Mário Centeno

Jornalistas estrangeiros elegem Centeno 

219
A Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal escolheu o ministro das Finanças, Mário Centeno, como personalidade do ano. No ano passado venceram os irmãos Luísa e Salvador Sobral.
Fundo Monetário Internacional

Portugal acaba de pagar ao FMI

1002
O ministro das Finanças, Mário Centeno, anunciou esta tarde que Portugal faz o pagamento do total da dívida ao Fundo Monetário Internacional, com a liquidação de 4,7 mil milhões de euros.
A página está a demorar muito tempo.