O Prémio Literário José Saramago não vai ser entregue em 2021. A informação é dada pela Fundação Círculo de Leitores, que organiza o prémio com a Fundação José Saramago. O próximo vencedor da distinção só será assim conhecido em 2022.

A organização do prémio que nos últimos anos foi atribuído a Afonso Reis Cabral, Julián Fuks e Bruno Vieira Amaral explica que tomou a decisão devido às “limitações impostas pela crise pandémica que o país atravessa, que, como é do conhecimento público, tem provocado o adiamento do lançamento de muitas novas obras“.

O estado anémico do mercado editorial e livreiro levou portanto a organização do Prémio Literário José Saramago a preferir esperar pelo próximo ano, para poder ter um leque de obras mais fortes e merecedoras da distinção.

O galardão é habitualmente atribuído de forma bienal (a cada dois anos) e estava previsto ser entregue em 2021, depois de Afonso Reis Cabral o ter vencido em 2019 com a obra Pão de Açúcar. Dedicado à distinção de novos autores lusófonos, premiou em 1999 Natureza Morta, de Paulo José Miranda, em 2001 Nenhum Olhar, de José Luís Peixoto, em 2003 Sinfonia em Branco, de Adriana Lisboa, em 2005 Jerusalém, de Gonçalo M. Tavares e em 2007 O Remorso de Baltazar Serapião, de Valter Hugo Mãe.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Seguiram-se na lista de premiados João Tordo (em 2009, pelo livro As Três Vidas), Andréa Del Fuego (em 2011, por Os Malaquias) e em 2013 o escritor angolano Ondjaki, o único autor premiado que não é nem português nem brasileiro — e que foi distinguido pelo romance Os Transparentes.

Do júri do prémio fazem parte Guilhermina Gomes (a presidente do júri), Ana Paula Tavares, António Mega Ferreira, Nelida Piñon e Pilar del Rio. Há ainda um comité executivo, pelo júri nomeado, a quem compete verificar a regularidade formal das candidaturas submetidas, fazer uma primeira leitura e um resumo das obras concorrentes e emitir um comentário sobre cada obra validada em concurso.

Para uma candidatura ser admitida a concurso, tem de incluir uma obra literária no domínio da ficção, romance ou novela, escrita em língua portuguesa por um autor com idade não superior a 35 anos. A primeira edição tem de ter sido publicada algures nos dois anos anteriores (ao da edição) num país lusófono. Da lista de candidatos ficam automaticamente excluídos escritores com obras póstumas ou autores previamente premiados em anteriores edições do prémio.

A 12ª edição do prémio, agora apontada para 2022, passará a coincidir com as celebrações do centenário de nascimento do escritor José Saramago, autor português e vencedor do Prémio Nobel da Literatura.

O segundo português que soube do Nobel para Saramago seis dias antes: “Contive-me para não me descair”