A reunião entre André Ventura e os dois deputados do Chega/Açores foi “inconclusiva” e pode levar à saída do líder do partido no arquipélago, Carlos Furtado. Segundo disse ao Observador fonte do Chega conhecedora do processo, “os dois deputados continuam sem se entender” e “há uma forte probabilidade de Carlos Furtado ser afastado no início da semana“, com a retirada de confiança política.

O presidente do Chega viajou para os Açores numa deslocação que já estava prevista, no âmbito das eleições autárquicas, mas o desentendimento entre Carlos Furtado e José Pacheco tornou-se um tema central na reunião. Após a conversa que não surtiu efeito, André Ventura mantém-se no arquipélago e vai voltar a reunir com os deputados no início da semana, altura em que deve haver uma decisão final para o caso mas, de acordo com a mesma fonte, o líder do partido “não admite divergências em temas como o RSI e o gabinete de corrupção”, duas das maiores bandeiras do Chega nos Açores.

O tema RSI foi a razão do desentendimento entre Carlos Furtado, líder do partido nos Açores, e José Pacheco, secretário-geral, depois de uma publicação no Facebook do partido intitulada “Chega contra aumento Rendimento Social de Inserção (RSI) nos Açores”.

RSI divide Chega. Ventura voa para os Açores e admite retirar confiança a deputados

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No texto podia ler-se que, apesar de o RSI ter diminuído em relação há um ano, os beneficiários aumentaram “em mais de 200 no início deste ano”. “O Chega continua a defender a urgência em baixar o RSI na região. Aliás, esta é uma bandeira eleitoral do partido e um compromisso assumido pela coligação governamental”, acrescenta na mesma publicação.

José Pacheco escreveu ainda que era preciso “apurar” as circunstâncias já que — apesar do momento de pandemia que se vive — o partido não se pode “conformar com estes números”. “Estamos atentos e nunca distraídos perante esta e outras situações porque, como diz o sábio bom povo: “Não foi isso que combinámos!”, conclui.

A publicação acabou por ser apagada pelo próprio presidente do Chega Açores e também deputado, Carlos Furtado, que declinou “qualquer responsabilidade” pelas palavras que estiveram no Facebook do partido. “Com efeito o crescimento do RSI na região é uma notícia que não agrada a ninguém, mas é a consequência das debilidades da nossa região. O Chega, como qualquer outro partido com representação na Assembleia Regional, tem a obrigação de contribuir para a resolução deste problema e não apenas criticar por criticar“, escreveu o presidente.

Enquanto presidente do Chega Açores, venho declinar qualquer responsabilidade pelo post hoje publicado na página do…

Posted by Carlos Augusto Furtado on Thursday, March 4, 2021

“Deste modo, informo que para a Direção Regional do partido e para mim, os problemas de excesso RSI na região merecem a nossa melhor atenção, com o objetivo de se arranjar soluções eficazes, sendo que neste momento as responsabilidades que nos são imputáveis, não nos permitem a critica fácil e populista”, concluiu Carlos Furtado.