O ministro da Saúde da Polónia anunciou esta quarta-feira medidas de confinamento a partir de sábado em todo o país, defendendo o teletrabalho, face ao recorde de contágios pelo coronavírus SARS-CoV-2.

“Pedimos aos empregadores que permitam o trabalho no domicílio tanto quanto possível”, declarou à imprensa Adam Niedzielski, anunciando igualmente o encerramento dos teatros, cinemas e pavilhões desportivos, assim como da maioria das lojas nos centros comerciais entre 20 de março e 9 de abril.

Os alunos dos três primeiros anos do ensino primário que até agora tinham aulas presenciais terão de passar para o ensino à distância. As medidas estavam já em vigor em quatro das 16 regiões do país, mais afetadas pela pandemia. Em todo o país, continuam fechados os bares e restaurantes e os alunos com mais de 10 anos estão há meses com aulas online.

As medidas foram anunciadas quando o número de casos de infeções diários ultrapassou os 25.000 nas últimas 24 horas.  Segundo o ministro, poderão atingir-se em breve os 30.000 casos dia, o que constitui “uma ameaça” para o funcionamento do sistema de saúde.

A principal razão é a variante do coronavírus identificada no Reino Unido“, disse ainda Niedzielski. No total, foram registados na Polónia 1.956.974 casos de infeção com SARS-CoV-2, incluindo 48.032 mortes. O país tem 38 milhões de habitantes.

A pandemia de Covid-19, transmitida por um coronavírus detetado no final de 2019 na China, provocou pelo menos, 2,6 milhões de mortos no mundo, resultantes de mais de 120,6 milhões de casos de infeção, segundo um balanço da agência France Presse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR