O Maserati MC20 continua a ser desenvolvido e adaptado a qualquer tipo de piso, antes de começar a ser entregue aos clientes. Se é fácil conseguir que um superdesportivo seja eficaz em asfalto, idealmente seco, outra coisa diferente é pretender que seja também previsível e fácil de controlar em pisos muito escorregadios, ou seja, sobre gelo ou neve.

Com um motor 3.0 V6 biturbo, associado a uma caixa automática de dupla embraiagem e oito velocidades, o MC20 usufrui de 630 cv e 730 Nm de binário, batendo-se sem dificuldades com os bons superdesportivos do mercado. Daí que anuncie necessitar de apenas 2,9 segundos para chegar aos 100 km/h, para depois avançar até aos 325 km/h.

O MC20 já foi testado sob calor intenso na África do Sul, pelo que agora foi a vez de ter de enfrentar o circuito Ghiacciodromo Livigno, em Itália, cujo traçado desenhado no gelo é muito apreciado. Nestas condições, não é a potência bruta que importa, mas sim “pormenores” como a tracção e a progressividade com que a mecânica coloca a potência no solo, ou melhor, no gelo.

Além do motor e do comportamento, o frio extremo é também a oportunidade ideal para certificar sistemas como a ventilação, o circuito eléctrico e garantir que os travões e todas as ajudas à condução funcionam na perfeição. Daí que o ballet que se pode ver no vídeo abaixo seja mais do que uma simples dança, servindo para tornar o mais recente dos Maserati melhor.

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