789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Projeto de 800 milhões quer criar "nova cidade" sustentável em Almada com foco no Campus da Universidade Nova

Este artigo tem mais de 3 anos

Projeto combina inovação, empresas, habitação e turismo e junta o Campus da Nova a várias empresas privadas numa área de 400 hectares que abrange o Monte da Caparica e Porto Brandão.

Quase 400 hectares de intervenção, dos quais mais de um quarto serão zonas verdes, mais 4.500 habitantes e um investimento total de 800 milhões de euros. Estes são alguns dos números do novo projeto imobiliário apresentado esta quinta-feira em Almada e que terá como foco central o Campus da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova no Monte da Caparica, mas que irá ter intervenções no Porto Brandão.

O projeto designado Innovation District mobiliza vários grupos privados, para além da Nova School of Science and Technology, e conta com o “apoio estratégico” da Câmara Municipal de Almada. De acordo com um comunicado, a ambição é criar “uma nova cidade global” em Almada que promete combinar um “estilo de vida sustentável” com inovação e conhecimento tecnológico, incluindo ainda uma componente de requalificação pública em Porto Brandão. Associado a esta projeto está a extensão do Metro Sul do Tejo até à Costa da Caparica.

Zonas de intervenção previstas no projeto Innovation Disctrict

O projeto junta vários proprietários e investidores privados que manifestaram interesse, entre os quais a Cordalequation (empresa que queria construir um hotel em Porto Brandão), Rustik Puzzle, Sostate, Empresa Maia e Pereira, Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz, Emerging Ocean, Rio Capital, Orbisribalta e Fundação Serra Henriques. Há um ano estas entidades assinaram um memorando de entendimento com a Universidade Nova de Lisboa.

Os passos iniciais começaram a ser dados em 2019 junto da autarquia de Almada. Alguns proprietários têm já projetos submetidos para licenciamento. A Universidade, Nova tem em lançamento cinco projetos estruturantes do Campus, aos quais se seguirão outros relacionados com a sustentabilidade energética e a mobilidade. A estimativa é de que a primeira fase da renovação do Innovation District fique concluída em 3 anos. Os promotores acreditam ainda que o seu desenvolvimento pode contribuir para a recuperação económica pós-pandemia.

Com 399 hectares de intervenção, o projeto prevê a criação de 1.000 novos fogos habitacionais uma área de 250 mil metros quadrados para a instalação de nova atividades económicas que podem, nas estimativas dos promotores, criar 17.000 novos empregos, através da atração de empresas nacionais e internacionais e do surgimento de clusters de inovação e ciência. Os promotores querem ainda transformar a zona numa “alternativa qualificada e complementar de emprego e habitação à cidade de Lisboa”, destacando Almada como concelho com uma população jovem que pode aproveitar alternativas qualificadas de emprego.

Estão igualmente planeadas 86 mil metros quadrados de infraestruturas turísticas, com o objetivo de promover um novo destino tirando partido de fatores como a proximidade às praias da Costa da Caparica.  O projeto, o qual prevê 110 hectares de zonas verdes aposta ainda na criação de uma comunidade energética com produção própria e neutra em carvão. Um dos objetivos enunciados é a criação de um espaço único que permita percorrer em 15 minutos as distância entre os principais polos de atração.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora