O duelo iria sempre pender em termos teóricos para os Texas Tech Red, ao intervalo de um encontro com uma percentagem de lançamentos muito abaixo da média Utah State ainda sonhou com uma surpresa, acabou por prevalecer a lei do mais forte no plano coletivo. Os Aggies perderam mesmo por 65-53 mas aquilo que foi o fim da presença no March Madness pode ter sido apenas o princípio da reta final da chegada de Neemias Queta à NBA. E os números conseguidos esta sexta-feira voltaram a impressionar os muitos olheiros que seguem a prova.

Neemias soma distinções e está cada vez mais perto de ser o primeiro português na NBA. “Estou muito mais maduro”, destaca

O poste português de 21 anos terminou o encontro com 11 pontos, 13 ressaltos, sete desarmes de lançamento (quase todos os da equipa), seis assistências e um roubo de bola em 40 minutos onde marcou cinco dos oito tiros de dois tentados além de mais um lance livre em duas tentativas. Mais uma vez, o jogador voltou a ser o destaque da sua equipa com uma exibição descrita como a “Block Party” pelos desarmes de lançamento, à semelhança do que já tinha acontecido na meia-final da conferência de Mountain West contra os Colorado State.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De recordar que esta semana a HoopsHypeCA tinha avançado com a informação que os Toronto Raptors estavam a seguir com particular atenção Neemias Queta e Charles Bassey (Western Kentucky) para reforçar o seu jogo interior, tendo enviado elementos ligados ao staff não só ao March Madness mas também a jogos dos Aggies ainda na sua conferência de Mountain West, onde perderam apenas na final com San Diego.

Em paralelo, são cada vez mais as publicações que apontam o poste português a uma escolha na segunda ronda do draft, sendo que, após o grande final de fase regular em Mountain West que confirmou mais uma série de prémios como melhor defensor da conferência e um dos melhores da NCAA (ou o melhor para a Blaeacher Report), houve até quem arriscasse um pouco mais e colocasse o jogador como potencial surpresa logo na ronda inicial. Uma coisa é certa: apesar da derrota na ronda inaugural, Neemias Queta voltou a marcar pontos. E o resto fica mais perto.