O ministro do Ambiente e Ação Climática disse esta segunda-feira que o preço da água deve refletir a escassez deste recurso “efetivamente limitado” para desencorajar o desperdício.

Sobretudo quando as fontes de água são cada vez menos e se considera que o investimento nas soluções passa unicamente pelo Estado e pela tarifa do cidadão. Se o produto água está a tornar-se escasso, o preço deve refletir essa escassez, tanto mais que esse preço é o sinal mais forte que temos a dar aos utilizadores da água no sentido de a usarem de forma mais parcimoniosa”, frisou Matos Fernandes na abertura do 15.º Congresso da Água, organizado pela Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, onde referiu ainda que “a solução” para a escassez de água “não é conquistar novas formas de oferta para ganhar folga para mais consumo”.

O governante acrescentou que quando se apela para a poupança é por uma questão de “suficiência” e de “limites”, frisando que “há muito que ainda pode ser feito dentro desses limites” e apontando o dedo às más utilizações que consomem recursos e aumentam custos de operação, que, disse, devem também ser cobrados.

“Se a água é vida e território, também é energia. Está presente de forma significativa nos custos de operação, na energia que alimenta as infraestruturas e os equipamentos, no tratamento dos cada vez maiores caudais que chegam às estações elevatórias e às ETAR, muitos dos quais não tinham necessidade de lá estar ou, se lá chegam, deviam também pagar esse serviço”, apontou Matos Fernandes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ministro do Ambiente confirmou que se referia às águas pluviais, “que podem e devem estar em redes separadas, alimentando os sistemas ecológicos ou sendo reutilizadas”, assim como às “águas não urbanas que beneficiaram de uma visão sistémica de tratamento e valorização”, às “afluências indevidas” e às “entregas não conformes”.

“Estes são alguns dos temas que, certamente, beneficiam de um planeamento estratégico e de uma abordagem concisa por parte dos sistemas, sejam eles multimunicipais, intermunicipais ou municipais, sejam em alta ou em baixa. É esse planeamento que queremos encorajar, devidamente enquadrado pelo plano estratégico para o abastecimento de água e gestão de águas residuais pluviais para o ano 2030”, considerou Matos Fernandes.

Esse planeamento, defendeu o ministro, também se revela importante na gestão dos recursos energéticos, mesmo até dos renováveis e das novas fontes energéticas e tecnologias que começam a ser exploradas, como o hidrogénio.

“Os combustíveis ou tecnologias para a transição energética em curso podem, se não forem devidamente geridos, aumentar a pressão sobre os recursos ou mesmo serem limitados por eles. Não é certamente o caso das energias eólicas ou da solar fotovoltaica, mas pode ser relativamente à solar de concentrado [Energia Solar de Concentração] ou mesmo ao hidrogénio, que também precisam de reforços de água”, sublinhou.

Para João Pedro Matos Fernandes, o facto de a água ter começado a ser “negociada em contratos futuros na bolsa de Nova Iorque” em dezembro de 2020, tal como o petróleo ou o ouro, “é mais do que simbólico”.

“É um reconhecimento da cada vez maior escassez de água que advém não só dos impactos as alterações climáticas, mas também do sobre consumo e da degradação da qualidade. A água é circular, faz todo o sentido que a nossa abordagem a este recurso enquanto serviço de ecossistema, de produto, se paute pelos mesmos princípios”, defendeu.

Água começa a ser negociada em contratos futuros na bolsa de Nova Iorque

Tal como “é crucial a digitalização dos sistemas muito para além dos contadores”, prosseguiu o ministro, nomeadamente com recurso a “sistemas de controlo analítico em tempo real, a sensores, a aplicação de inteligência artificial para deteção preventiva de acidentes ou falhas, ou na deteção de afluências indevidas e focos de poluição através da análise de imagens de satélite”.

A sessão digital decorreu no Dia Mundial da Água que se assinala segunda-feira com iniciativas em vários pontos do país para alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural.