A Marinha está a construir campo de golfe na Base Naval do Alfeite, algo que está a gerar indignação entre os militares que se queixam de ter várias embarcações paradas porque não é feita manutenção, segundo o Diário de Notícias. O organismo justifica-se com a “necessidade de edificar uma capacidade de treino” da modalidade mas a indignação sobe de tom porque o atual comandante naval, o vice-almirante Silvestre Correia, é um assumido entusiasta de golfe, participando em campeonatos nacionais das Forças Armadas.

O Almirante Mendes Calado, do gabinete do Chefe de Estado-Maior da Armada (CEMA), confirmou ao DN que a obra está a ser realizada e justificou-a “atendendo à necessidade, já há muito identificada, de edificar uma capacidade para campo de treino destinado ao ensino de golfe”.

À semelhança dos projetos já concretizados pelas Academias da Força Aérea e do Exército, foi decidido aproveitar aquele mesmo espaço para esse efeito, para o que a Marinha contou com o apoio financeiro de entidades particulares com as quais tem protocolos de cooperação”, diz a mesma fonte.

Mendes Calado sublinha, porém, que “não se trata de um campo de golfe, pois a área em apreço apenas permite o ensino da modalidade, tendo assim também como objetivo desportivo incentivar a prática de mais esta modalidade, estendendo-a duma forma generalizada a oficiais, cadetes, sargentos e praças, e respetivas famílias, exatamente à semelhança daquilo que já acontece com a prática de outros desportos nas instalações da Base Naval de Lisboa e do Centro de Educação Física da Armada”.

Por outro lado, o responsável indica que “a terraplanagem em causa situa-se num terreno outrora utilizado como depósito de detritos, tendo essas matérias passado desde há alguns anos a ser tratadas pela Câmara Municipal de Almada”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR