Os jogadores do Valencia deixaram o terreno de jogo no encontro com o Cádiz em solidariedade com Diakhaby, francês que abandonou o relvado após um alegado insulto racista de Juan Cala. As duas equipas recolheram aos balneários, acabando por regressar alguns minutos depois mas sem a presença do central.

Tudo aconteceu aos 36 minutos, durante uma jogada na área do Cádiz quando o resultado estava empatado a uma bola com golos de Cala (14′) e Kevin Gameiro (19′). A discussão entre os jogadores no Ramón de Carranza não é ainda conhecida, sendo certo que o central francês viu amarelo e ficou depois a falar com o árbitro antes de deixar o campo. Cala, que esteve também no epicentro da polémica, reentrou mas acabou por sair ao intervalo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A equipa reuniu-se e decidiu voltar para lutar pelo símbolo [que defende] mas condena de forma firme todas as formas de racismo. Não ao racismo”, escreveu o clube valenciano no Twitter. O encontro foi retomado 20 minutos depois. “O jogador pediu aos seus companheiros para que voltassem e lutassem”, acrescentaram os ches.

“Ao minuto 29 interrompi o jogo devido a uma confrontação entre jogadores de ambas as equipas. O jogador Mouctar Diakhaby, uma vez admoestado por discutir com um jogador contrário, disse-me textualmente ‘Ele chamou-me negro de m****’ em referência ao jogador do Cádiz Juan Torres Ruiz [Cala]. O facto não foi percebido por nenhum dos membros da equipa de arbitragem”, escreveu o árbitro no relatório, citado pela Marca.