“Itália é um campeonato de que gosto. E também da Alemanha. Para mim, o melhor campeonato do mundo é o alemão. Quando estava na Bélgica [como jogador e mais tarde adjunto, no Standard Liège], habituei-me a ver mesmo a segunda e a terceira divisão com estádios cheios. Fantástico”, destacava Sérgio Conceição no final de 2019, numa entrevista ao canal 11. E repetiu mais vezes essa ideia, na antecâmara do duelo do FC Porto com o Bayer Leverkusen. E não é opinião única em Portugal sobre a valia da competição germânica pois também Jorge Jesus já elogiou por mais do que uma ocasião a intensidade e organização da prova. Esta tarde, em Frankfurt, houve mais um bom exemplo dessas considerações, tendo um português em plano de destaque.

No seguimento de uma jornada em que o Eintracht foi a Dortmund vencer o Borussia por 2-1 e o Wolfsburgo não falhou em casa com o Colónia (1-0), a equipa de Frankfurt conseguiu um triunfo muito importante para reforçar os lugares de Champions na receção ao Wolfsburgo e André Silva esteve em quase metade dos sete golos do jogo (4-3), com um golo, uma assistência e mais uma bola ao poste que originou o então 4-2 dos visitados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois do golo inaugural de Ridle Baku (6′) com resposta quase imediata de Kamada (8′), o avançado português teve uma grande jogada pela direita a ganhar a linha antes de cruzar atrasado para o 2-1 de Jovic, num remate indefensável para Casteels (27′) que fez o resultado ao intervalo. Mas a história não ia ficar por aí: após o empate de Weghorst logo a abrir o segundo tempo (46′), André Silva recebeu na área uma assistência de Kamada para o remate cruzado que recolocou o Eintracht na frente (54′) e teve pouco depois um desvio ao poste que deu a Erik Durm a hipótese de marcar na recarga (61′). Tuta, com um autogolo, fez o 4-3 final a cinco minutos do fim.

Após ter bisado na receção ao Union Berlin e ter marcado também em Dortmund, André Silva deixou marca pela terceira jornada consecutiva e reforçou a posição de segundo melhor marcador da Bundesliga com 23 golos em 26 jogos, tendo ainda mais quatro assistências naquela que é a sua melhor temporada aos 25 anos.

Desta forma, o Eintracht passa a somar 53 pontos, mais dez do que o B. Dortmund (que joga este sábado mais logo em Estugarda) e apenas a um do Wolfsburgo. Na frente da Bundesliga, o Bayern, que contou pela primeira vez com Tiago Dantas, médio emprestado pelo Benfica aos bávaros, como titular, não foi além de um empate em casa com o Union Berlin, ficando apenas com cinco pontos de avanço em relação ao RB Leipzig, que goleou fora o Werder Bremen (4-1). Na próxima jornada, o Bayern vai defrontar fora o Wolfsburgo, o RB Leipzig recebe o Hoffenheim e o Eintracht viaja até Mönchengladbach para jogar com o Borussia.

https://twitter.com/OptaFranz/status/1380910293698625536