O iX, o próximo SUV eléctrico da BMW, vai ser tão importante para o mercado chinês como para o europeu, pelo que foi sem surpresa que o construtor alemão o expôs na sua área do Salão de Xangai com pompa e circunstância. O SUV eléctrico de dimensões generosas começará a ser comercializado ainda este ano nos mercados chineses e europeu – em Portugal, surgirá a partir de Outubro –, com as duas versões já conhecidas.

O iX, com 5 metros de comprimento e cerca de 3 metros de distância entre eixos, representará o que de melhor a BMW é capaz de produzir. No arranque da comercialização estão previstas apenas duas versões, o iX xDrive40 e o iX xDrive50, ambos com um motor por eixo para garantir a tracção integral do sistema xDrive, pelo que não vão estar disponíveis na fase de arranque versões com apenas um motor e tracção atrás, para diminuir o peso e aumentar a autonomia.

Que segredos esconde o novo BMW iX?

O iX xDrive 40 monta dois motores que totalizam 326 cv, alimentados por uma bateria com 70 kWh que permite reivindicar 400 km de autonomia em WLTP, anunciando um consumo médio de 20 kWh/100 km. O topo de gama é o xDrive50, cujos dois motores atingem 503 cv, assegurando 0-100 km/h em 5 segundos. Mais do que a potência, o que distingue as duas versões do iX é a capacidade da bateria, que na versão mais possante aumenta para 100 kWh. É isto que permite incrementar a autonomia para 600 km, em WLTP, apesar de um consumo de 21 kWh/100 km.

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