O ministro de Estado e da Economia destacou esta quarta-feira o papel da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) na defesa da qualidade dos produtos, aumentando assim a confiança dos consumidores.

“A ASAE, com mais de 15 anos do seu funcionamento, tem um papel enorme no que concerne a fazer aumentar a qualidade dos nossos produtos e garantir que os consumidores têm confiança nestes”, afirmou Pedro Siza Vieira, que falava na conferência de alto nível sobre suplementos alimentares, acrescentando que esta entidade permitiu também a disseminação das melhores práticas de controlo.

No que diz respeito aos suplementos alimentares, o governante lembrou que, em Portugal, cerca de um quarto da população com mais de 15 anos consome regularmente estes produtos e que, a nível europeu, este mercado representa milhões de euros.

Neste sentido, vincou ser necessário, não só assegurar a fiscalização dos suplementos, mas também analisar a forma como são comercializados e publicitados. Para Siza Vieira é também importante que se verifique “a partilha das informações sobre estes produtos entre as autoridades dos vários Estados-membros”.

Durante a sua intervenção, o ministro da Economia lembrou ainda que a pandemia de Covid-19 trouxe “muitas alterações e impactos” ao funcionamento das sociedades e da economia, levando ainda a uma “preocupação muito grande ao nível da segurança alimentar e da robustez das cadeias de abastecimento”.

Assim, conforme apontou, no último ano foram testadas as capacidades logísticas, de produção, distribuição e comercialização, tendo-se registado um resultado “verdadeiramente assinalável“. Do mesmo modo, os hábitos de consumo foram alterados e verificou-se o crescimento do comércio digital.Circunstâncias que, segundo o ministro, dão ainda mais importância à necessidade de garantir a segurança alimentar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR