A vacinação contra a Covid-19 nas crianças com entre 12 e 15 anos pode receber luz verde da Agência Europeia do Medicamento para avançar a partir de junho, sugeriu o diretor executivo da BioNTech, o alemão Ugur Sahin, à revista Der Spiegel. O pedido de autorização deverá ser enviado para a entidade reguladora na próxima quarta-feira, mas demorará quatro a seis semanas para ser avaliado.

“Se tudo correr bem, assim que tivermos os dados avaliadas, vamos ser capazes de submeter um pedido de aprovação da vacina para todas as crianças na respetiva faixa etária em vários países”, incluindo na União Europeia, acrescentou ele. Recorde-se que a vacina da Pfizer/BioNTech, a primeira a ser aprovada pela Agência Europeia do Medicamento, já está autorizada a pessoas com 16 anos ou mais.

A farmacêutica, que se uniu à norte-americana Pfizer para conceber uma vacina contra a Covid-19, já avançou para os ensaios clínicos em faixas etárias ainda mais novas e espera ter os resultados referentes aos bebés com menos de cinco anos até setembro. Mas em julho, a BioNTech já espera ter na mão os dados sobre a eficácia da vacina na faixa etária dos cinco aos 12 anos.

Nos ensaios clínicos em jovens com 12 a 15 anos, a vacina da Pfizer/BioNTech demonstrou ser 100% eficaz e capaz de induzir respostas imunitárias robustas. A experiência — um ensaio de fase 3 — testou a vacina em 2.260 adolescentes desta faixa etária. Albert Bourla, diretor-geral da Pfizer, já tinha afirmado que, pelo menos nos Estados Unidos, havia condições para começar a vacinar crianças antes do novo ano letivo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR