Decisões do VAR à parte, que acabaram por reverter duas grandes penalidades e invalidar um golo de Pizzi nos descontos, foi notório durante todo o clássico o desagrado do Benfica com a arbitragem de Artur Soares Dias, em especial num lance em que apontaram dois erros entre o segundo amarelo a Pepe e a impossibilidade de reatar de imediato o encontro quando Everton Cebolinha aparecia sozinho na cara de Marchesín. Entre os protestos, Rui Costa acabou mesmo por ser expulso do banco de suplentes dos encarnados na sequência desse lance.

O primeiro jogo em 5G foi decidido pelo VAR e “deu” o título ao Sporting (a crónica do Benfica-FC Porto)

Quer na zona de entrevistas rápidas da BTV, quer na conferência de imprensa, Jorge Jesus deixou várias críticas à atuação do árbitro portuense mas as reclamações chegaram também aos jogadores e através das redes sociais pouco depois do final do clássico, incluindo de antigos membros do plantel das águias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Há pormenores que ninguém vê. Mas nós sentimos para onde está a balança”, desabafa Jesus

“Vergonhoso, inacreditável”, escreveu Otamendi, antigo central portista que passou pelo Manchester City antes de assinar esta temporada pelo Benfica, com um emoji a aplaudir. “Incrível, sempre o mesmo”, disse Toto Salvio, extremo que passou oito anos na Luz antes de rumar ao Boca Juniors a propósito da falta de Pepe sobre Haris Seferovic que poderia ter valido o segundo amarelo ao central. “Que loucura, que sorte meu Deus!”, disse também no final da partida, depois da bola à trave de Taarabt e do golo anulado a Pizzi no período de descontos.

Também Grimaldo não deixou passar a arbitragem de Artur Soares Dias, escrevendo no Twitter “Sempre a mesma história… Vergonhoso”. E foi a reação do espanhol que mereceu um comentário de Otávio, médio do FC Porto que travou vários duelos com o lateral e que colocou emojis a rir com a mesma frase que tinha sido usada pelo jogador formado no Barcelona num tweet onde colou também as estatísticas do encontro.