O Sporting apurou-se pela primeira vez na história para uma final da Liga de basquetebol em sistema playoff após ter derrotado esta noite o Benfica na Luz por 95-82, naquele que foi o encontro mais desequilibrado a favor dos leões em toda a série, que fechou pela margem máxima para o conjunto verde e branco (3-0).

Sporting volta a recuperar no último período, bate Benfica e está a uma vitória da final da Liga

O encontro começou a todo o gás, com um ritmo de pontos quase ao nível de NBA (com a devida distância à parte, claro) que colocou um empate a 15 com apenas quatro minutos disputados e com a particularidade de os encarnados terem marcado nessa fase cinco triplos consecutivos por Quincy Miller-Scott (dois), Bryce Alford e Betinho (dois). Apesar dessa eficácia no tiro exterior, os leões conseguiram manter-se ligados ao jogo, acabando o primeiro período com mais triplos do que o rival (7-6) e na frente por seis pontos (32-26). Nos dez minutos que se seguiram até ao intervalo, com percentagens de lançamento mais baixas e mais os turnovers, o Benfica ainda chegou a estar na liderança do marcador mas foi o Sporting a acabar com dez pontos a mais (52-42).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao contrário do que acontecera nos dois encontro no Pavilhão João Rocha, em que os encarnados estiveram na frente e foram melhores em largos momentos no início da partidas, os visitantes conseguiram agora impor o seu jogo desde início e reforçaram essa posição com um terceiro período arrasador com um parcial de 30-14 (82-56) que terminou por completo com as aspirações das águias em forçar pelo menos um quarto jogo, com os leões a chegarem a uma diferença máxima de 27 pontos (85-58) antes de várias trocas que as equipas foram fazendo e que permitiu uma ligeira reação dos visitados, que reduziram a desvantagem final para 13 pontos (95-82).

À semelhança do que tinha acontecido nos dois primeiros jogos, Travante Williams voltou a ser o MVP com 21 pontos, quatro ressaltos, seis assistências, um roubo de bola e um desarme, bem secundado pelo base Diogo Ventura (21 pontos) e James Elissor (18 pontos). No lado do Benfica, Arnette Hallman (17 pontos, cinco ressaltos e três assistências) e Betinho Gomes (17 pontos, três ressaltos e duas assistências) foram os melhores.

Com este triunfo, o Sporting fica apurado para a final, onde encontrará o vencedor da eliminatória entre FC Porto e Imortal que tem também os dragões em vantagem por 2-0. Os leões, que não são campeões desde 1982, tendo somado os atuais oito Campeonatos em 30 anos a partir da década de 50, procuram o primeiro título após um regresso onde ganharam já duas Taças. O Benfica continuará a ser a equipa mais troféus na prova (27).