A PSP anunciou esta terça-feira em conferência de imprensa que vai amanhã montar um “perímetro alargado” de segurança em redor do Estádio José Alvalade, e, Lisboa, impedindo assim ajuntamentos e aproximações ao estádio de grupos de adeptos que queiram estar perto da equipa do Sporting — como aconteceu há cerca de uma semana na festa do título. Os leões, vencedores do campeonato, jogam esta quarta-feira a última partida do campeonato às 21h45, frente ao Marítimo.
Na conferência de imprensa, a Polícia de Segurança Pública foi fazendo vários apelos aos adeptos: “É isso que pedimos a todos mais uma vez: não se desloquem para as imediações do estádio”. Admitindo que existirão “constrangimento de trânsito”.
“Seremos tão breves quanto possíveis desde que [os adeptos] colaborem connosco”, pediu a PSP.
Em todo o redor do complexo existirá um perímetro alargado que encaminhará as pessoas para outros locais que não a aproximação ao estádio”, explicou fonte da polícia., lembrando que existe um “princípio do dever cívico de recolhimento” e que há também o dever de “não promover ajuntamentos desnecessários”.
“Com o respeito por estas duas regras, teremos garantidamente mais um evento tranquilo e em segurança”, garantiu a PSP.
Depois dos incidentes que estão agora a ser alvo de um inquérito com a comemoração do título de campeões, que juntou milhares de pessoas e levou a uma carga policial, a PSP foi deixando vários apelos aos adeptos do Sporting na conferência desta tarde de terça-feira.
“Não se concentrem no dia de jogo, no estádio ou nas imediações”. E detalhou ainda: “Existirão equipas que ajudarão as pessoas a deslocar-se para outros locais desde que cumpram as nossas regras, que são básicas: não haver aproximação ao estádio porque não há essa necessidade e não promover ajuntamentos desnecessários”.
A PSP refere ainda “haverá também um policiamento [generalizado] da cidade”, seja para os ajuntamentos que se possam verificar junto ao estádio, na Praça Marquês de Pombal ou em qualquer outro ponto da cidade de Lisboa.
O policiamento do Estádio será feito por elementos da 3.ª Divisão Policial, com o apoio da Unidade Especial de Polícia e de outros operacionais a partir das 15h00. O perímetro de segurança, segundo o comunicado entretanto enviado às redações, envolve o referido estádio “para evitar a afluência de adeptos ao Estádio bem como concentrações e ajuntamentos na imediações, tendo em conta que o evento decorrerá à porta fechada”.
Preveem-se os seguintes condicionamentos na circulação nestas ruas de Lisboa:
— Rua Alfredo Trindade
— Rua Fernando da Fonseca
— Rotunda Visconde de Alvalade (vulgo rotunda do leão) e túnel – isolamento total ao trânsito, exceto veículos autorizados
— Rua António Stromp
— Rua Francisco Stromp
— Rua Moniz Pereira
— Estrada de Telheiras (sob o viaduto da Av. Padre Cruz)
— Rua Cipriano Dourado
— Rua Professor Armando Santos Ferreira
— Acesso ao terminal de transportes públicos – isolamento total ao trânsito, exceto veículos autorizados
— Avenida Padre Cruz (se necessário)
— Alameda das Linhas Torres (se necessário)
Sporting. Parecer da PSP tinha três cenários alternativos para a festa, nenhum foi acolhido pelo MAI