Não quer que os seus amigos de Facebook, ou seguidores no Instagram, saibam quantas pessoas é que gostaram das publicações que faz? A partir de hoje passou a ser possível ocultar o número de gostos e de visualizações públicas. Para ativar esta funcionalidade basta ter a respetiva atualização atualizada e, nas definições, carregar em “ocultar contagens de gostos e de visualizações”.

A nova funcionalidade pode ser ativada nas definições

Esta funcionalidade não é completamente nova. Em 2019, o Instagram começou a fazer testes e alguns utilizadores em Portugal puderam começar a ativar esta opção se assim o pretendessem. Em comunicado, o Facebook afirma que testou “a ocultação de contagens para ver se isso poderia tirar pressão à experiência das pessoas no Instagram”. A resposta, de acordo com a empresa-mãe das redes sociais, foi positiva e estendida a todos os utilizadores.

O que ouvimos de pessoas e especialistas foi que não ver contagens semelhantes foi benéfico para alguns e irritante para outros, principalmente porque as pessoas usam contagens semelhantes para ter uma noção do que é tendência ou popular. Por isso, pode escolher o que quer”, diz o Facebook.

Instagram: os testes do fim dos “gostos” chegaram a Portugal

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em maio de 2017, a instituição britânica Royal Society for Public Health divulgou um estudo no qual concluiu que a aplicação Instagram “é a pior para a saúde mental de jovens”, sendo mais viciante que “álcool e cigarros”. Depois da publicação do relatório, o Information Commisioner’s Office do Reino Unido recomendou a exclusão da ferramenta de contagem de gostos na rede social.

Facebook. O fim dos likes chegou e começa na Austrália

Apesar de os gostos desaparecerem para quem ativar a opção, isto não quer dizer que não vai poder utilizar esta e outras reações — como o “adoro” ou “surpresa” — a um comentário ou fotografia. Na prática, pode reagir mas deixará de saber quantas pessoas é que também o fizeram. Apesar desta alteração, outras definições, como o número de comentários numa publicação, vai continuar visível.