O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, acolhe em outubro um espetáculo que junta as quatro vertentes da cultura ‘hip-hop’ (‘rap’, ‘graffiti’, ‘breakdance’ e ‘djing’) e inclui atuações de Mundo Segundo & Sam The Kid e Kappa Jotta.
De acordo com a organização, num comunicado enviado, a noite “Jump Around!”, “nome inspirado num dos maiores clássicos da cultura Hip-Hop”, dos norte-americanos House of Pain, marcada para 8 de outubro, conta com “alguns dos maiores representantes a nível nacional” de uma cultura que surgiu em Nova Iorque, na década de 1970.
O cartaz inclui os ‘rappers’ Mundo Segundo & Sam The Kid, Kappa Jotta, Eva Rap Diva e Phoenix RDC com DJ Ride, ‘writers’ como Mr. Dheo, e ‘bboys’ (dançarinos de ‘break dance’), “todos numa viagem que pretende dar a conhecer todas as vertentes deste estilo tão aclamado pelo público jovem espalhado por todo mundo”.
A organização lembra que o ‘hip-hop’ é “uma cultura de rua, uma forma de arte e de atitude que conquistou o mundo nas últimas décadas, um estilo de vida, de afirmação como sujeito social, de demarcar um território e valorizar uma identidade cultural”.
“O movimento que faz arte como forma de protesto social, mistura o novo e antigo, o popular e o erudito, a poesia e a paródia, e inventou o ‘Rap’ – Rithm and Poetry [Ritmo e Poesia, em português]”, refere a organização. Os bilhetes, cujos preços variam entre os 10 e os 15 euros, estarão à venda a partir desta segunda-feira.