911kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

António Costa reeleito secretário-geral com 94% dos votos. PS quer manter maioria das autarquias no país

Este artigo tem mais de 3 anos

António Costa foi reeleito no sábado secretário-geral do PS, com 94% dos votos, para novo mandato de dois anos, segundo resultados provisórios divulgados pela Comissão Organizadora do Congresso.

António Costa na apresentação da moção da candidatura a secretário-geral do Partido Socialista (PS) “Recuperar Portugal - Garantir o Futuro” na Figueira da Foz, 29 de maio de 2021. PAULO CUNHA /LUSA
i

PAULO CUNHA/LUSA

PAULO CUNHA/LUSA

António Costa foi reeleito no sábado secretário-geral do PS, com 94% dos votos, para um novo mandato de dois anos, de acordo com resultados provisórios divulgados hoje pela Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS. O dirigente socialista Daniel Adrião, que pela terceira vez se apresentou na disputa da liderança, obteve cerca de 6% dos votos nestas eleições diretas.

“Faltando ainda atribuir 161 delegados do total de 1.087 delegados com direito a voto é inequívoca a reeleição de António Costa para secretário-geral do PS, nas eleições que decorreram digitalmente no dia 11 de junho e presencialmente nos dias 18 e 19 de junho”, refere a nota da COC.

Já este domingo, através de uma mensagem vídeo, Costa disse querer corresponder à confiança dos militantes nos próximos dois anos, e apontou como meta para as autárquicas “de setembro” voltar a ter a maioria das freguesias e municípios.

“Tudo farei para corresponder à vossa confiança e, durante os próximos dois anos, continuar a liderar o nosso partido tendo em vista os grandes desafios que temos pela frente”, afirmou. Primeiro, o líder do PS e primeiro-ministro apontou os desafios “em nome do país”: “Continuar a combater a pandemia, recuperar a nossa economia e construir o futuro”, referiu.

“Mas também liderar o partido naquela que é mais uma exigente batalha eleitoral que temos pela frente, já em setembro, com as eleições autárquicas”, afirmou, referindo-se a um ato eleitoral que, por lei, se pode realizar entre 22 de setembro e 14 de outubro e que é marcado pelo Governo.

António Costa recorda que “o PS é, desde 2013, o maior partido autárquico nas freguesias e nos municípios”. “E a nossa ambição agora não é menor: voltar a ganhar e voltarmos a ter a maioria das freguesias e a maioria dos municípios para assim continuar a servir Portugal e os portugueses”, afirmou.

Segundo a Comissão Organizadora do Congresso, António Costa foi eleito com 94% dos votos, sendo que Daniel Adrião obteve 6% dos votos validamente expressos.

Daniel Adrião. “Padrão de liderança de Costa é mais ou menos o mesmo de Sócrates”

António Costa, 59 anos, é secretário-geral do Partido Socialista desde 22 de novembro de 2014 e primeiro-ministro desde 26 de novembro de 2015.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.