A startup portuguesa de tecnologia para restauração Kitch vai expandir para Madrid, em Espanha, e vai recrutar cinco pessoas, incluindo o responsável geral para o mercado espanhol até ao final de julho. O objetivo é expandir para mais cidades ao longo dos meses. Em Portugal, a equipa conta com 35 colaboradores, mas prevê chegar, no total, às 70 pessoas até ao final do ano. Atualmente, tem 18 posições em aberto.

“As nossas operações em Espanha vão começar por Madrid, mas a verdade é que o mercado espanhol é incrivelmente interessante. Encontramos em Espanha diversas cidades onde a procura dos utilizadores por delivery [entrega ao domicílio] e take away através de meios digitais é alta, e a procura pelos restaurantes de um maior controlo das suas vendas online também”, explica Rui Bento, cofundador e presidente executivo da Kitch.

Kitch. Startup de tecnologia para restauração fecha investimento de 3,25 milhões de euros

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Kitch disponibiliza tecnologia que permite aos restaurantes fazer a transição para o digital sem abdicarem da sua independência, prometendo assim um maior controlo sobre as vendas digitais. Entre os restaurantes que aderiram a esta tecnologia, encontra-se a Santini, Gleba, 100Maneiras, Boa-Bao e Madpizza.

Em maio de 2021, a Kitch, recebeu um investimento de 3,25 milhões de euros numa ronda de financiamento liderada pela Atlantic Food Labs, com a participação da Market One Capital, assim como pelos investidores iniciais, a Seedcamp e Mustard Seed MAZE.

“Estamos empenhados em apoiar os restaurantes independentes. Os restaurantes independentes travam uma batalha constante. Uma batalha contra a pressão de cadeias multinacionais, contra os preços de rendas em constante subida e, agora, contra uma pandemia que lhes retirou a única coisa que tomavam como garantida – os seus clientes, que entravam todos os dias pelas suas portas”, lê-se no comunicado enviado pela startup portuguesa.

Lançaram a Uber em Portugal e agora têm uma “cozinha virtual” para entregar refeições em casa

A startup foi criada em março de 2020 por Rui Bento e Nuno Rodrigues, dois ex-executivos da Uber. Inicialmente, o modelo de negócio consistia num sistema de “cozinhas virtuais” para entrega de refeições ao domicílio, ou seja, “hubs” nos quais os cozinheiros podiam preparar de forma mais eficiente refeições que seriam entregues ao domicilio. Depois, a empresa passou a disponibilizar o Kitch Tech, uma plataforma para os restaurantes que não quiserem depender apenas (ou de todo) de aplicações como a Uber Eats ou a Glovo para entregarrem as suas refeições.