Obrigado por ser nosso assinante. Usufrua de leitura ilimitada deste e de todos os artigos do Observador.

A Abarth tem na nova série limitada do Abarth 695 Esseesse mais um argumento para continuar a incrementar as vendas, depois de um 2020 em que a sua quota de mercado cresceu perto de 50% face ao número de unidades transaccionadas em 2019. Com o 595 renovado em 2021, chegou agora a vez de o 695 Esseesse se apresentar numa “edição de coleccionador”, que alia à exclusividade das 1390 unidades que serão produzidas uma série de detalhes estéticos diferenciadores e, tão importante quanto isso, alterações que fazem deste modelo o mais rápido da gama.

Segundo a marca, “no quarto de milha (400 m), o 695 Esseesse consegue chegar à linha de meta 1/10 de segundo mais depressa do que a versão Competizione”, em 15,1 segundos, e isso deve-se sobretudo ao novo capot em alumínio, que permite baixar em 25% o peso comparativamente ao convencional. Juntamente com o sistema de escape Akrapovič e outras melhorias, este Abarth para coleccionar vê o seu peso reduzido em 10 kg face ao 595 Competizione. Depois, usufrui ainda do “Spoiler ad Assetto Variabile”, o apêndice aerodinâmico estreado na edição limitada Abarth 695 70° Anniversario e que permite um ajuste dos 0 aos 60°, com isso conseguindo aumentar a carga aerodinâmica até 42 kg, o que o tornará particularmente eficaz em curva.

8 fotos

Equipado com suspensões Koni, sistema de travagem com pinças Brembo de 4 pistões vermelhas à frente e discos autoventilados de 305/240 mm atrás, o 695 Esseesse monta o 1.4 T-jet de 180 cv e 250 Nm às 3000 rpm, que o impele de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos, para depois prosseguir até aos 225 km/h de velocidade máxima.

Nesta nova edição limitada é proposto em “Preto Scorpione” ou em “Cinzento Campovolo”, cada uma das cores com um limite de 695 exemplares e interior a condizer. Por fora, destacam-se as jantes de 17” brancas com centro vermelho, pormenores brancos no deflector dianteiro, nas capas dos retrovisores e nos autocolantes laterais e, claro, os logos específicos. Já no interior sobressaem detalhes como os bancos numerados (uma estreia), as aplicações em fibra de carbono, os cintos de segurança vermelhos e a inscrição a laser de “695 Esseesse” no canto inferior direito do tablier.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR