O Sporting começa a defesa do título em casa, contra o recém-promovido Vizela, o FC Porto recebe o Belenenses SAD na primeira jornada e o Benfica arranca a época fora de casa, contra o Moreirense. O calendário da Primeira Liga para a temporada 2021/2022, que vai arrancar no fim de semana de 7 e 8 de agosto, ficou definido esta quinta-feira numa cerimónia que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Na mesma sessão, também foi apresentada a nova bola, em tons de branco e azul, e ficaram ainda desenhadas as cinco primeiras jornadas da Segunda Liga.

O primeiro jogo grande da temporada surge na 5.ª jornada, no fim de semana de 11 e 12 de setembro, com o Sporting a receber o FC Porto em Alvalade. Em dezembro, no fim de semana de 4 e 5 de dezembro, os leões deslocam-se à Luz para defrontar o Benfica, naquele que é o primeiro dérbi entre os dois clubes. Na 16.ª jornada, já no final de dezembro, os encarnados defrontam o FC Porto no Dragão. De destacar ainda que o Sporting cruza com o Sp. Braga logo na segunda jornada, ainda em agosto, enquanto que o Benfica e o FC Porto jogam contra os minhotos na 11.ª e na 14.ª ronda, respetivamente.

ANA MARTINGO/OBSERVADOR

ANA MARTINGO/OBSERVADOR

Quanto a prémios, Sebastián Coates foi eleito o melhor jogador da edição passada do Campeonato, enquanto que Rúben Amorim recebeu o Prémio Vítor Oliveira que distingue o melhor treinador (e entrou em direto na gala acompanhado pela restante equipa técnica do Sporting) e Pedro Gonçalves foi escolhido como o melhor jogador jovem — ou seja, os leões fizeram o pleno. Neno, antigo internacional português que morreu subitamente no passado dia 10 de junho, foi homenageado e vai passar a dar o nome ao Prémio Fairplay, que vai então chamar-se Prémio Neno e foi atribuído pela primeira vez ao Moreirense, ao Sp. Covilhã, a Ivo Gonçalves (Vizela) e a Luis Díaz (FC Porto). Foi também realizado o sorteio das duas primeiras fases da Taça da Liga, que não contam ainda com os seis primeiros classificados do Campeonato na época passada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A cerimónia, que marcou o arranque simbólico da próxima temporada, começou com um momento de sensibilização dos jovens com vista à vacinação, em conjunto com a DGS, o SNS e o Governo. Estiveram presentes João Paulo Rebelo, secretário de Estado do Desporto, António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, e o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, o coordenador da taskforce, para além de Pedro Proença, presidente da Liga. Este último acabou por anunciar que o processo de vacinação de todos os clubes da Primeira Liga — incluindo atletas, equipas técnicas e staff— vai arrancar já esta sexta-feira, com prioridade para os seis emblemas que vão disputar as competições europeias, prolongando-se depois para os da Segunda Liga.

ANA MARTINGO/OBSERVADOR

ANA MARTINGO/OBSERVADOR

Sobre o eventual regresso dos adeptos aos estádios na próxima temporada, Lacerda Sales abordou o tema e explicou que as entidades responsáveis já estão a “trabalhar nesse sentido”. “Temos de ser cautelosos quando trabalhamos essa matéria. Estamos atentos à matriz de risco e à evolução epidemiológica. Temos de ter cuidado com a evolução epidemiológica e a vontade de normalizar a vida coletiva. É nesse equilíbrio que temos de tomar essas decisões. Tomaremos as decisões certas nos momentos certos”, explicou o secretário de Estado da Saúde.

O sorteio, que foi dirigido por Paulo Futre, contou com vários condicionalismos. Desde logo, o facto de várias duplas de clubes com proximidade geográfica não poderem jogar em casa na mesma jornada: Benfica e Sporting, FC Porto e Boavista, Sp. Braga e V. Guimarães, Gil Vicente e Famalicão e Moreirense e Vizela. Por outro lado, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) também procurou evitar, na medida do possível, que a mesma equipa dispute consecutivamente em casa ou fora os respetivos jogos contra as cinco equipas que, nas três temporadas passadas, tiveram as melhores classificações médias — ou seja, FC Porto, Benfica, Sporting, Sp. Braga e V. Guimarães.

ANA MARTINGO/OBSERVADOR

ANA MARTINGO/OBSERVADOR

Adicionalmente, a Liga também tentou evitar que a mesma equipa tenha duas deslocações consecutivas às Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores e que um clube que dispute um jogo contra uma equipa que está envolvida nas competições europeias volte a enfrentar uma outra equipa também a participar na Liga dos Campeões, Liga Europa ou Liga Conferência na jornada seguinte. Por fim, na Primeira Liga, ficou ainda decidido que nas jornadas 6, 7, 9, 10, 23, 26, 29 e 32 não poderão existir jogos entre equipas ainda a disputar uma das três competições europeias.

A Primeira Liga mantém o formato de 34 jornadas, com o arranque agendado então para o fim de semana de 7 e 8 de agosto e a última ronda marcada para o dia 15 de maio, uma semana antes da final da Taça de Portugal. O playoff de manutenção e subida, que opõe numa eliminatória a duas mãos o 16.º classificado da Primeira Liga e o terceiro da Segunda — e que este ano foi disputado pelo Rio Ave e pelo Arouca, com estes últimos a garantirem a promoção –, ficou agendado para os dias 21 e 29 de maio. O calendário da Segunda Liga conta ainda com condicionalismos próprios, como o facto de as duas equipas B em competição, do FC Porto e do Benfica, jogarem entre si na última jornada das duas voltas.