A Microsoft lançou na terça-feira uma atualização para o PrintNightmare, uma vulnerabilidade de um programa para controlo de funcionalidades de impressoras do sistema operativo Windows. A empresa recomendou que os utilizadores instalassem as atualizações “imediatamente“.

A correção que lançamos hoje aborda totalmente a vulnerabilidade e também inclui um novo recurso que permite aos clientes implementar proteções mais fortes”, diz a Microsoft.

Como avançou o The Verge, esta falha foi revelada pela empresa na semana passada e levou a Microsoft a ter de lançar também atualizações de segurança para versões mais antigas do sistema operativo da Microsoft, como o Windows 7, que foi lançado em 2009, e que tinha deixado de ser suportada em 2020. As atualizações de segurança para o “Windows Server 2016, Windows 10, versão 1607 e Windows Server 2012 serão adiadas por um curto período, mas são esperadas em breve”, adiantou a empresa.

O erro tinha sido encontrado no final maio pelo investigador da empresa de cibersegurança Sangfor, como explicou esta quinta-feira a CNN. A Microsoft, alertou que através desta vulnerabilidade os piratas informáticos podem instalar programas, visualizar e excluir dados ou até mesmo criar novas contas de utilizadores. Por outras palavras, controlar um computador à distância.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como avançou o mesmo órgão de comunicação social, apesar de a Microsoft ter lançado atualizações para o Windows 10, não o fez para a versão de teste do Windows 11, a próxima versão do sistema operativo. Apesar de ainda não ter sido disponibilizada oficialmente, vários utilizadores já estão a testá-la.

Do Android à loja para criadores. Como o Windows 11 quer “ser a base da próxima web”