A montanha mais pequena da Suíça Saxónica, situada no extremo leste da Alemanha, estava à venda desde o dia 15 de julho no eBay por cerca de 200.000 euros, mas o anúncio já foi apagado. Zirkelstein, assim se chama, tem um pico em forma de cone e é reconhecida por ter sido pintada, em 1818, na obra “Wanderer above the Sea of Fog”, de Caspar David Friedrich.

A pintura “Wanderer above the Sea of Fog”, de Caspar David Friedrich

Esta não é a primeira vez que a colina foi posta à venda — já no ano de 2007 encontrava-se com um preço de 500.000 euros e, antes disso, por 1,2 milhões de euros — mas até agora a venda nunca foi divulgada numa plataforma online. “Única. A sua própria montanha na Suíça Saxónica”, podia ler-se no título da oferta, entretanto apagada, segundo o jornal alemão Sächsische. “Apesar do seu pequeno tamanho e circunferência, a sua forma característica torna-a uma das formações rochosas mais marcantes nas montanhas de arenito do Elba”, descrevia ainda o anúncio.

“Por motivos de idade, os proprietários não podem mais gerir a floresta e estão, portanto, a vender a propriedade. Para mim, é a primeira vez que vejo uma montanha a ser vendida”, disse Andre Marschner, diretor de vendas, a um jornal local, citado pela CBS News.

A zona tem cerca de 20 hectares e o próximo detentor do terreno não teria direitos exclusivos, uma vez que a área conta com caminhos públicos. Mas apenas o proprietário estava autorizado a conduzir no local.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR