O sindicato dos trabalhadores do grupo Caixa Geral de Depósitos (STEC) vai convocar uma greve para 9 de agosto, exigindo a negociação da tabela salarial e das cláusulas de expressão pecuniária.

Os delegados sindicais do STEC, reunidos em Lisboa em 22 de julho de 2021, decidiram […] apoiar a direção do STEC na apresentação de um pré-aviso de greve para dia 9 de agosto”, lê-se numa nota enviada à comunicação social.

Na reunião desta quinta-feira, os delegados decidiram ainda exigir à administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD), uma “negociação efetiva” da tabela salarial e das cláusulas de expressão pecuniária e repudiar o “clima de medo” no que respeita às relações de trabalho.

O sindicato exortou ainda os trabalhadores do banco a “não se deixarem paralisar pelo medo ou pelo conformismo“. O STEC realizou esta quinta-feira uma concentração de delegados sindicais e reformados, junto à sede da CGD.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em declarações à Lusa na quarta-feira, o presidente do STEC, Pedro Messias, explicou que o sindicato apresentou, em 18 de janeiro, à CGD uma proposta de revisão da tabela salarial e cláusulas de expressão pecuniária, conforme previsto no acordo de empresa.

Segundo a legislação, referiu, Código do Trabalho e acordo de empresa, a CGD deveria ter apresentado uma contraproposta no prazo de 30 dias. “Mas tal não aconteceu e, na ausência de resposta, o STEC enviou em maio o processo para o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) para abertura do processo de conciliação”, explicou.

Decorridas três reuniões de conciliação no MTSSS, a CGD continua sem apresentar uma contraproposta para revisão dos salários, considerando que ainda não é oportuna.