Falhas nas redes de eletricidade e de telecomunicações foram detetadas este sábado em vários pontos de Portugal e também em Espanha e França. O fornecimento de energia elétrica já foi entretanto reposto, de acordo com um comunicado da empresa de distribuição E-REDES, da EDP.

Na sequência do problema registado esta tarde, com origem na rede elétrica europeia, a E-REDES informa que o serviço de fornecimento de energia já foi reposto, encontrando-se a rede em regime de funcionamento normal”, lê-se na informação atualizada enviada à agência Lusa.

Já aREN – Redes Energéticas Nacionais assegurou que a situação que levou a cortes de energia na Península Ibérica está “em vias de normalização total” e que as medidas tomadas evitaram um eventual “apagão total” do sistema elétrico português. Em comunicado, a REN refere que “o sistema elétrico ibérico já se encontra interligado ao sistema europeu, estando a situação em vias de normalização total”.

No comunicado, a REN adianta que foram “ativados automaticamente os planos de defesa dos sistemas elétricos espanhol e português”, que, no caso nacional, provocou “a redução do consumo em bombagem hidroelétrica”, abrangendo “diversos consumidores” da rede de distribuição “pré-selecionados”. A empresa, responsável pela gestão do sistema elétrico português, esclarece que o que foi feito “evitou consequências mais graves, que no limite poderiam ter conduzido ao apagão total do sistema elétrico”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Falhas em várias regiões, ministério diz que constrangimentos ocorreram “no Algarve”

Em Portugal registaram-se durante a tarde problemas com o abastecimento de luz e rede de telemóvel em Setúbal, Sintra, Leiria, Algarve e em vários pontos de Lisboa e da linha de Cascais (Estoril, Caxias, Paço de Arços), começou por apurar o Observador. Entretanto, no Twitter, somavam-se relatos com origem em várias outras localidades do país, de Caminha à Bairrada, passando pela Maia e Matosinhos.

Além das falhas de rede, os utilizadores chegaram a relatar não estar a conseguir contactar a EDP através dos contactos disponíveis no site da empresa, situação que o Observador também comprovou.

Uma fonte do Ministério das Infraestruturas e da Habitação chegou a garantir à Agência Lusa que “apenas no Algarve se registaram alguns constrangimentos, numa subestação entre Lagos e Tunes” e que “de resto, a nível nacional não houve mais impacto”. Ainda assim, também a agência noticiosa identificou cortes de energia noutras regiões do país.

Alguns distritos portugueses ficaram sem serviço 112

O número de emergência médica 112 ficou sem funcionar este sábado à tarde em alguns distritos do país, devido à falha de eletricidade, estando neste momento o sistema já a operar plenamente, avançou à Lusa a PSP.

Inicialmente a Polícia de Segurança Pública tinha referido que o centro operacional do 112 de Lisboa tinha sido afetado pela falha de eletricidade que atingiu Portugal, mas garantia que o atendimento das chamadas tinha sido assegurado com a entrada em funcionamento dos sistemas de redundância. Entretanto, o porta-voz da PSP, Nuno Carocha, disse à Lusa que “o sistema de redundância não funcionou em pleno”, por motivo que desconhecem mas que estão a averiguar.

“Por esse motivo, alguns distritos ficaram sem resposta pelo sistema 112 durante uma janela temporal que estamos a analisar”, afirmou, sublinhando que, neste momento, todo o número de emergência médica 112 está a “funcionar normalmente”.

O número de emergência médica 112 é gerido pela PSP e as chamadas são atendidas pelos centros que efetuam a triagem e encaminhamento para as forças de segurança, INEM e bombeiros.

Centenas de milhar de pessoas sem eletricidade em Espanha e França

Às 17h, fonte da EDP tinha confirmado à Agência Lusa que vários concelhos do país estavam sem acesso a eletricidade. A mesma fonte, não identificada, referia que na origem do apagão esteve um problema no fornecimento de eletricidade na Europa que atingiu vários países.

Entretanto, a Rede Elétrica Espanhola explicou que na origem do problema esteve um incidente com um “hidroavião”. “Um incidente com um hidroavião gerou um problema na rede francesa de muito alta tensão, provocando a desconexão temporal da península. O problema já está resolvido, tendo sido reposto [também em Espanha] o fornecimento de energia elétrica”.

Incêndio em França na raiz do problema, explica a RTE

A agência francesa Rede de Transmissão de Energia Elétrica (RTE) adiantou posteriormente que a raiz dos problemas passou por um incêndio que queimou este sábado 500 hectares de vegetação no sudoeste da França.

“Devido aos incêndios no Aude, a linha de muito alta tensão (entre Perpignan e o oeste de Narbonne) sofreu um problema técnico e foi desligada” a meio da tarde, informou a RTE, num comunicado, referindo-se aos incêndios na montanha de Alaric, no sudoeste francês.

De acordo com o comunicado, os fluxos de eletricidade foram então transferidos para as linhas nos Pirenéus ocidentais, criando uma sobrecarga que causou cortes de energia em França, que acabaram por afetar as redes espanhola e portuguesa, desligando a Península Ibérica da rede elétrica europeia, explicou empresa que faz a gestão das redes de alta tensão.

Assim, foram cortados 2.350 MW de eletricidade em Espanha e cerca de 1.000 MW em Portugal”, explica o comunicado, que acrescenta que, a partir do final da tarde, “a maior parte das casas em Espanha e Portugal foram gradualmente reabastecidas”.

Em França, a Costa Basca foi especialmente afetada por cortes de energia ao longo da tarde, de acordo com relatos de ‘media’ locais, que noticiaram apagões desde Hendaye até Bayonne e que afetavam outras centenas de milhares de pessoas.

Na região de Borgonha, cerca de 25.000 casas estavam este sábado à tarde sem energia, depois de fortes tempestades que afetaram a região, segundo relatavam os ‘media’ locais.